Farol Santander promove 4 mostras virtuais

Arte a um clique de distância: o Farol Santander São Paulo disponibilizou quatro tours virtuais das exposições abertas entre janeiro e março deste ano

fotos Carol Quintanilha, Fifi Tong e Veronica Cowie





Saudade de ir a uma exposição, não é? Boas novas: você pode visitar quatro delas, sem sair de casa ou desrespeitar o distanciamento social. O Farol Santander São Paulo acaba de disponibiliza tours virtuais das mostras abertas entre janeiro e fevereiro deste ano. O público poderá conferir online as mostras O Jardim das Maravilhas de Miró; Floresta de Números e A Arte da Moda – Histórias Criativas. As atrações somam-se à versão virtual de ExFinito, que está no ar desde março de 2021.

O passeio online faz parte das ações que o Farol Santander tem tomado desde o ano passado, promovendo a cultura e oferecendo opção de entretenimento no contexto do distanciamento social. Os tours virtuais ficarão disponíveis enquanto o edifício se mantiver fechado para visitas presenciais, de acordo e alinhado com as recomendações das autoridades. Confira as mostras!





O Jardim das Maravilhas de Miró (24º andar)

A mostra, destinada a toda a família, apresenta um percurso inspirado nas obras e litografias da série Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró, do poeta espanhol Rafael Alberti. Integrante do grupo de escritores andaluzes da geração de 1927, Rafael prestou uma himagem literária ao catalão Joan Miró e sua esposa Pilar, memorando uma viagem a um jardim imaginário cheio de flores, plantas exóticas, pássaros, insetos, pequenos animais, gnomos, o sol, a lua e as estrelas. A mostra teve produção da YDreams Global e curadoria de Aline Sultani, Karina Israel e Paulo Solano.

Faça o tour clicando aqui.





Floresta de Números (23º andar)

A primeira exposição da artista e arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux no Brasil apresenta uma instalação desenvolvida em 2017, para a comemoração de dez anos do The National Art Center, em Tóquio. A obra é homônima ao título da mostra e conecta arte, design e arquitetura. O trabalho de Emmanuelle Moureaux provoca uma sensação de quietude em todo ambiente expositivo, preenchido por mais de quinze mil peças numéricas de 0 a 9, feitas de papeis e fios em cem tonalidades de cores. Os números coloridos são suspensos no ar e alinhados em camadas, numa imersão à floresta colorida em grades tridimensionais, pela qual o público pode caminhar entre as fileiras numerais. A produção foi de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo).

Faça o tour clicando aqui.





LEIA TAMBÉM: 15 peças para compor um look com muito estilo





A Arte da Moda – Histórias Criativas (20º e 19º andares)

Com curadoria de Giselle Padoin, a exposição apresenta as relações entre arte e moda, além do desenvolvimento do trabalho de criação dos ateliês no Brasil e na Europa (especialmente na França). Dividida em dois andares, o tour permite que os visitantes apreciem, por meio de 170 itens, como vestidos, casacos, acessórios, fotos, vídeos de coleções clássicas e contemporâneas; a história da moda e a sua evolução do clássico ao contemporâneo. Entre os destaques estão estilistas e marcas como Coco Chanel; Christian Dior e Coleção Rhodia, além de Itens originais do vestido de Tarsila do Amaral, usado em seu casamento com Oswald de Andrade, inéditos ao público.

Faça o tour clicando aqui.





ExFinito (22º andar)

É a primeira grande mostra do artista chileno Iván Navarro no Brasil. Sob curadoria de Marcello Dantas e colaboração de Courtney Smith, artista visual e companheira de Iván, o passeio permite que o público conheça 14 obras de Navarro, além da instalação Escada (Caixa d’Água), intervenção externa na Praça Antônio Prado, localizado em frente ao Farol Santander.

Faça o tour clicando aqui.





LEIA TAMBÉM: 10 itens para montar sua biblioteca pessoal