Tudo sobre a Frota Mágica da Azul

O primeiro de quatro aviões inspirados em Walt Disney World chegou ao Brasil para atender às rotas domésticas da Azul e formar A Frota Mais Mágica do Mundo; o avião com a pintura inspirada em Mickey Mouse foi lançada dia 12 de outubro, em um evento no Hangar da Azul, em Viracopos, Campinas





por Eric Adams | fotos Ariel Martini e Divulgação





Nariz do avião traz o sorriso do icônico Personagem

É difícil achar alguém que não conheça ou ao menos tenha ouvido falar do Mickey Mouse no Brasil. O simpático camundongo, criado há quase um século pelo lendário Walt Disney e o desenhista Ub Iwerks, teve os seus traços modificados ao longo dos anos para atender os seus fiéis admiradores e se adaptar às transformações da sociedade.

Com a aviação não foi diferente. Assim como o célebre Personagem, a indústria aeronáutica vive em constante evolução, adaptando-se a novos mercados para atender às necessidades dos viajantes e, é claro, produzir aeronaves cada vez mais seguras, econômicas e sustentáveis. Sem essas máquinas voadoras, dificilmente o acesso a diferentes culturas seria tão tangível.

O fato é que a magia do mundo Disney alçou – literalmente – um voo bem alto na manhã do dia 31 de agosto, quando um Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras decolou de Toulouse, na França, em uma operação de testes de pouco mais de duas horas na costa do país europeu.

A aeronave é a primeira da Azul com a pintura alusiva ao Walt Disney World e vem com o sorriso no nariz do avião (radome) e o famoso Personagem estampado no estabilizador vertical e nos sharklets. As cores e a decoração do avião trazem as calças do ratinho, além de contar com o sorriso dele na parte da frente e o seu desenho na cauda. É também a primeira de uma série de quatro aeronaves com pinturas inspiradas em Personagens Disney, compondo A Frota Mais Mágica do Mundo. O avião foi lançado oficialmente em 12 de outubro, em um evento no Hangar da Azul em Viracopos, Campinas, reunindo mais de 250 convidados – inclusive o próprio Mickey Mouse.





Tudo começou por meio da Azul Viagens que, em maio de 2015, tornou-se um parceiro seleto da Disney. Isso deu à operadora o direito de vender de forma direta os produtos do grupo, como pacotes, ingressos para os Parques Temáticos com condições especiais, hospedagem nos Hotéis Resort Disney, cruzeiros, planos de refeições, entre outros produtos.

Desde então, a área de marketing da Azul tem buscado oportunidades para desenvolver ações entre as marcas. “Azul e Walt Disney World Resort têm uma grande sinergia quando se trata de oferecer experiências incríveis e únicas para nossos Clientes. A Frota Mais Mágica do Mundo simboliza isso. Estamos muito animados e felizes com essa parceria e mal podemos esperar para ver a primeira aeronave voando no céu do Brasil com as cores do Mickey Mouse”, diz Daniel Bicudo, diretor de Marketing da Azul.













No começo de 2020, ocorreu uma reunião no Walt Disney World Resort para realizar um projeto que abrangesse todos esses pontos em comum. A Azul tinha um diferencial que mais tarde se mostraria crucial para que a ideia saísse do papel: a companhia renova a sua frota constantemente. Assim surgiu a possibilidade de realizar a pintura de algumas aeronaves em alusão aos Parques Temáticos Disney.

A empresa estadunidense já fez parcerias similares, algumas vezes com apenas um avião. Com a Azul, o projeto poderia ser maior: a companhia aérea ofereceu quatro aeronaves, que trariam desenhos especiais. O plano foi aprovado e o sonho se tornou realidade. Inicialmente, esses quatro aviões remeteriam às atrações dos Parques Temáticos. Quando a área criativa da Disney analisou o projeto, enxergou ali a oportunidade de trazer seus Personagens para uma frota ainda em produção. Pela primeira vez na América Latina o Walt Disney World Resort teria várias aeronaves com a sua marca. E assim nasceu A Frota Mais Mágica do Mundo.













Além dos desenhos nos aviões, a parceria engloba uma série de pacotes especiais para os Clientes da Azul que vão para Walt Disney World Resort. Há também uma MagicBand (pulseira de acesso ao My Disney Experience) com a marca da Azul Viagens. A operadora, aliás, também criou um site dedicado à parceria com o Walt Disney World Resort e ofertas especiais para os Clientes que comprarem os pacotes da Azul Viagens de aéreo e Hotéis Resort Disney, que incluem ingressos para os Parques Temáticos e todo um acompanhamento da experiência – antes, durante e depois da viagem. “A parceria entre Walt Disney World Resort e Azul Viagens sempre foi muito forte. Somos duas empresas focadas em promover a melhor experiência para os Clientes. Este projeto só consolida e reforça o potencial que conseguimos entregar para eles”, afirma Giulliana Mesquita, gerente de Produtos da Azul Viagens.





O Mickey Mouse também está na cauda da aeronave

DO PAPEL PARA O CÉU

Walt Disney World leva muito a sério a sua imagem. Por outro lado, o processo de fabricação de uma aeronave é bastante complexo. Quando se trata da pintura, é igual. Então havia uma equação complicada para resolver. Foram meses de planejamento para que tudo saísse perfeito.

O processo passou por um ciclo de aprovação de tom que começou com o envio das amostras de cores pelo fabricante (no caso, a Airbus) para a Azul e, desta, para a Disney. Depois de tudo aprovado, foi feito o planejamento da pintura. “O desafio era imenso. Além de todos os detalhes envolvidos numa ação com essa, a Airbus precisou fazer uma compensação na circunferência da fuselagem para pintar um desenho bidimensional em uma base tridimensional. Era preciso garantir que de longe ou de perto todos conseguissem ver o que foi projetado”, explica Fernando Kehl, gerente de Frota Airbus na Azul.

No caso da Airbus, as partes de uma determinada aeronave são fabricadas em alguns países da Europa e enviadas para Toulouse. Ali o avião é montado (como uma espécie de Lego) e entregue para a companhia aérea. Por isso as peças também são pintadas em locais diferentes, o que gera uma extensa distribuição logística dos materiais da pintura. “Todo esse ciclo levou meses. Tudo precisou ser aprovado por todos os envolvidos e, quando a ideia chegou até o nosso setor, precisávamos agir imediatamente e avisar o fabricante que a pintura seria especial”, comenta Kehl. Como tinta é um material perecível, a Azul terá no seu estoque as cores certas para um eventual reparo. Assim como num veículo automotivo, quando se tem um risco ou algo do tipo na pintura, é necessário pintar a peça inteira para que tudo fique como era antes. No caso do avião, pode ser até mesmo partes inteiras da fuselagem.

Para a Disney essa ação se tornou ainda mais especial por coincidir com o início da celebração do 50º aniversário do Walt Disney World Resort. “O lançamento do avião inspirado no Mickey Mouse em colaboração com a Azul é um marco muito emocionante. Mal posso esperar que os brasileiros comecem a voar pelo país neste primeiro avião e se juntem a nós no Walt Disney World Resort para A Celebração Mais Mágica do Mundo“, diz Angel Sarria, diretor de Marketing e Vendas da Disney Destinations para a América Latina.





A nova aeronave A320 voará para quase 50 destinos dentro do Brasil




A Azul lançará ainda outras três outras aeronaves temáticas inspiradas na magia do Walt Disney World até o final de 2021 e ao longo de 2022. Dois A320neo (também com capacidade para 174 Clientes) e um A321neo (configurado com 214 assentos) serão os modelos que formarão A Frota Mais Mágica do Mundo. A segunda aeronave, o A321neo, já está em processo de pintura na Alemanha e contará com outra famosa Personagem (adivinhe quem?).

Essas aeronaves voarão somente dentro do Brasil e passarão por quase 50 aeroportos brasileiros onde a Azul opera. Quem sabe você não será o próximo a embarcar nesse mundo da magia?