Os 8 cafés mais instagramáveis

Selecionamos os 8 cafés mais instagramáveis do mundo. Seja para um brunch ou um lanche da tarde, eles são paradas obrigatórias para “comer com os olhos” e encher o rolo da câmera do celular





por Giovanna Forcioni | fotos Divulgação





EL & N CAFE

Londres // Inglaterra

O sucesso do café cresceu na mesma velocidade das redes sociais: em menos de dez meses de funcionamento já somava 100 mil seguidores no Instagram. De 2017 para cá, a rede abriu outras seis unidades na cidade. Em novembro, inovaram mais uma vez e inauguraram um beauty cafe em parceria com a marca de cosméticos L’occitane, na Regent Street. Além de posar nos cenários fotogênicos, os clientes podem aproveitar para tomar um café e testar os produtos da marca. A procura para fotografar em frente às paredes floridas e cor-de-rosa é tão grande que cada cliente só pode ocupar uma mesma mesa por, no máximo, 45 minutos.





YEONNAM-DONG 239-20

Seul // Coreia do Sul

Ao entrar na cafeteria a sensação é de estar dentro de um desenho animado. Basta passar pela porta para ser surpreendido por um cenário totalmente em preto e branco. Inspirada em uma série de televisão coreana em que o personagem principal fica preso entre o mundo real e o dos quadrinhos, a cafeteria já nasceu com a proposta de ser “instagramável”. O design e a decoração foram pensados para criar a ilusão de ótica de estar em um cenário 2D. As paredes, os móveis, as canecas e até os talheres parecem ter saído de um mundo sem profundidade de campo.





LEIA TAMBÉM: Como montar um bar em casa





DEAR BREAKFAST

Lisboa // Portugal

Basta olhar para o alto para perceber que o visual da cafeteria não é tão minimalista quanto parece. No primeiro salão, onde são preparadas as bebidas, o teto é totalmente coberto por espelhos. A justificativa dos arquitetos Carlos Aragão e João Pombeiro, responsáveis pelo projeto, é simples: os arcos que enfeitavam os outros ambientes já eram tão diferentes que nem era preciso pensar em uma estrutura especial para o teto do hall. Em setembro, a casa inaugurou uma “sala secreta” no andar inferior, que pode ser reservada para eventos e pequenos grupos de amigos que queiram ter uma experiência mais exclusiva.





CAFE MEDI

Nova York // Estados Unidos

Apesar do nome, o espaço é muito mais que um café: de quarta a domingo também serve almoço e jantar, sempre com receitas mediterrâneas.Mas é nos fins de semana que ganha um ar mais acolhedor. Localizado dentro do Hotel on Rivington, todo sábado e domingo é oferecido um brunch para hóspedes e visitantes. O cardápio inclui receitas típicas italianas e francesas, como burrata e croque signore, mas o destaque fica por conta da decoração. No salão principal, o telhado é de vidro e as paredes são cobertas por painéis de azulejos coloridos que vão do chão ao teto.





AGRIDOCE

Porto Alegre // Brasil

Desde a inauguração, em 2014, a cafeteria virou parada obrigatória para quem visita a Cidade Baixa, em Porto Alegre. O que começou como um negócio despretensioso agradou a clientela e, menos de um ano depois, precisou se reestruturar. O casarão centenário dobrou de tamanho, mas a essência autoral e a decoração surrealista ficaram. As fotografias de época, as malas penduradas na parede e os abajures instalados no teto, todos de cabeça para baixo, viraram marca registrada dali. O visual chama tanto a atenção que nos dias e horários em que não tem expediente o espaço pode ser alugado para sessões de fotos.





DALLOWAY TERRACE

Londres // Inglaterra

Visitar o Dalloway Terrace é uma experiência que se renova de tempos em tempos. Assim que uma nova estação do ano começa, o espaço é totalmente redecorado para combinar com o clima. Na primavera, o teto retrátil se abre e o terraço ganha flores coloridas, enquanto no inverno as paredes são enfeitadas com folhagens brancas e os clientes podem usar seus próprios cobertores. O café da manhã é servido, diariamente, a partir das 8h. No chá da tarde, são oferecidos mais de dez tipos de blends e o tradicional fondue de cheesecake.





LEIA TAMBÉM: Os 7 túneis mais incríveis do mundo





CAFÉ MAJESTIC

Porto // Portugal

Um dos mais tradicionais da cidade, o café nasceu com a proposta de servir como um ponto de encontro das elites financeira e intelectual do Porto. Foi assim até a década de 1960, quando teve de fechar as portas. Mas, mesmo sem funcionar, conseguiu manter sua relevância e foi considerado “imóvel de interesse público” e “patrimônio cultural”. Quase 30 anos depois, retomou as atividades, mantendo a arquitetura e parte da decoração originais, com espelhos de cristal, lustres imponentes e chão coberto por mármore. Hoje é considerado um dos principais pontos turísticos para ver de perto referências arquitetônicas da Belle Époque em Portugal.





CAFFÈ FLORIAN

Veneza // Itália

Um dos melhores jeitos de conhecer o passado de Veneza é pedindo um vero espresso no Caffè Florian. Localizado na Praça de São Marcos, bem no coração da cidade, já foi palco de alguns dos momentos históricos da Itália. Foi nas mesas de mármore dali que, no século 19, nasceu a Bienal de Veneza, por exemplo. Até hoje, depois de quase 300 anos ininterruptos de funcionamento, o espaço mantém salas decoradas com obras de arte e itens centenários. A trilha sonora fica por conta de uma orquestra permanente que se apresenta no local.