História e luxo no Convento do Espinheiro

Instalado em uma construção medieval de Évora, no Alentejo, o Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa mistura passado e presente em suítes de luxo 

por Bruno Segadilha | fotos Divulgação





Região portuguesa que fica entre o Rio Tejo e as serras do Algarve, o Alentejo impressiona os visitantes com suas ruas repletas de história. Graças a suas construções e seus símbolos medievais, cidades como Évora foram consideradas patrimônios mundiais pela Unesco e transformaram-se nos destinos mais procurados de Portugal. Para abrigar tantos visitantes as antigas edificações têm passado por reformas, tornando-se charmosas hospedagens, a exemplo do Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa.













A origem da construção está ligada a uma lenda que relata a aparição de uma imagem da virgem sobre um espinheiro, por volta do ano de 1.400, quando o rei D. Afonso V ordenou que se erguesse ali um templo católico. Os anos passaram e, em 1999, a propriedade foi comprada por uma família que decidiu erguer ali um hotel de alto luxo, sem deixar de lado a essência do prédio histórico. As arquiteturas medieval e clássica estão presentes em detalhes como os azulejos decorativos, as esculturas de mármore, as portas e janelas em arco, além dos belos jardins, lembrando castelos. 





LEIA TAMBÉM: As 9 suítes presidenciais mais luxuosas





O resort dispõe de 92 quartos, divididos em seis categorias. As suítes conhecidas como Heritage, assim como as Deluxe Suites e a Duplex Royal Suite, ficam na antiga construção do século 1. A decoração preserva detalhes de época, como os grandes encostos de cama trabalhados em madeira e os espelhos de moldura sinuosa e rebuscada. Já as acomodações Design e Grand Deluxe estão nas novas alas, cujos corredores têm iluminação mais suave e painéis de jacarandá nas entradas dos quartos, detalhes que dão o toque contemporâneo a essa área do hotel. 













A mistura entre antigo e novo continua no restaurante, instalado na adega do convento, e no piano bar, que fica no espaço onde antes era a cozinha dos monges. A cisterna gótica foi convertida em área de degustação de vinhos e produtos regionais. O spa foi desenhado para lembrar um templo romano e tem colunas simétricas e, além de vários tratamentos e terapias, possui piscina coberta, jacuzzi, banho turco, sauna e academia. 





Convento do Espinheiro  conventodoespinheiro.com





LEIA TAMBÉM: Conheça uma nova Lisboa