Catering aéreo: entenda como funciona o serviço de alimentação a bordo
Quando viajamos de avião, nem imaginamos a quantidade de processos por trás de toda a produção e organização dos serviços de bordo. A exemplo disso, temos o serviço de alimentação dos passageiros, o chamado catering aéreo.
Cada vez mais procurado, esse é um negócio voltado à preparação de refeições para as companhias aéreas. Em outras palavras, são empresas especializadas responsáveis pelo suprimento dos voos e por adaptar as funcionalidades da cozinha industrial às particularidades das aeronaves.
Neste artigo, explicaremos como funciona o serviço de alimentação a bordo, destacando como o catering aéreo precisa atuar para oferecer excelência e padronização aos clientes. Acompanhe a leitura e saiba mais!
Como funciona o serviço de catering aéreo?
Como brevemente mencionado, o catering aéreo está relacionado à produção de refeições para os passageiros durante os voos. O serviço inclui toda a preparação dos alimentos e a logística necessária, desde o recebimento dos insumos até o envio aos destinatários.
Em geral, o atendimento durante o voo pode ser alterado conforme as circunstâncias, a infraestrutura aérea ou em decorrência de algum outro imprevisto. Em condições normais, além de biscoitinhos, sanduíches e bebidas, são fornecidos pratos prontos resfriados e regenerados para o consumo no local, sendo necessário somente aquecê-los.
E até chegar aos passageiros, a refeição que será servida a bordo passa por diversas etapas que abrangem um cuidado redobrado para a conservação dos alimentos.
Além disso, o catering aéreo integra tudo: a melhor forma de agradar todos os tipos de paladar, quais ingredientes mais adequados para uma viagem, a quantidade a ser servida, a qualidade dos alimentos, assim como as exigências mínimas de higiene e saúde.
Como são produzidas as refeições de um voo em um catering aéreo?
Para garantir a conformidade no processo produtivo, é necessário possuir eficiência e agilidade na gestão de insumos e na produção das refeições, já que é preciso atender todas as exigências e, sobretudo, satisfazer os clientes.
Portanto, na preparação dos alimentos, o catering aéreo prioriza combinações de pratos que apresentam maior probabilidade de serem bem digeridos. O cuidado acontece desde a triagem, o que inclui conhecer os fornecedores e saber como é o treinamento dos colaboradores.
Quando os insumos chegam, precisam estar em uma temperatura ideal para a manipulação. Todo o processo acontece de acordo com os requisitos nutricionais e orientações da vigilância sanitária.
Alguns alimentos requerem procedimentos específicos para conservação, porém grande parte dos itens fica refrigerada antes de ser entregue à companhia contratante do serviço.
Vale lembrar que existem auditorias e fiscalizações periódicas, a fim de assegurar que as refeições sejam de fornecedores confiáveis. Isso garante a segurança, o conforto e a saúde de todos os passageiros.
Quais as vantagens do catering aéreo?
Agora que você já sabe como funciona o serviço de alimentação a bordo, confira as suas principais vantagens.
Logística bem elaborada
Em geral, o número de refeições servidas a bordo da aeronave varia, já que a quantidade de passageiros previstos para embarque é informado aos comissários com apenas 48 horas de antecedência. A partir daí, o serviço de catering realiza o programa da produção e acrescenta alguns pedidos de última hora.
O planejamento da empresa responsável pelo serviço deve estar adequado para atender com agilidade e precisão um segmento com peculiaridades tão específicas como a aviação.
Além disso, realiza a combinação de estrutura com equipamentos completos e equipe de logística para a execução do serviço. Assim, transporte, armazenamento e refrigeração ficam por conta desses profissionais.

Profissionais capacitados
O treinamento dos colaboradores envolvidos também é indispensável para garantir a segurança, visto que há padrões a serem seguidos na hora do embarque para evitar acidentes.
Os caterings possuem equipes que atuam, exclusivamente, acompanhando o transporte e a colocação dos suprimentos dentro das aeronaves; os auxiliares são treinados para verificar todos os processos corretos durante o acesso, para evitar choques no contato com os aviões.
Atendimento de qualidade
Por fim, esses profissionais buscam atender às necessidades dos clientes e adequar a viabilidade necessária para oferecer os melhores serviços de bordo. Para isso, levam em consideração as características logísticas implícitas, como duração do voo, tipo de alimentos e tempo de execução dos pratos.
Nos voos médios e longos, esse serviço constitui um diferencial, já que muitos passageiros que viajam a trabalho, por exemplo, têm apenas uma refeição, saindo direto para reuniões ou outros compromissos.
Quais passageiros têm direito a esse tipo de serviço?
De modo geral, as empresas aéreas não são obrigadas a fornecer gratuitamente esse tipo de refeição. Os lanches sem custo são uma cortesia.
Então, para descobrir se o serviço de alimentação é gratuito, é preciso verificar com a companhia aérea no momento da compra da passagem, caso a informação não seja fornecida. Se houver cobrança, o pagamento pode ser realizado no momento da reserva ou durante o voo.
Por isso, a opção de comida fornecida pode variar bastante, dependendo da companhia aérea, da duração do voo e do período do dia. Em alguns casos, você pode escolher refeições especiais, incluindo alimentos vegetarianos ou para pessoas com restrições alimentares. A solicitação desses pratos deve ser feita antecipadamente.
O serviço de bordo da Azul
O serviço de bordo da Azul é responsável por manter o conforto dos passageiros, transformando a experiência de voar em um momento ainda mais agradável.
Em viagens curtas com a companhia aérea, os caterings oferecem snacks, que são lanches rápidos, como salgadinhos, cookies, biscoitos e balinhas. Para beber, costuma ter café, chá, água, suco e refrigerante.
Em trajetos mais longos, ou seja, em rotas internacionais, os clientes são servidos com refeições completas, conforme o tempo de viagem. Quando o cliente apresenta alguma dieta restrita, a Azul disponibiliza refeições especiais, que devem ser solicitadas com até 72 horas de antecedência do voo via Central de Atendimento.
Como você pôde ver, a alimentação em catering aéreo é um serviço que faz toda a diferença no momento de escolher a empresa mais apropriada para a sua viagem. A Azul está entre as empresas que mais se destacam nesse sentido, sendo hoje a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas.
Quer ficar por dentro das novidades da Azul? Então, aproveite para nos seguir e interagir pelas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.