Se o céu é o limite, quem gosta de viajar de avião passa a tê-lo como ponto de vista constante. Inclusive, tem um monte de gente que curte tanto voar que torna isso uma espécie de profissão. É o caso de alguns personagens de filmes de avião, como Ryan Bingham de “Amor sem Escalas” (2009), interpretado pelo galã George Clooney.
Outro galã que também faz parte de filmes de aviação é Tom Cruise, que fez o Capitão Pete de “Top Gun” (1986 e 2022). Aliás, o que não faltam são galãs envolvidos em filmes que se passam em aviões, para quem gosta de produções nas alturas. Até porque, aviação, aeroporto, pessoas de diferentes lugares do mundo reunidas… Tudo isso rende muitas histórias, concorda?
E aí, já começou a imaginar? Trouxemos filmes de avião para você assistir na próxima viagem ou no conforto do sofá mesmo. Continue a leitura e conheça 6 melhores filmes que se passam em aviões e aeroportos!
1. Amor sem Escalas (2009)
Essa é uma comédia romântica que deve fazer um monte de gente se identificar. Afinal, quem nunca sonhou em viver viajando por aí ou ter um trabalho resumido em viajar de um lugar para outro? O ofício de Ryan Bingham não é fácil, afinal é basicamente demitir pessoas.
Vamos combinar que embora o Ryan possa viajar muito e conhecer dezenas de destinos, o trabalho do personagem não é fácil. Sem contar que, viver viajando dificulta a criação de laços. Ao longo do filme, vemos o outro lado da moeda, e o personagem interpretado por George Clooney passa a sentir falta de criar conexões.
Até porque, além de viajar sozinho, tem quem prefira vivenciar esses momentos viajar de casal para algum lugar romântico e/ou com a família. Quer dizer, imagine ter alguém especial do lado para compartilhar a experiência e até dizer, ‘’realmente, as melhores praias do Brasil estão aqui’’. Assim, é interessante assistir ao filme para refletir sobre a importância das conexões e de viver para além do trabalho.
2. O Aviador (2004)
Falando em filmes de aviação com galãs…”O Aviador” é protagonizado por Leonardo DiCaprio. O ator hollywoodiano interpreta Howard Hughes, um bilionário aviador, engenheiro aeronáutico e produtor de cinema que existiu na vida real. Você curte biografias de pessoas excêntricas? Então, vale a pena assistir “O Aviador”!
O longa retrata muitos acontecimentos reais na vida desse bilionário. Entre eles, a construção de novos modelos de avião, como o mais rápido do mundo na época (em 1935), correndo 52 milhas por hora. Pouco depois, Howard Hughes decide se superar e criar um avião com o voo mais alto do mundo.
Além disso, Howard Hughes também viveu um romance com Katharine Hepburn, atriz de Hollywood, algo que é retratado no filme.
A produção cinematográfica rendeu 11 indicações ao Oscar e 5 prêmios, como Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Fotografia e Melhor Figurino. Então, se quiser ficar mais por dentro da construção de aviões antigamente, vale a pena assistir “O Aviador”.
3. Top Gun (1986 e 2022)
O primeiro filme “Top Gun”, lançado em 1986, foi o maior sucesso de bilheteria daquele ano, faturando US$ 356,8 milhões no mundo inteiro. E não é para menos: a produção inclui o galã Tom Cruise como protagonista no papel do tenente Maverick. O personagem é membro da elite da academia aérea, fazendo diversas manobras no céu, sendo muito destemido na profissão.
Então, imagine o show visual que as cenas proporcionaram, especialmente nos anos 1980, quando viajar de avião era bem menos acessível do que é hoje.
Outro enredo que não costuma faltar em filme bom: histórias de amor. Maverick também se apaixona pela instrutora da academia, Charlie (Kelly McGillis). Juntos, eles formam um casal clássico de cinemas.
Já na em “Top Gun: Maverick” (2022), o foco está na tecnologia, com o protagonista, 30 anos depois, enfrentando drones e outros inimigos. E, claro, para trazer ainda mais emoção para a história: Maverick passa por dilemas que quase o fazem desistir de voar.
Quem somos nós para alimentar rivalidade, mas nos EUA, “Top Gun: Maverick” ultrapassou Titanic (sim, o do o icônico casal Jack e Rose) em números de bilheteria!
4. Voo Noturno (2005)
Nada de romance ou coisas do tipo? O que você quer mesmo é um filme de avião para sentir um friozinho na barriga, coração acelerado e pupilas dilatadas de apreensão? “Voo Noturno” pode ser a escolha certa. O enredo é basicamente o seguinte: Lisa (Rachel McAdams), uma das protagonistas, interage com um homem que senta ao seu lado na poltrona do avião.
Papo vai, papo vem, o clima amigável é destruído quando esse homem, chamado Jackson Rippner (Cillian Murphy), diz que viajou para matar um político. Você consegue imaginar a sua reação ao ter esse tipo de interação com alguém em um transporte?
Difícil imaginar, claro, mas os dilemas de Lisa só pioram e é melhor você conferir sem spoiler. O fato é que Wes Craven, diretor do filme, tem um currículo invejável quando o assunto é provocar medo no público por meio das produções. É dele também as séries “Pânico” (1996) e “A Hora do Pesadelo” (1984).
5. Sully – O Herói do rio Hudson (2016)
Tom Hanks não é novato em fazer filmes que se passam em avião ou aeroporto, sendo também o protagonista de “O Terminal” (2004). Mas em “Sully” (2016) a sua atuação é bem diferente: ele faz um capitão de avião que salvou a vida de 155 passageiros. Ou seja, não é um filme de super-herói, como o Batman e o Homem-Aranha, por exemplo, mas poderia.
Nele, um avião em pane entrou nas águas do rio Hudson nos Estados Unidos como pouso de emergência. Ou seja, um ato heroico feito pelo piloto Sully, tomado de forma rápida e precisa por quem tinha conhecimentos técnicos, salvando centenas de vidas. Não é só um baita filme sobre aviões, mas também uma excelente história!
6. O Terminal (2004)
Falando em Tom Hanks e filmes de avião, o mencionado “O Terminal” não poderia ficar de fora. Inclusive, trata-se de outra produção biográfica, você sabia? Viktor Navorski, vivido pelo ator, viajava para Nova Iorque e foi obrigado a viver no Aeroporto Internacional John F. Kennedy.
Isso porque ocorreram crises políticas no país de origem do personagem, e ninguém reconhecia o passaporte de Viktor. Para tornar a situação ainda mais delicada, ele não dominava o inglês, idioma local. Logo, Viktor teve muita dificuldade de se comunicar com as autoridades do aeroporto, precisando recorrer a gestos e a outros recursos.
E aí, o que achou da nossa listinha de filmes de avião? Como visto, tem muitas aventuras, romances e histórias que podem ser vividas nesse cenário. Mas calma! Se alguma delas provocar medo, tenha a certeza de que aviões são o meio de transporte mais seguro do mundo — só perde para o elevador! Então, fique tranquilo: pode planejar sua próxima viagem de boas.
Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de outros relacionados a avião? Siga a Azul Linhas Aéreas nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube!