Origem 75: gastronomia orgânica e imersão na natureza

Localizado em Vinhedo, a uma hora de São Paulo, o novo restaurante Origem 75 reúne imersão na natureza e gastronomia orgânica, com ingredientes frescos e locais

fotos Divulgação





Um respiro do cotidiano e do conhecido. Essa é a proposta do Origem 75, novo restaurante em Vinhedo, a cerca de uma de uma hora da capital paulista, que investe em gastronomia orgânica, com ingredientes vindos de um sítio próprio. A experiência imaginada pelos três sócios da casa – os empresários Rodrigo Rivellino, Beto Elias e Ricardo Capucci – foi criar uma conexão entre o espaço e os clientes, valorizando os ingredientes frescos, conectando pequenos produtores da região e fortalecendo o comércio local.

Com uma área total de 1.750 m² – sendo 40% ao ar livre –, o espaço projetado pelo M.40 Studio cria grandes áreas de respiro e contato exterior, harmonizadas com o paisagismo de Alexandre Furcoli. São dois salões principais, com 195 lugares, e um bar, uma arejada varanda com lago e horta, o empório de orgânicos Estação 75, um espaço para apresentações musicais, além de salão para eventos com cozinha exclusiva e varanda privativa.

O cardápio, elaborado com a consultoria da chef Renata Cruz, reúne opções tanto a la carte quanto self service. No almoço de segunda a sexta-feira, o Origem 75 oferece um bufê com legumes, verduras, pães e algumas opções quentes como torta, massa, além da proteína do dia, como carne vermelha, porco, galeto e peixes. Aos sábado e domingos, são servidas a costela assada por 12 horas, com farofa de ervas orgânica da própria horta e a paleta de leitão sous vide, acompanhada de farofa de beterraba orgânica.

No cardápio a la carte, destacam-se entradas como burrata na lenha com tomate assado, couve-toscana e raspas de limão siciliano; e linguicinha artesanal com farofa e vinagrete orgânico.. Entre os pratos principais, tem galeto na lenha marinado com laranja e servido com farofa; Tomahawk 850 g feito na parrilla, com purê de cenoura; piraruru na folha de bananeira com pirão de banana-da-terra; e cotoletta suína à milanesa, empanada na farinha de focaccia. O restaurante também serve sanduíches e sobremesas como a torta rústica de maça assada na lenha, com sorvete de baunilha, e o cheesecake de frutas da época assadas













O bar é outro ponto importante na experiência do Origem 75. A carta de drinque foi elaborada pelo mixologista Cris Faria, que prepara clássicos, como negroni e moscow mule, e drinques autorais com ingredientes da horta do restaurante, como o Ramos Smash, com vodka Ketel One, whisky Bulleit, ora-pro-nóbis, major-gomes (beldroega-grande), melaço de cana e limão-cravo. Além disso, o restaurante oferece uma carta de vinhos com rótulos orgânicos, naturais e biodinâmicos.

Origem 75 – Rua Fluminense, 715, Vinhedo, tel. (19) 3846-3438 ou (19) 99991-1269





LEIA TAMBÉM: Gastronomia e muito verde cercam o Pateo do Palácio