Confira 11 cafés da manhã pelo mundo

Considerado por muitos a refeição mais importante do dia, o desjejum varia em cada país – no Brasil, vai desde um pãozinho com manteiga e café com leite até tapioca, cuscuz com ovo e pão de queijo.Confira como são 11 cafés da manhã pelo mundo!

por Junior Ferraro e Bruno Segadilha | fotos Unsplash e Pinterest/reprodução





Estados Unidos

Senta que lá vem caloria. O breakfast dos norte-americanos inclui iguarias como ovos mexidos com bacon, linguiça e hash browns, espécie de bolinhos de batatas. E não é tudo. A mesa ainda tem espaço para as famosas pilhas de panqueca cobertas com manteiga ou maple syrup (xarope de bordo), uma prima distante da calda de açúcar caramelizado, e french toasts, rabanadas que ganham coberturas tão doces quanto variadas.





Japão

Conhecido com Asagohan (arroz da manhã), o desjejum tradicional japonês é bastante nutritivo. A refeição se assemelha a um almoço, reunindo mishoshiru, arroz branco (gohan), tamagoyaki (omelete), natto (soja fermentada), legumes em conserva (como umê e gengibre), folhas de alga (nori) e peixe grelhado. Pode haver também okayu, um mingau de arroz que, dizem, cura até resfriado!





Austrália

Esqueça o tradicional pãozinho com manteiga. Os australianos adoram lambuzar o pão com uma pasta marrom feita com extrato de levedura. Muitos a conhecem como Vegemite, marca que ficou tão famosa por lá que se tornou sinônimo do produto. Seu sabor é forte e salgado – segundo seus apreciadores, o creme é um ótimo acompanhamento de torradas e até ovo.





LEIA TAMBÉM: Os 8 cafés mais instagramáveis





Turquia

Um dos protagonistas do café da manhã turco é o simit (foto), pão de formato circular, que pode ser recheado com vários itens. Os ingredientes favoritos por lá são queijo feta, azeitonas e mel. A refeição inclui também ovos cozidos servidos com sucuk, uma salsicha feita com carne seca e temperada com cominho, alho e pimenta vermelha.





China

Sopa de legumes com arroz e bolinhos de arroz conhecidos como tangyuan (foto). Esses são dois itens muito populares entre os chineses logo no começo do dia. Além do caldo, linguiças, e frituras como pastéis também podem ir à mesa, assim como yakissoba com vegetais fritos e shoyu. Para os que têm estômago resistente.





Espanha

Item tradicional da culinária ibérica, o pan con tomate, fatias de pão levemente tostadas cobertas com o sumo do tomate maduro (foto), pode ser acompanhado de jamón, o presunto cru ibérico, e queijo. Para adoçar a boca, os espanhóis comem churros, daqueles fininhos, sem recheio, para degustar puro ou mergulhar no chocolate.





Filipinas

O café da manhã filipino pode ser bastante simples ou mais farto. Vai desde um simples tuyo – peixe seco e salgado, acompanhado de sinangag (arroz frito com alho), ovo e tomate – até delícias variadas, como o aromático pãozinho pandesal, o arroz caldo (mingau de arroz, frango e ovo cozido) e camporado, um curioso mingau de arroz e chocolate, servido com dangitt, outro tipo de peixe seco (foto).





Noruega

Os noruegueses não costumam pesar a mão no café da manhã. Basicamente comem pão de centeio, manteiga, geleia e brunost, um queijo marrom produzido com soro de leite, com sabor caramelado, cortado com fatiador. Também é comum ter algum tipo de salmão defumado ou curado, além de havregrøt (foto), um mingau de aveia grossa servido com frutas vermelhas ou canela.





LEIA TAMBÉM: 9 versões de cachorro-quente pelo Brasil





Jamaica

Laranja, mamão? Nada disso. A fruta mais popular do café da manhã jamaicano é o ackee (foto) Por causa de seu sabor doce e intenso, as pessoas por lá gostam de consumir a fruta – altamente tóxica se não estiver madura – com peixe e ingredientes como pimentão, cebola e alho. Sim, essa receita é para as primeiras horas do dia.





Alemanha

Alguém ouviu a palavra fartura? Pois essa é a ordem na mesa do café germânico. A refeição começa com ovos cozidos, pães, frios e queijos variados, além de, claro, diferentes tipos de salsicha – chamados de Wurst. Faltou um docinho? Que nada. Para arrematar tanta comilança, eles costumam lambuzar pretzels (foto) com geleias caseiras.





Egito

A terra dos antigos faraós tem um café da manhã digno de um rei. O mais comum é o fūl medames (foto), uma espécie de purê de favas serviço com cominho, azeite, limão, salsa, sal e pimenta, acompanhado de pão baladi quentinho, molho tahine e ovos cozidos. Outro famoso prato é o beid bel basturma: os ovos são cozidos em (muita!) manteiga ghee e depois misturados à carne curada, temperada com uma mistura de alho, cominho, páprica e feno-grego. Levanta até a mais antiga das múmias!