Restaurante Camarões chega a São Paulo

Com 5 unidades em Natal, o restaurante Camarões chega a São Paulo trazendo mais de 40 receitas à base de frutos do mar e criações exclusivas para a nova unidade

por Bruno Segadilha | fotos Divulgação





Tudo começou em um centro de pesquisas. Funcionário da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), Fernando de Medeiros passou anos trabalhando no Projeto Camarão, dedicado a melhorar a qualidade do crustáceo, um dos principais itens da pauta de exportações do estado. Após quase dez anos nessa função, decidiu que era hora de empreender. Bateu na porta dos bancos, mas não conseguiu financiamento para exercer essa atividade e, sem desanimar, construiu uma casa de praia em Ponta Negra, na orla de Natal. Em julho de 1989, inaugurou o restaurante Camarões, com apenas 12 mesas.





Imperial, com camarões empanados e arroz cremoso




A ideia deu certo. Hoje, mais de três décadas depois, o Camarões transformou-se em um dos principais pontos turísticos de Natal, com cinco restaurantes na capital potiguar e mais de 3 mil clientes por dia. Em maio, a marca inaugurou sua primeira unidade em São Paulo. “Esse é um sonho antigo de expansão”, explica Clara Medeiros, sócia-diretora da rede. Desde 2014, quando Fernando morreu, Clara assumiu os negócios do pai ao lado dos irmãos, Gabriel e Júlio Medeiros.





LEIA TAMBÉM: Sagrado Mar traz o litoral para Brasília





Salão da unidade paulistana do Camarões

A decoração do espaço, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, é assinada pelo arquiteto Jayme Lago Mestieri e reúne as memórias afetivas da família, com referências do mar e do sertão. As cadeiras, por exemplo, trazem estampas de flores potiguares. O famoso lustre de cabaças, espécie de marca do primeiro restaurante da rede, é um dos destaques do salão.

No cardápio, mais de 40 receitas, a maior parte delas à base de camarão. Uma das entradas mais pedidas é o pastel de camarão, com massa crocante e recheio generoso. Entre os principais, destacam-se o Imperial (camarão empanado, recheado com catupiry e ervas, acompanhado de arroz cremoso com parmesão e vinho branco); o Bonfim, com camarão salteado na manteiga de garrafa, castanha-de-caju e queijo de coalho assado, servido com risoto de vatapá; e o Jerimum assado, recheado com camarões, queijo de coalho assado, lascas de coco, castanha-de-caju, verduras e coentro. Prefere outros tipos de frutos do mar? Prove o Polvo Mar e Sertão, salteado na manteiga de garrafa com tomate, cebola roxa, alcaparras, nata fresca e coentro. O menu tem até opções veganas, como o ceviche de caju, com a fruta marinada com azeite, suco de limão, leite de coco, castanha-de-caju, cebola roxa, pimentões, tomate cereja e coentro, acompanhada de chips de batata-doce.













Para a unidade de São Paulo, foram criadas, ainda, receitas exclusivas, como a salada de carne de sol, com lascas de filé e queijo de coalho empanado sobre folhas e legumes, com molho balsâmico e mel de engenho; e o ravióli de camarão, feito com massa artesanal recheada com camarão, queijo catupiry e ervas com molho rústico de tomate. Para acompanhar, peça a refrescante caipirinha Camarões, feita com cachaça artesanal potiguar, mix de limões, açúcar mascavo e rapadura. Delícias que mostram que aquele pequeno empreendimento de Ponta Negra está pronto para conquistar o paladar de todo o País.





Restaurante Camarões: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 627, Vila Nova Conceição, São Paulo, (11) 3508 8080/ camaroes.com.br





LEIA TAMBÉM: Império do sushi de Jun Sakamoto