Festival traz sabores amazônicos para SP

Festival Gosto da Amazônia reúne mais de 20 restaurantes que oferecem receitas exclusivas com pirarucu selvagem, entre 19 e 29 de novembro

fotos Ricardo D’Angelo, Tales Hidequi e Lucas Terribili





O pirarucu selvagem é o protagonista do festival Gosto da Amazônia, que acontece em São Paulo entre 19 e 29 de novembro. Nesse período, mais de 20 restaurantes oferecem receitas com o pescado amazônico, considerado o maior peixe de água doce de escamas do mundo. Entre as casas participantes estão Banzeiro, Cantaloup, Le Jazz, Aizomê, Pobre Juan, Micaela, Tasca da Esquina e Kinoshita (foto acima). Confira todos os restaurantes e seus pratos à base de pirarucu no site do festival.

O Gosto da Amazônia é uma iniciativa organizada para implementação e fortalecimento de uma marca coletiva que representa a produção sustentável de povos da floresta, indígenas, extrativistas e ribeirinhos. É fruto da cooperação internacional entre o governo do Brasil e dos EUA, executada pelo Serviço Florestal dos EUA.













Em São Paulo, o festival tem como parceiros o Mundo MESA (curador de conteúdo e responsável pela seleção dos restaurantes participantes), a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e a Biobá, distribuidora local. O lançamento do produto nos restaurantes da capital paulista é uma forma de valorizar o sabor, a versatilidade e os atributos sustentáveis do pirarucu selvagem. O manejo do pirarucu, realizado pelas comunidades tradicionais da região em áreas naturais, obedece aos critérios de pesca sustentável estabelecidos pelo IBAMA e representa um dos instrumentos mais poderosos de conservação da Amazônia e do desenvolvimento da economia local.





LEIA TAMBÉM: 4 super delivery de saladas em São Paulo