Festival Som na Faixa traz música online gratuita

Nos próximos dois finais de semana, o festival Som na Faixa traz música instrumental online gratuita, com nomes como Badi Assadm, Grupo Barbatuques e o francês Nicolas Krassik

fotos Anne Karr





MC Mana Bella

A Muda Cultural apresenta a terceira edição do festival Som na Faixa, nos finais de semana dos dias 5, 6, 12 e 13 de dezembro, a partir das 19h. Este ano, o projeto terá formato online e gratuito, com transmissão via plataformas digitais da Muda Cultural. Ao todo, serão quatro apresentações musicais e uma oficina de percussão corporal com renomados artistas da cena instrumental.

Com curadoria da Muda Cultural e de Mauricio Moraes, o Som na Faixa 2020 terá shows do grupo Barbatuques; Nicolas Krassik e Gian Correa (foto na abertura deste post); Nailor Proveta e Alessandro Penezzi; e Badi Assad. A apresentação do festival será da MC Mana Bella. Veja a programação completa abaixo.

Tendo impactado mais de 2 milhões de pessoas nas duas edições anteriores, a proposta do Festival é de apoiar, incentivar e difundir talentos da música brasileira, uma das classes mais atingidas esse ano, por conta da pandemia do Covid-19. As apresentações foram previamente gravadas em estúdio, seguindo os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades, incluindo testagens dos envolvidos, uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, distanciamento e acompanhamento por um técnico em segurança do trabalho.





Confira a programação Som na Faixa:

Mestre de Cerimônias: Mc Mana Bella: a cantora, poeta e arte educadora evidencia através da arte sua trajetória como mulher preta, periférica e nordestina. Em 2018 iniciou seu projeto solo e no ano seguinte gravou seu primeiro single Cara Gente Branca. Atualmente trabalha na produção de seu EP, intitulado Denegrindo Saberes e no projeto Soteropaulistana, que futuramente também deverá virar um EP.

5/12 – Show Barbatuques, às 19h; Oficina de percussão corporal, às 20h: o grupo apresenta um show com repertório que circula por todos os seus trabalhos em mais de 20 anos de carreira. Clássicos dos primeiros discos como Baianá e Barbapapa´s Groove, juntam-se ao repertório recente que trazem músicas como Na Mata e Skamenco. Finalizando o dia, será realizada pelos componentes do grupo uma oficina de percussão corporal.













6/12 – Show Nicolas Krassik convida Gian Correa, às 19h: nascido em 1969 na grande Paris, Nicolas Krassik é violinista da famosa tradição francesa de jazz e atuou durante oito anos na Europa ao lado de nomes de peso como Michel Pettrucciani, Didier Lockwood, Vincent Courtois e Pierrick Hardy. No show, ao lado do violonista de 7 cordas, Gian Correa, apresentam no repertório composições próprias e clássicos como De Onde Vem o Baião (Gilberto Gil); Lamento Sertanejo (Dominguinhos e Gilberto Gil); Cordestinos (Nicolas Krassik); Corsário (João Bosco e Aldir Blanc); Xique Xique (Tom Zé); Cheirinho de Mulher (Sivuca e Glória Gadelha); Nordeste de Paris (Nicolas Krassik).

12/12 – Proveta e Penezzi, às 19h: O duo é um projeto que surgiu da ideia de juntar o violão 7 cordas de Alessandro Penezzi com o clarinete de Nailor Proveta. Misturando ritmos brasileiros e temas instrumentais, como: baião, valsa, polca, choro, maxixe e samba, gravaram o primeiro CD juntos em 2015, chamado “Proveta e Penezzi“. No repertório do show apresentam um repertório composto pelas canções Jeringonça; Ao Mestre; Choro A3vido; Acerta o Passo; Choro pro Miudinho; Displicente; Torcendo a Meia e Dedilhando.

13/12 – Badi Assad, às 19h: com mais de 14 álbuns, a brasileira Badi Assad revela-se uma das artistas mais completas e virtuoses de sua geração, já tendo sido eleita uma das melhores violonistas do planeta pela revista Acoustic Guitar (US). Em outubro de 2020, Badi lançou seu 20º disco, “Around the World”, pela gravadora norte-americana Ropeadope. Em sua apresentação, Badi trará sucessos da carreira, como Naked (Badi Assad & Jeff Young); Farewel (Sergio Assad); Joana Francesa (Chico Buarque); Bachelorette (Bjork) e Ondas (Badi Assad).

Onde ver: Facebook e YouTube





LEIA TAMBÉM: Farol Santander SP reabre com duas exposições