Considerado o 7º melhor restaurante do mundo, A Casa do Porco, em São Paulo, realiza em 11 de outubro o Porco Mundi, jantar com 19 cozinheiros de sete países latino-americanos
fotos Rogério Gomes

Um dos mais importantes eventos de gastronomia de São Paulo, o Porco Mundi está de volta após um hiato de dois anos. O jantar especial é organizado pelos chefs Janaína Torres Rueda e Jefferson Rueda, d’A Casa do Porco, que convidam 19 chefs de sete países latino-americanos para comemorar os sete anos de restaurante e celebrar a identidade da América Latina. A grande festa gastronômica ao redor do porco acontecerá dia 11 de outubro, às 19h, n’A Casa do Porco – 7º melhor restaurante do mundo, segundo o The World’s 50 Best Restaurants –, com ingressos limitados para o público.
Nesta edição do Porco Mundi, virão chefs da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Peru. Cada um dos 19 chefs será responsável por uma receita do menu, composto por 10 entradas “finger food”, seis pratos principais e duas sobremesas, e mostrará um pouco sobre a cultura da carne de porco em seu país. O convite custa R$ 1.000 por pessoa, incluindo o menu completo e as bebidas (com serviço à parte). Entre os chefs convidados estão Juan Madero, Cesar Sagario e Martin Lukesch (Argentina); Kurt Schmid e Sergio Barroso (Chile); Álvaro Clavijo e Jaime Rodriguez (Colômbia); Santiago Fernandez Benedetto (Costa Rica); Alejandro Chamorro e Pía Salazar (Equador). Os maiores “times” virão do México (Antonio Bachour, Édgar Núnez, Elena Reygadas, Francisco “Paco” Ruano e Tomás Bermudez ) e do Peru (Jaime Pesaque, Mitsuharu “Micha” Tsumura , Pía León e Renzo Garibaldi).



A chef Janaína Torres Rueda lembra que, nos últimos sete anos, A Casa do Porco “viajou” por todas as regiões do Brasil e por países vizinhos, em uma grande “troca de sinergia entre cozinheiros”. “Sempre tivemos suporte dos colegas latino-americanos, que apoiam e divulgam o nosso trabalho, então nada mais justo agora do que homenagear a nossa América e mostrar que esse lado de cá precisa ser visto e reconhecido”, afirma a chef. Segundo Jefferson Rueda, a ideia do Porco Mundi é investigar a importância cultural, econômica e social da carne de porco para os diversos povos do mundo e como eles trabalham esta proteína para se alimentar. “Além, é claro, de fazer um intercâmbio de conhecimento com nossos colegas de profissão, confraternizar e proporcionar uma experiência única para nossos clientes”, explica.
Porco Mundi América Latina – A Casa do Porco: Rua Araújo 124, República, São Paulo, tel. 11 3259 2578; reservas: [email protected]