Como montar um bar em casa

Ah que saudade do happy hour, aquele encontro com os amigos para tomar um drinque no bar, comer uns petiscos e se desestressar… Bem, agora não podemos, pois o importante é ficar em casa e se cuidar. Porém, dá para fazer aquela live esperta com seus amigos e preparar você mesmo sua bebida preferida. Confira algumas receitas!





fotos Shutterstock e Unsplash





Os utensílios

Você não precisa esquentar a cabeça nem sair gastando para equipar seu bar. Veja alguns utensílios para preparar um drinque e seus substitutos domésticos:

Coqueteleira – tem dois tipos: aquela famosa de metal, com a tampinha e o coador interno, ou aquela com dois copos acoplados. Não tem em casa? Use o shaker da academia e manda ver!

Strainer – serve para coar o drinque quando não vai gelo na taça. Pode usar uma peneirinha que dá super certo!

Colher-bailarina – ideal para misturar bem os ingredientes no mixing glass. Sem estresse: use uma colher normal ou um hashi e está tudo bem.

Dosador – com esse objeto, você pode medir com precisão uma dose (50 ml) ou meia. Você pode usar uma xícara de cafezinho que tem mais ou menos a mesma medida.

Mixing glass – é onde você coloca os ingredientes e as pedrinhas de gelo para compor o drinque. Mas pode usar um copão ou até uma jarrinha.





As receitas:





Gim-tônica

Gim-tônica

Encha uma taça larga de vinho com gelo. Coloque uma dose (50 ml) de gim, uma fatia de laranja, uma fatia de limão e complete com tônica. Misture com cuidados com uma colher e enfeite com um pedaço de canela em pau ou um pequeno ramo de alecrim













Aperol Spritz

Aperol Spritz

Sabe aquela taça da receita anterior? Use a mesma, encha de gelo e vá adicionando as bebidas: primeiro duas doses de Apero, depois três doses de espumante e, por fim, uma dose de água com gás (você pode substituir por soda limonada, pra deixar o drinque mais docinho). Finalize com uma rodela de laranja.









LEIA TAMBÉM: Delivery de drinques faz sucesso no Brasil





Negroni

Negroni

O drinque da moda é até bem fácil de preparar. Coloque gelo num mixing glass e adicione uma dose de gim, uma dose de Campari e uma dose de vermute tinto doce. Misture por 30 segundos e deixe descansando para diluir um pouco. Pegue um copo baixo e largo, tipo de whisky, coloque uma rodela de laranja e um gelão (ou várias pedras de gelo comum mesmo). Coe a bebida nesse copo e está prontinho.













Caipirinha

Caipirinha

Em um copo baixo, coloque um limão fatiado em 8 gomos e duas colheres de açúcar. Amasse devagar com um pilão, sem esmagar muito – senão o drinque pode ficar amargo. Encha o copo com cubos de gelo e complete com uma dose de cachaça. Misture levemente e aproveite o drinque mais brasileiro do mundo. (e você pode usar a mesma receita para fazer caipirinha com outras frutas; ou trocar a cachaça por vodca para preparar uma capiroska).