organizar as fotos de viagem

Aprenda como organizar as fotos da sua viagem

Dificilmente você verá uma pessoa explorando aquele destino que tanto desejava conhecer sem fazer, pelo menos, uma dúzia de imagens com o celular ou a câmera, não é verdade? Afinal, esse é um hábito comum entre os viajantes, pois é a principal forma que temos para registrar a nossa passagem pelos diferentes locais. No entanto, ao retornar para casa, muita gente se depara com uma dúvida cruel: como organizar as fotos de viagem?

Isso porque às vezes são centenas e até milhares de imagens salvas, o que torna difícil separar as boas das ruins, listar quais serão postadas nas redes sociais, quais serão impressas para decorar o lar e por aí vai. Por esse motivo, preparamos um post rápido para ajudar com essa tarefa. Confira!

Quais são os benefícios de tirar muitas fotos?

Tirar muitas fotos durante as férias se tornou, praticamente, um dos itens de checklist de viagem de qualquer turista. A razão disso é bastante simples: por melhor que seja a nossa memória, nem sempre recordamos de tudo o que vivemos no passado. Muitas das lembranças ficam armazenadas no fundo da mente e precisam de um gatilho para vir à tona.

É aí que entram as fotos, pois elas funcionam justamente como esse gatilho, permitindo que as recordações dos momentos vividos sejam intensas e completas, trazendo de volta histórias e episódios marcantes, despertando aquela sensação de nostalgia e resgatando sons, cheiros e emoções que você teve enquanto estava no seu destino.

Como organizar as fotos de viagem?

Há pouco, falamos sobre por que vale a pena tirar muitas fotos ao viajar e como isso contribui para a preservação dos nossos sonhos, experiência e histórias mundo afora. Agora, vamos ensinar algumas sugestões úteis e importantes para organizá-las de forma rápida e otimizada para quando quiser acessá-las no futuro. Veja!

Reúna as fotos tiradas em álbuns

Tanto em câmeras quanto em celulares, as fotos são salvas na ordem em que são tiradas. Isso parece um detalhe simples, mas permite que você localize com facilidade a primeira e a última imagem feita em cada região. Portanto, antes de partir para o próximo destino, faça uso desse recurso para selecioná-las com rapidez e colocá-las em um álbum no próprio aparelho.

Fazer isso com antecedência evita que você tenha trabalho em dobro quando já estiver de volta em casa e tiver passado um tempo desde as últimas férias, pois a identificação dos registros de cada viagem já não vai ser mais tão precisa e pode tomar mais tempo do que o esperado. Uma sugestão é separar os álbuns em países visitados, cada um deles com os respectivos estados e cidades pelos quais você passou.

Crie pastas e subpastas temáticas dentro dos álbuns

Dentro dos álbuns destinados para cada cidade, você pode ir além de apenas colocar as fotos do local e aproveitar para criar pastas e subpastas temáticas. Isso vai ajudar (e muito) caso queira localizar uma imagem específica em determinado canto ou situação.

Por exemplo, elas podem servir para armazenar as imagens de festas e eventos dos quais participou, restaurantes que frequentou, museus que conheceu, espetáculos artísticos que assistiu, atividades esportivas que fez (como voar de parapente, pular de bungee jumping, percorrer uma trilha) e por aí vai. Agora, caso queira uma divisão completa e detalhada, ainda é possível destinar uma pasta para cada ponto turístico da região.

Delete imagens ruins ou muito parecidas entre si

Sempre é importante fazer uma pré-seleção daquelas imagens que valem a pena serem armazenadas nos álbuns. Isso é necessário para evitar que esses arquivos fiquem sobrecarregados de fotos repetidas, muito parecidas entre si ou que tenham qualidade ruim (cenários e pessoas distorcidas ou desfocadas, iluminação ruim, flash usado em excesso etc.).

Ao fazer isso, você impede que o backup dos aparelhos mantenha cópias desnecessárias desses registros, o que só serve para encher mais rápido a memória deles — como é o caso do iCloud, que salva diariamente as fotos tiradas com o iPhone.

Salve as fotos na nuvem como medida de segurança

Por fim, entre as dicas de como organizar as fotos de viagem, lembre-se de passá-las para a nuvem. Há diversas opções que você pode utilizar para esse fim, como o Google Drive, o Dropbox e o OneDrive. O motivo disso é que, além de poderem ser acessados por smartphones, tablets e computadores, eles permitem que você mantenha a configuração de quando montou o álbum e os complementou com as pastas e subpastas.

Para completar, essa é uma importante medida de segurança, já que, por mais cuidadoso e precavido que você seja, não se deve manter essas imagens apenas no celular e na câmera. Lembre-se de que imprevistos acontecem em qualquer lugar e esses aparelhos podem ser perdidos ou danificados, por exemplo. Ou seja, por um descuido, além do prejuízo material, você também fica sem os registros da sua viagem. Situação bastante chata, não é?

Como escolher destinos para as próximas viagens?

Antes de concluir, não dá para deixar de falar sobre como você pode escolher lugares para conhecer nas próximas viagens pensando não somente nas experiências em que pode ter neles, mas também nos diferentes tipos de registros fotográficos que pode fazer em cada região. Para isso, vale a pena seguir duas boas sugestões.

A primeira é utilizar o Google Imagens para ver quais são os cenários naturais e as principais paisagens da região que valem a pena ser fotografados. Já a segunda, por outro lado, é pesquisar, por meio das hashtags do Instagram, as imagens feitas por outros turistas no seu destino e descobrir os lugares que são mais populares para os registros.

Como você viu, organizar as fotos de viagem não precisa ser uma tarefa difícil, demorada ou cansativa. Longe disso! Basta seguir os passos que mencionamos e essa atividade vai se tornar algo muito mais eficiente e prático, além, é claro, de garantir que você tenha sempre disponíveis os registros de momentos felizes e marcantes em lugares fantásticos.

Gostou do post? Então, que tal conferir nossas sugestões para embarcar 100% preparado para aproveitar o exterior pela primeira vez?