Roi traz Riviera francesa a São Paulo

Inspirado nos restaurantes da Côte d’Azur, o Roi Méditerranée traz a Riviera francesa a São Paulo e transforma o rooftop de um shopping nos Jardins em novo hotspot da cidade

fotos Divulgação e Marcelo Katsuki





A agradável música ambiente permeia o ruído animado das conversas ao redor das mesas de madeira, bem iluminadas pela claridade do dia. Ao mesmo tempo, o tintinar dos talheres nos peixes assados e das taças cheias de vinhos e drinques coloridos parece marcar a batida desse caloroso almoço. Dá quase para olhar pelas vidraças dessa varanda ensolarada e ver o Mar Mediterrâneo no horizonte. 

Quase… já que não estamos na Riviera Francesa, mas sim no coração dos Jardins, em São Paulo, no topo do mais novo shopping de luxo da metrópole. Trata-se do Roi Méditerranée, restaurante que busca trazer a culinária francesa mediterrânea, em um ambiente cheio de luz natural, que remete à Côte d’Azur. A casa foi inaugurada no início de dezembro, junto com o Cidade Jardim Shops, centro de compras paulistano que reúne grifes como Gucci, Emilio Pucci, Chloé e Balmain. 













O conceito foi criado por Leonardo Rezende, do Posi, da Pici Trattoria e do Oia, no Rio de Janeiro, e Lucas Albuquerque, das marcas Barthelemy, inspirada na ilha francesa de St. Barth, e Single Brands, que fabrica a tônica Riverside. O bar, aliás, é um dos pontos fortes do Roi, logo na entrada do restaurante, próximo ao amplo lounge de espera e ao lado de uma icônica e florida poltrona suspensa. Do balcão saem clássicos bem executados, como moscow mule e dry martini, criações como o Terroir (tequila, vermute de jabuticaba, beterraba e frutas vermelhas) ou o Pampelonne (gim, Lillett, licor Benedictine, melão cantalupe e tônica de gengibre). O ambiente Saint-Tropez também pede um bom vinho rosé ou um refrescante clericot à base de frutas, vodca e espumante.





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Tanto a carta de drinques como o cardápio foram pensados pelos sócios – a cozinha fica sob a responsabilidade do chef executivo Marcelo Abbondanza. E como o tema é mediterrâneo, o menu investe em pescados, como o salmão selado com pitaia, praliné de pistache e molho de champanhe e as lulas empanadas com molho romesco. Duas entradas são imperdíveis: as Chévre Popcorn, “pipocas” de queijo de cabra empanado com mel, e o ovo mollet com ragu de cogumelos trufados.













Entre os principais destacam-se os mexilhões salteados ao molho de vinho branco e tomate, com batatas fritas; o nhoque de mandioquinha com fonduta de cogumelos frescos trufados e queijo grana padano; e o polvo grelhado, purê de grão-de-bico e redução de balsâmico com mel. Para os fãs de carne, há boas opções, como a costeleta de cordeiro ao molho de hortelã, com miniarroz de limão siciliano e uma aromática caçarola de legumes tostados, ou o entrecôte grelhado com demi-glace e purê de lagosta. O crustáceo, aliás, é protagonista de um dos pratos mais pedidos da casa: lagosta inteira grelhada com limão siciliano, azeite de ervas e minitomates salteados.

Para finalizar o repasto com sotaque francês, invista na Tarte Tropeziene, um brioche perfumado ao rum, recheado com creme diplomata e sorbet de frutas vermelhas. Depois disso, vale “flanar” pelas sofisticadas lojas dos andares abaixo, checando o que há de mais novo numa das praias preferidas dos paulistanos: o shopping center.













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