O Brasil é um país de dimensões continentais e uma história incrível. Para além do que você é capaz de aprender nos livros de história, há diversos locais no país que conservam traços do passado brasileiro, desde o período da colonização até os dias de hoje.
Muito se fala sobre as cidades nas quais a história do país é preservada, como é o caso de Salvador (BA) e Ouro Preto (MG). Porém, o que você não sabe é que existem vários hotéis históricos no Brasil, onde você pode unir o conforto de uma hospedagem impecável com o conhecimento sobre um dos capítulos da história do país.
Quer conhecer esses lugares? Então continue a leitura e descubra quais os principais hotéis históricos do Brasil!
Hotel Ritta Höppner — Gramado (RS)
Construído em 1958, na cidade de Gramado, o Hotel Ritta Höppner é um dos locais históricos para se hospedar no Brasil. Como o próprio nome sugere, a inspiração aqui é europeia, devido à colonização da cidade por essa população.
Apesar da idade, o hotel é um dos melhores para se hospedar em Gramado e até considerado um dos melhores do Brasil. Suas instalações são amplas e luxuosas, contando com piscinas, chalés, apartamentos e uma casa de crianças em tamanho real. Tudo no autêntico estilo europeu característico da região sul do país.
Belmond Copacabana Palace — Rio de Janeiro (RJ)
Você provavelmente já ouviu falar do Belmond Copacabana Palace, localizado em um dos bairros mais famosos da Cidade Maravilhosa. Afinal, ele vai muito além de um hotel, é um dos cartões-postais e o edifício mais famoso do Rio de Janeiro.
O que você não sabe é que ele é um hotel bastante antigo. Foi construído em 1923 e sua arquitetura impressiona a qualquer um que frequente o local. O edifício principal está na orla da praia de Copacabana e é um ícone art déco para a cidade. Além disso, o hotel ainda conta com prédios anexos, área de piscina e diversos restaurantes, sendo dois com estrelas Michelin.
Vale lembrar que o hotel é enorme, ele tem mais de 200 apartamentos e suítes, uma piscina semiolímpica e 13 salões com capacidade para eventos de até 2000 pessoas.
Pestana Convento do Carmo — Salvador (BA)
O Pestana Convento do Carmo é um dos hotéis mais antigos do Brasil. O edifício foi erguido no famoso Pelourinho de Salvador, no século XVI. Até a década de 70, o local funcionou como um convento, como o próprio nome já supõe.
Porém, após esse momento, começou a funcionar como um hotel. O prédio mantém as suas características históricas, conservando obras de arte da época, as pilastras e o pé-direito altos, tão tradicionais do século XVI. Mas hoje ainda conta com grande luxuosidade, contemplando suítes de alto padrão, sauna, piscina, restaurante e outras atrações.
Hotel Solar do Rosário — Ouro Preto (MG)
Localizado em uma das cidades mais famosas pela preservação de pontos históricos do Brasil, o Hotel Solar do Rosário foi construído no século XIX, pouco antes da cidade se tornar a capital de Minas Gerais.
A arquitetura do local se combina com a cidade preservada. É um imenso casarão com uma fachada toda composta pelas famosas portas de madeira da cidade. Uma curiosidade é que o local foi planejado já para ser um hotel, chamado de Hotel Monteiro na sua inauguração. Porém, quando a capital do estado foi transferida para Belo Horizonte, ele fechou as portas e só reabriu em 1994, após Ouro Preto ser considerada um Patrimônio Cultural.
Hoje, o hotel mistura história e sofisticação, oferecendo conforto para seus hóspedes. Ele conta com duas piscinas, sendo uma de água fria e outra aquecida, solarium, restaurante com adega subterrânea e uma série de obras de arte restauradas.
Fazenda Capoava — Itu (SP)
Se você quer conhecer um pouco da história do interior do Brasil, a Fazenda Capoava pode ser a melhor alternativa. O lugar era, originalmente, um dos engenhos de açúcar mais importantes do século XVIII e XIX. Contudo, no final do século XIX, a fazenda entrou no ciclo do café, abrigando imigrantes italianos que moravam nos chalés que hoje fazem parte do conjunto de hospedagens da fazenda.
No século XX, a cultura do café foi substituída pela criação de gado, que integrou a fazenda até o final da década de 70. Foi só nos anos 2000 que a área passou a ser um local turístico e, atualmente, é uma das fazendas mais famosas do país.
Nela você vai encontrar um ambiente agradável e tranquilo para descansar e aproveitar as opções de lazer da região. Além disso, a fazenda ainda conta com um museu que complementa a sua busca pela história do Brasil.
Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá — Araxá (MG)
O Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá está localizado na região oeste do estado de Minas Gerais. Com uma arquitetura inspirada nas grandes construções da América colonial espanhola, ele é considerado o maior castelo do Brasil e foi construído em 1944.
A grande curiosidade do local é que ele abriga, em seu interior, um conjunto de termas. Elas são ligadas à estrutura do hotel por uma galeria suspensa e encanta pela beleza e o aconchego. Além disso, o hotel possui uma área enorme, cercada por árvores e com grandes atrações de lazer, como piscinas, quadras, arco e flecha, lagoa, trilhas e várias outras diversões capazes de encantar você e sua família.
Diante de tantas opções, fica até difícil decidir os melhores destinos para você e sua família. Portanto, que tal começar agora mesmo a planejar essa aventura pelos hotéis históricos do Brasil? Selecione as alternativas que mais despertaram seu interesse e comece a preparar a viagem. Lembre-se de consultar, antes mesmo de embarcar, os preços de cada uma das acomodações e a melhor forma de se locomover do aeroporto até o hotel escolhido.
Aproveite e descubra as diferenças entre as regiões do Brasil e escolha a sua próxima viagem com base em seus interesses e na diversidade brasileira!