Virada Sustentável 2021 traz arte, meditação e shows

Entre 2 e 22 de setembro, a Virada Sustentável 2021 trará exposições de arte, shows de artistas como Gal Costa e Lenine, intervenções urbanas e um evento global de meditação

fotos Divulgação, Tiago Lima, Henrique Schafer, Julia Rodrigues e Flora Pimentel









Entre os dias 2 e 22 de setembro ocorre a 11ª edição da Virada Sustentável. Seguindo o modelo híbrido da edição de 2020, o festival tem como proposta intervir em espaços públicos de São Paulo para a inserção de mensagens e informações a fim de promover reflexões sobre um mundo pós-pandemia. As mensagens presentes nestas intervenções foram formuladas por 100 organizações de diversos setores da sociedade, e poderão ser encontradas em mobiliário urbano, escadas de estações de metrô, empenas de prédios e escolas distribuídos por várias regiões da cidade. Shows, painéis de debate e atividades artísticas, como a Sanfonástica Mulher-Lona, com Lívia Mattos, (foto acima) também fazem parte da programação do evento..





Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) receberão grandes intervenções de graffiti, também alinhadas aos temas do festival, produzidas por artistas como Georgia Cardoso, Linoca Souza e Clara Leff. Ao todo, serão sete CEUs que contam com a participação de 14 artistas. Além das intervenções, destacam-se os shows de Gal Costa e Lenine, que acontecem no formato de live e que pode, além disso, vir a contar com público limitado, conforme os protocolos da época. Zeca Baleiro e Grupo Trii, que convida Palhaça Rubra, marcam os shows voltados para o público infantil.

O Centro Cultural São Paulo, nesta edição da Virada, também trará exposições, mostras artísticas, contações de histórias e programações de bem-estar, entre outros, com presença de público seguindo os protocolos vigentes. Além disso, no Dia Internacional da Paz, em 21 de setembro, ocorrerá pelo segundo ano consecutivo o Amanhã da Paz. Trata-se de uma iniciativa da Virada Zen, uma grande meditação global on-line, que na primeira edição reuniu mais de 800 mil pessoas.

LEIA TAMBÉM: Curiosidades do Auditório Ibirapuera









A Virada Sustentável também organizará 25 painéis e rodas de conversa sobre economia circular, mudanças climáticas, desigualdade social, Amazônia, diversidade e muitos outros temas, tudo em formato on-line. Um dos destaques é o fórum de abertura com a presença do economista Jeffrey Sachs, professor na Universidade de Columbia, conhecido pelo seu trabalho em agências internacionais a favor da redução da pobreza, controle de doenças e posicionamento sobre desenvolvimento sustentável

Confira a programação completa no site da Virada