Ecoturismo no Brasil: aonde ir e como fazer

Conhecer os melhores destinos para ecoturismo é importante para aproveitar os benefícios que a prática dele no Brasil proporciona. A ideia central dessa modalidade turística é incentivar o uso do ambiente de forma respeitosa e sustentável. 

Dada a importância de estimular a utilização consciente da natureza, abordaremos essa temática e destacaremos, de modo contextualizado, seus conceitos e valores. Ainda, conheça um pouco mais sobre o cenário do ecoturismo no Brasil e as melhores alternativas de roteiros para praticar o turismo sustentável. 

O que é ecoturismo

Essa modalidade de turismo pode ser definida como um segmento da atividade turística que promove a conscientização da necessidade de preservar a natureza. Centrado no incentivo à formação de uma consciência ambientalista, um dos benefícios do ecoturismo é estimular uma visão mais contextualizada quanto à exploração dos recursos naturais.

Assim, o objetivo é promover mudanças de comportamentos — e atitudes — e induzir à reflexão sobre a necessidade de cuidar do patrimônio natural, cultural e histórico como o bem maior de uma nação. Por meio dessa interação saudável com o ambiente é possível gerar um impacto mais positivo e melhorar o bem-estar social e econômico de uma região.

 Atividades de ecoturismo 

Devido ao grande potencial para o ecoturismo, o Brasil é reconhecido mundialmente nessa área devido à combinação natural dos ambientes que favorecem a prática dessas atividades.

Listamos as atividades mais comuns entre os adeptos do ecoturismo. Observe:

  • trilhas e caminhadas;
  • tirolesa;
  • cavalgada;
  • passeios a pé em veredas;
  • snorkeling;
  • flutuação;
  • boia-cross;
  • Observação do pôr do sol;
  • observação de revoada de aves.
  • cicloturismo;
  • observação de fauna e flora;
  • fotografia ecológica.

 Dados do ecoturismo no Brasil 

Dados divulgados pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) sobre os Estudos do Turismo afirmam as projeções do Ministério do Turismo para essa modalidade turística: a cada ano, o Ecoturismo no Brasil ganha mais espaço e notoriedade.

Esse segmento está em plena expansão e atrai investimentos de companhias aéreas, hotéis e do setor de gastronomia. Como o turismo ecológico defende, de modo sustentável, a natureza e o patrimônio cultural, a tendência é conquistar cada vez mais adeptos.

Além de promover a preservação ambiental, as atividades de Ecoturismo também favorecem o crescimento econômico: mais de 10 mil empresas nacionais atuam no setor. A Organização Mundial do Turismo (OMT) destaca que o ecoturismo brasileiro cresce 20% ao ano. Tais estatísticas revelam que essa modalidade gera, em média, um faturamento anual de US$ 70 milhões.

Destinos de ecoturismo no Brasil 

Selecionamos algumas regiões de destaque na atividade ecoturística nacional. Confira!

Bonito (MS)

Já imaginou turistar em um local com jardins submersos em águas azuis cristalinas que abriga aquários naturais com peixes e recifes coloridos? Também há formações geológicas espetaculares, resultantes dos dobramentos modernos que se misturam às paisagens do Cerrado e aos elementos da Mata Atlântica.

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma região repleta de cenários peculiares que tornam o destino um dos mais atrativos do ecoturismo brasileiro. Atividades como flutuações e mergulhos com snorkel em lagos transparentes são os preferidos os turistas para aliviar o calor. Entre as atrações destacam-se cachoeiras como a Boca da Onça e o Buraco das Araras.

Alter do Chão (PA)

Alter do Chão está localizado nas proximidades de Santarém, no Pará e dista cerca de 1350 km da capital Belém. A região está apenas a 34 km do aeroporto de Santarém, o que facilita o acesso dos turistas que exploram as belezas naturais da região.

As famosas praias de rio são as principais atrações de Alter do Chão. Nesse município, o ecoturismo está crescendo bastante, principalmente nos meses de setembro a dezembro, conhecido como verão amazônico. Atividades ligadas à pesca esportiva, trilhas, arvorismo e tirolesa são as mais procuradas pelos turistas.

Chapada dos Veadeiros (GO)

Mais conhecida como o Berço das Águas, a Chapada dos Veadeiros está situado no coração do Brasil, no estado de Goiás. A chapada fica no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, tombado pela UNESCO como patrimônio natural da humanidade. Para chegar ao parque, você pode optar pelos aeroportos de Goiânia ou de Brasília.

Além de paisagens naturais deslumbrantes, a região possui uma grande diversidade composta pela fauna e flora locais. Belíssimas cachoeiras, piscinas naturais e fontes de águas termais são um verdadeiro convite à exploração desse ponto turístico. As diferentes atrações e passeios pelo parque tornam o destino um dos recomendados para o ecoturismo.

Foz do Iguaçu (PR)

Além de contemplar um cenário encantador do grande volume de água das Cataratas do Iguaçu nessa localidade é possível fazer trilhas, descobrir outras cachoeiras e praticar esportes de aventura como arvorismo, rapel e canoagem. Uma das atrações de Foz do Iguaçu é o passeio de barcos pelos rios de correnteza suave e nas lagoas naturais.

Jalapão (TO)

Essa é mais uma opção de ecoturismo que encanta e proporciona uma experiência transformadora a quem visita à região. O aeroporto mais próximo do Jalapão é o de Palmas, a capital do Tocantins. Esse roteiro é caracterizado pela natureza viva que compõem os elementos de um cenário intocado, como os fervedouros que jorram água em temperaturas altíssimas. 

A cada passo pelo parque, o viajante se encanta pela atmosfera do local, que envolve a todos com uma energia contagiante, indescritível e fascinante. Uma das experiências mais interessantes é flutuar nas piscinas naturais, pois a maior pressão da água não deixa a pessoa afundar.

Chapada das Mesas (PA)

Para chegar até a magnífica Chapada das Mesas, a sugestão é comprar uma passagem para Imperatriz. A partir de várias capitais brasileiras, há voos diretos para essa cidade. A chapada fica em Carolina, uma pequena e encantadora vila O ecoturismo local pode ser explorado por trilhas e passeios em meio à riquíssima fauna e flora, alternados por mergulhos nas cachoeiras e poços cristalinos.

Como você notou, o ecoturismo no Brasil é uma prática que possibilita ressignificar a relação com a natureza, preservar os recursos ambientais e valorizar as comunidades que a cerca. Por isso, essa modalidade turística conquista cada vez mais adeptos e estimula a conscientização da importância de adequar ações individuais em prol da coletividade. 

Agora que já sabe como curtir Ecoturismo no Brasil, compre sua passagem na Azul!