Turismo vegano: destinos favoritos para um estilo de vida

Um dos maiores desafios de pessoas veganas é viajar sem encontrar, em algum momento, a exploração animal. Camas forradas com lençóis de seda, transporte ou turismo com animais e café da manhã com manteiga, leite, mel e ovos são alguns exemplos banais para alguns, mas frustrantes para quem segue esse estilo de vida.

É nesse contexto que surge um tipo de viagem focada nas necessidades de um grupo específico. Estamos falando do turismo vegano. Mas não confunda com ecoturismo, embora ele seja uma das bases de muitos passeios.





O turismo vegano é uma proposta de viagem pensada nos mínimos detalhes, sempre com o objetivo de evitar o sofrimento animal dentro do possível e do praticável. A demanda é crescente, ainda mais considerando que cerca de 7 milhões de brasileiros são veganos. E aí, se interessou? Confira, a seguir, mais detalhes sobre a modalidade!





O que é turismo vegano?

O turismo vegano consiste na criação de pacotes e roteiros de viagem voltados para o público vegano. Isto é, desde as opções de comida ao lazer, toda a jornada do viajante será pensada de modo sustentável e sem exploração dos animais.

Você já parou para pensar que até mesmo a comida do avião pode ser um desafio? Assim como em outros tipos de turismo, o objetivo da modalidade é oferecer a melhor experiência de viagem, a qual considera os valores e as crenças de quem vai viajar.

Por mais difícil ou desafiador que possa parecer, o ponto-chave é pensar nos detalhes, como explicaremos mais a seguir.





Quais são os princípios do turismo vegano?

Passeios, meio de transporte, bagagem, tudo isso precisa ser pensado considerando desde a cadeia produtiva à entrega ao consumidor final. Até mesmo a roupa de cama dos hotéis faz parte dos diferenciais do turismo vegano, visto que são escolhidos materiais especiais, produzidos sem exploração animal.

Isso porque o veganismo vai muito além da gastronomia, que costuma ser um dos maiores desafios do grupo. Por exemplo, hotéis fazendas, clubes de caça, pesca esportiva… por mais populares que sejam em algumas regiões, esses tipos de programação vão contra a filosofia do grupo. Paralelamente, a cada dia que passa, com a crescente da categoria, novos roteiros e pacotes de viagem surgem, se adequando às necessidades. Inclusive, existem agências de viagem focadas especificamente no turismo vegano. 

Vale lembrar que o veganismo é um estilo de vida, não é só um hobby ou algo passageiro. Por isso, além das questões citadas acima, o respeito e a compreensão são outros princípios, tanto de quem vai viajar, como de quem quer oferecer tal comodidade.

O interessante é que não é preciso abdicar da cultura local e/ou deixar de lado alguma viagem inesquecível. O sucesso desses roteiros está, justamente, na adaptabilidade.





Quais são os destinos veganos no Brasil?

No Brasil há, no mínimo, dois hotéis que se enquadram na categoria de hotéis veganos: Serra da Estrela, Campos do Jordão (SP) e Pousada Rosa Verde, Praia Rosa, Imbituba (SC). No último, o projeto vegano começou já na construção, quando os donos do estabelecimento pensaram em pincéis para pintura com fios sintéticos.

Para além das opções gastronômicas, é comum que os hotéis criem programas e atrações pensando nas necessidades do seu público. Embora a modalidade de turismo esteja começando agora no nosso país, a expectativa é que, para os próximos anos, os números continuem a crescer.

Ainda mais considerando que, segundo pesquisa feita pelo Ibope em 2018, cerca de 30 milhões de brasileiros são veganos ou vegetarianos. Na pandemia, os números se tornaram ainda mais significativos, visto que a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente se tornaram prioridade.

Lado a lado, além dos hotéis, outros estabelecimentos no nosso país já estão se adaptando e/ou surgindo com a proposta de ser um ambiente livre de exploração animal. Entre os destaques, está a pousada e camping Canto dos Pássaros, São Francisco do Xavier (SP) e a Pousada Solar DÁlcina, Paraty (RJ).





Quais são os destinos veganos no exterior?

O exterior também possui ótimas opções de destinos veganos nas mais variadas faixas de preço. Dos Estados Unidos ao Peru, os países estão se adaptando para oferecer a melhor experiência ao turista vegano. Nos próximos tópicos, conheça três cidades que valem a pena conhecer!





Portland, Estados Unidos

Portland, nos Estados Unidos, é, sem sombra de dúvidas, uma das referências em turismo vegano no mundo. Em 2016, a cidade ocupou o primeiro lugar do ranking vegan-friendly. Essa nada mais é que uma classificação feita pela ONG Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) para homenagear cidades norte-americanas referências em veganismo.

A título de curiosidade, o destino conta com mais de 147 estabelecimentos classificados como veganos ou vegetarianos. Você pode, inclusive, pesquisar mais a respeito no Happy Cow.

Berlim, Alemanha

Além de referência em modernidade, Berlim, na Alemanha, é considerado como a capital vegana do continente. Isto é, é uma das cidades com maior quantidade de estabelecimentos voltados para o turismo vegano, sendo a altíssima qualidade um dos pontos de destaque.

Gastronomia refinada, passeio de bicicleta, feirinhas sustentáveis e parques ao redor da cidade. Opções não faltam para se divertir!

Cusco, Peru

Para quem gosta de ter contato com novas culturas e entender um pouco mais da história, Cusco, no Peru, é o destino ideal. Porta de entrada para Machu Picchu, a cidade conta com restaurantes veganos que são referência em todo o mundo, juntamente a uma programação noturna movimentada.

Com belíssimas ruínas Incas, a cidade ainda possui trilhas e passeios nas montanhas de tirar o fôlego. A única dica é ir preparado para as variações climáticas e de altitude.

Ao longo deste artigo, conhecemos um pouco mais do turismo vegano, um modelo de viagem livre de exploração animal. Para além da gastronomia, a modalidade conta com acomodações, opções de lazer e outros detalhes, sempre respeitando o estilo de vida dessas pessoas. É uma tendência para os próximos anos no Brasil e no mundo.





E aí, o que achou do conteúdo? Queremos oferecer a você as melhores e mais inesquecíveis experiências de viagem. Compre um dos nossos pacotes de viagem e venha se aventurar com a gente!