A casa paulistana do Claude Troisgros

O estrelado chef francês Claude Troisgros acaba de inaugurar seu restaurante em São Paulo já de olho na expansão do empreendimento 

por Marcelo Katsuki | fotos Tati Frison/Divulgação 





Claude Troisgros e a chef Carol Albuquerque

Claude Troisgros, o mais brasileiro dos chefs franceses, retorna a São Paulo depois de um hiato de 28 anos – desde que deixou o comando do Roanne, casa que fez sucesso na cidade nos anos 1990. Seu novo restaurante, o Chez Claude, abriu as portas no bairro Itaim Bibi com uma proposta casual e tem estado lotado todos os dias, desde a sua abertura. As reservas precisam ser feitas com no mínimo dois meses de antecedência, com horários disponíveis apenas para o próximo ano. 

Assim como a matriz carioca, o restaurante tem sua cozinha integrada ao salão e menu enxuto, com pratos emblemáticos da carreira do chef. Algumas sugestões chegam em panelinhas para serem compartilhadas, o que é facilitado pelos talheres dispostos em baldinhos nas mesas. “Nossa proposta é fazer com que o cliente se sinta em casa”, conta Claude. O menu repete os sucessos da casa carioca, com pequenas adaptações. A chef executiva Carol Albuquerque (ex-subchef do Maní) é a responsável pela operação da cozinha.

O ambiente foi todo remodelado e em nada lembra o extinto Pomodori, que ocupou o imóvel nos últimos anos. O mobiliário contemporâneo é marcado por um turquesa vivaz que contrasta com o piso retrô. Mas o grande destaque fica para a cozinha, localizada na lateral do salão. Aberta, permite total interação entre os cozinheiros e os clientes, possibilitando até que o próprio chef leve o prato à mesa. O espaço conta com divisórias de vidro deslizantes, que podem ser fechadas, caso se faça necessário.













O bar também ocupa uma posição de destaque, com carta elaborada pelo barman Esteban Ovalle e cardápio próprio com boas opções de snacks. O drinque que leva o nome da casa, Chez Claude SP, traz saquê, suco de limão, espuma de lichia com wasabi e angostura.





LEIA TAMBÉM: Gastronomia e muito verde cercam o Pateo do Palácio





O menu vem com indicação de quatro especialidades, como o Ovo & Caviar Clarisse, que apresenta ovo mexido coberto por creme com ovas de mujol e farofa de panko. O prato atum, melancia, wasabi e missô revela um tartar com crocantes fatias da fruta sobre um complexo caldo de missô. Mas o prato favorito do chef é o pato laqueado com laranja e risoni, de acento asiático. Outros destaques do cardápio são o risoto trufado com camarões e espuma de cogumelos e o lagostim com fetucine de palmito pupunha e caldo oriental. O Crepe de la Passion finaliza a refeição, com sua massa leve e um delicado creme de confeiteiro, regada com sedosa calda de maracujá.













O Grupo Troisgros Brasil possui sete empreendimentos no Rio, entre eles o Le Blond, a CT Brasserie e o estrelado Olympe. O Chez Claude é o primeiro negócio em terras paulistanas e há a previsão de se criar, no próximo ano, um grande complexo gastronômico no Itaim. O projeto incluiria uma CT Brasserie, uma Boucherie, um Bistrot, uma loja de produtos e até um um salão de eventos. O “Quartier Troisgros” vem aí.





CHEZ CLAUDE 11 3071 4228 / Instagram: @chez.claudesp