O 3º Rio Coffee Nation, evento dedicado aos cafés especiais, será realizado nos dias 15 e 16 de outubro
por Bruno Segadilha | fotos Divulgação

Encontro dedicado aos cafés especiais e orgânicos do Brasil, o Rio Coffee Nation terá a sua terceira edição realizada na Casa França Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de outubro. O evento, criado pela executiva de marketing e comunicação, Martina Barth d’Avila, reunirá mais de 40 produtores de todas as regiões do Brasil, entre eles os de marcas como Orfeu, Brasil em Grãos e Madura Coffee. Os expositores apresentarão receitas e participarão de palestras sobre assuntos como a importância da presença feminina no setor, métodos de extração, plantação e torrefação. O Rio Coffee Nation sediará também a etapa carioca do Desafio Koar e promoverá uma competição para eleger o melhor café torrado para expresso.
A edição deste ano vai reforçar seu compromisso com a sustentabilidade com ações como redução da produção de lixo e reciclagem de resíduos, a substituição de ingressos físicos por eletrônicos e o emprego de utensílios como copos, talheres e pratos feitos com materiais biodegradáveis e recicláveis, além do reaproveitamento de mobílias, como o fundo de palco e as cadeiras do auditório. Todo o carbono produzido pela realização do evento, será convertido em ações ambientais em prol do projeto Envira Amazônia, que protege 39 mil hectares de floresta amazônica junto à cidade de Feijó, no estado do Acre.
Outra novidade é a reutilização das borras de café. Na ocasião, todos os resíduos dos grãos utilizados durante o encontro serão doados para a start-up brasileira Kalp Wear, que os transformarão em bonitos e confortáveis calçados, além de serem biodegradáveis e ajudarem a preservar o planeta. A marca ainda criará uma edição limitada do tênis especialmente para a próxima edição do encontro, em 2023. Os ingressos estão sendo vendidos nos sites: riocoffeenation e sympla