rota da cachaça

Rota da Cachaça: conheça os melhores roteiros!

Gosta de uma cachacinha e de viajar? Então, meu caro ou minha cara, você veio ao lugar certo. Este conteúdo foi feito especialmente para quem curte essas duas coisas e acredita que, combinadas, elas possam significar o momento perfeito de férias ou descanso!

E não, você não leu errado. É perfeitamente possível unir o prazer de viajar ao de beber uma boa cachaça artesanal desde que, é claro, você saiba aonde ir. E é por isso que estamos aqui: para ajudar você a fazer o roteiro perfeito.





Então, que tal fazer a sua Rota da Cachaça? Separamos alguns destinos imperdíveis para quem quer diversão, bebidas de qualidade e a oportunidade de relaxar em ótimas companhias nas próximas férias. Continue a leitura e confira!

Quais são os melhores destinos para a Rota da Cachaça?

Agora, veja quais lugares trazem atrações relacionadas com essa bebida que é, sem dúvidas, uma preferência nacional!





Luiz Alves (SC)

Poucas pessoas conhecem Luiz Alves, mas uma coisa é certa: todas deveriam! Essa linda e pacata cidadezinha é um dos pilares da produção de cachaça no país, sendo a única região a utilizar o melado como ingrediente dessa bebida.

Aqui, você encontra muitos alambiques e até mesmo a famosíssima Festa da Cachaça, que acontece há mais de duas décadas. Outra vantagem é a sua proximidade com a praia, o que permite a criação de um roteiro bem bacana.

Brumadinho (MG)

Brumadinho é uma das cidades que ficou famosa pelos motivos errados. Mas, felizmente, essa linda região é muito rica e traz diversas vantagens para quem quiser visitá-la. Além de ter uma rica história e muitos pontos turísticos, Brumadinho é o lar de algumas das melhores cachaças do Brasil.

Por aqui, você poderá assistir a verdadeiras aulas sobre o tema, aprender sobre a produção da bebida e conhecer o seu aspecto histórico. Outro ponto de destaque é a gastronomia local, que usa a cachaça em vários preparos.

Tiradentes (MG)

Esta linda cidade histórica também é um destino agradável para os cachaceiros de plantão. Aqui, é possível fazer uma verdadeira rota, visitando diversos pontos de interesse para esse grupo.

Entre os exemplos, temos engenhos históricos, vilas com barraquinhas com cachaças artesanais e muito mais. Você pode encontrar várias opções caminhando por Tiradentes.

Ouro Preto (MG)

Ouro Preto é uma cidade conhecida por sua vida universitária. Mas isso não é tudo! Esta outra cidade mineira também produz uma cachaça de primeira. Por isso, pode colocá-la em sua rota.

Por ser uma cidade equipada, há muitos hotéis em Ouro Preto para que você possa descansar antes de partir em sua próxima aventura. Ou seja: só vantagens.

Belo Horizonte (MG)

Para fechar as cidades mineiras, curtir Belo Horizonte é uma boa pedida. Afinal, essa é uma região muito rica culturalmente, com várias atrações turísticas para todos os gostos. E, claro, também é o lar de boas cachaças!

Além de muitas opções e lugares para degustar essa delícia, BH é o cenário da Expocachaça. Nela, você pode conferir estandes de várias marcas e ficar por dentro das novidades em primeira mão.

Circuito das Águas Paulistas (SP)

Agora que chegamos ao fim dos destinos em Minas Gerais, é hora de falarmos sobre outro estado: São Paulo. O Circuito das Águas Paulistas é um aglomerado de várias cidades (Holambra, Amparo, Monte Alegre do Sul, Águas de Lindoia, Serra Negra, Socorro, Pedreira e Jaguariúna) que são famosas por suas belezas naturais.

No entanto, essas cidades do interior de São Paulo também oferecem ótimas opções de alambiques e atrações para quem gosta de beber. Um belo exemplo é o Festival da Cachaça do Circuito das Águas Paulistas.

Fortaleza (CE)

É hora de subirmos um pouquinho no mapa e entrarmos em uma das mais belas regiões brasileiras: o Nordeste. Se esse é o seu destino perfeito para as férias, considere dar uma passadinha em Fortaleza, a capital cearense.

Na região, a apreciação pela bebida é tanta que há até um Museu da Cachaça. Então, é a pedida perfeita para quem gosta de história, mar e uma bebidinha para fechar o dia!

Tracunhaém (PE)

Outro destino nordestino muito famoso pelas cachaças é a cidade de Tracunhaém, em Pernambuco.

Essa é outra cidade que abriga um museu dedicado à bebida. A produção de cachaça artesanal é muito forte graças à presença da produção massiva de cana-de-açúcar no período colonial. Mais uma viagem pela história do nosso país! 

Paraty (RJ)

Quer curtir as suas férias em Paraty? Ótima decisão! Essa região, além de absolutamente linda, também é o lar de algumas das cachaças mais gostosas do Brasil.

A cidade é conhecida por suas cachaças artesanais, sendo algumas delas premiadas pela qualidade e procedência. Aqui, a produção açucareira também era muito forte e, por isso, há muitos alambiques espalhados pela área.

Ivoti (RS)

Voltando ao sul do Brasil, é hora de falarmos sobre uma pequena cidade do Rio Grande do Sul chamada Ivoti. Ela é conhecida como a Cidade das Flores e fica próxima de Novo Hamburgo. Ou seja: só um pulinho e você faz uma rota incrível entre belas regiões gaúchas.

Ivoti é o lar de um dos diversos Festivais da Cachaça espalhados pelo Brasil, além de ter algumas das melhores bebidas do país. E não é à toa, já que ocupa o terceiro lugar em quantidade da bebida em nosso território.





Como se preparar para essas viagens?

Curtiu o conteúdo até agora? Então, antes de nos despedirmos, temos algumas dicas extras para você. Que tal aprender a se preparar para essas viagens?

A primeira sugestão é montar um roteiro. Se você escolheu viajar para Minas Gerais, por exemplo, é preciso fazer uma organização bem minuciosa dos lugares que devem ser visitados em cada cidade.

Se a escolha for outro destino, misture as rotas cachaceiras com outros tipos de passeios. Há muitos pontos turísticos para visitar e conhecer mais sobre a história e a cultura de cada lugar.

Além disso, monte uma mala consciente, deixando bastante espaço vazio. Afinal, você vai ficar morrendo de vontade de montar um bar em casa durante essas viagens e certamente vai trazer muitas lembranças de lá!

Gostou de conhecer esses destinos? Agora, se planeje e faça da Rota da Cachaça um objetivo para as suas próximas viagens. Vai ser diversão garantida para toda a família, pois são lugares com opções para todos os gostos e idades.





Para continuar por dentro de dicas de viagem, bem-estar e estilo de vida, siga a Revista Azul no Instagram. A gente está sempre postando conteúdos super interessantes por lá!