Viajar de avião é uma forma de chegar rapidamente ao seu destino. Contudo, nem sempre isso é possível: às vezes, é necessário fazer uma conexão — isto é, embarcar em outra aeronave para concluir a viagem quando não há a opção de voo direto.
Dessa forma, saber como funciona a conexão de voo permite que você se organize e cumpra todos os procedimentos necessários.
Gostaria de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Neste post, vamos falar sobre voo com parada, como ele funciona e o que você precisa fazer para concluir a viagem. Continue a leitura e confira!
É preciso pegar a bagagem ao fazer um voo com conexão?
Essa informação pode ser obtida no momento do check-in, com os funcionários da empresa. Se a resposta for afirmativa, pegue a bagagem na esteira ao término da primeira parte do trajeto e despache-a outra vez, no balcão de atendimento da companhia aérea.
Caso contrário, as malas serão transferidas pela própria empresa para outro avião. Quando isso ocorre, você segue para a conexão só com a bagagem de mão, já que essa mala sempre fica sob sua responsabilidade.
Em um voo doméstico, com a mesma companhia, o mais comum é que a bagagem só seja retirada no destino final. Outro detalhe importante é conferir os dados colocados na etiqueta da sua mala durante o check-in, para verificar se todas as informações estão corretas.
Além disso, se a mala for despachada no meio do caminho, retire a marcação da primeira parte do trajeto e deixe apenas a etiqueta do percurso que ainda será realizado, pois esse é um meio de evitar confusões quando a bagagem é embarcada.
É necessário fazer check-in entre as conexões?
Assim como acontece com a bagagem despachada, há duas situações possíveis. Em algumas ocasiões, é necessário fazer check-in novamente, em outras não. O importante é manter-se atento às informações na sua passagem e, em caso de dúvidas, conferir com algum funcionário da companhia.
Contudo, na maioria das vezes, se as conexões ocorrerem na mesma companhia aérea, em um voo doméstico, não é preciso fazer o check-in outra vez.
De qualquer forma, sempre mantenha os seus documentos e o cartão de embarque acessíveis para facilitar a transferência de avião. Fique atento ao relógio e à distância de um portão de embarque ao outro, para não perder a conexão.
Por fim, lembre-se: em viagens internacionais, você pode precisar de um visto de trânsito, mesmo sem sair do aeroporto — como em uma conexão nos Estados Unidos, por exemplo. Quando esse documento é exigido, o embarque sem ele não é possível, independentemente de qual seja a exigência do país de destino.
Qual é a antecedência de chegada para voos internacionais com conexão doméstica?
Se você vai começar a viagem pelo trecho doméstico, basta chegar ao aeroporto com a antecedência necessária a um voo nacional — isto é, pelo menos duas horas antes.
Em tal situação, o intervalo entre o voo doméstico e o internacional deverá ser de 4 a 5 horas, especialmente se você tiver que transferir a bagagem e fazer um novo check-in. Isso porque voos internacionais têm filas maiores e são mais exigentes no quesito segurança, o que torna o embarque mais demorado.
Quando a conexão inclui uma mudança de aeroporto, esse trajeto — diante de dificuldades como engarrafamentos — deve ser considerado no cálculo do tempo e dos custos.
No entanto, quando a viagem começa pelo percurso internacional, é aconselhável que o passageiro chegue ao aeroporto com três horas de antecedência para o embarque.
Aliás, ao chegar ao país, o passageiro deverá desembarcar, passar pela alfândega e pela imigração, e só então poderá buscar o portão de embarque ou seguir para outro aeroporto. Desse modo, é recomendado um intervalo de 3 horas entre o voo internacional e a conexão doméstica.
A passagem pela alfândega e pela imigração ocorre tanto em um país de trânsito, como no destino final. Por exemplo, em caso de embarque em Londrina, com uma conexão em São Paulo e outra em Miami, rumo à Alemanha: você lidará tanto com a imigração americana quanto com a alemã.
Qual é a diferença entre escala e conexão?
Esses são dois tipos de paradas durante o voo, em cidades diferentes do destino final. Um voo com escala, normalmente, pousa em pelo menos uma cidade antes de terminar o trajeto. Nesse caso, os passageiros que compraram o bilhete até esse local descem do avião e aqueles que vão começar o seu percurso embarcam. Quem precisa seguir viagem, aguarda na aeronave.
Tal interrupção do voo também é utilizada para o reabastecimento da aeronave. Além do mais, durante todo o processo, quem estiver no meio da viagem deverá permanecer dentro do avião, no assento que lhe corresponde. A nova decolagem só ocorrerá depois que os procedimentos tenham sido concluídos.
Do mesmo modo que acontece na escala, na conexão, há uma ou mais paradas para embarque e desembarque de passageiros, além do reabastecimento da aeronave, se necessário.
A diferença é que, na conexão, o passageiro precisa trocar de aeronave e, na escala, não. Por isso, todos os passageiros — inclusive aqueles que estão no meio da viagem — precisam se dirigir a outra aeronave para concluir o trajeto.
É válido ressaltar que os comissários de bordo e demais funcionários estão sempre atentos às necessidades dos passageiros. Nesse caso, por exemplo, eles informam o horário e local de embarque para o voo seguinte e oferecem ajuda com qualquer dúvida que surgir.
Outra alteração que acontece na conexão é a mudança no número de voo, como se fosse um percurso iniciado naquele ponto, a partir da cidade onde o avião aterrissou para a conexão, até o destino final.
Tanto a conexão como a escala tornam a viagem um pouco mais demorada. Diante disso, ao comprar o seu bilhete, observe se o voo escolhido é direto, com escala ou conexão, e se há troca de avião no mesmo aeroporto ou em outro, para evitar imprevistos.
Agora que você já sabe como funciona a conexão de voo, programe tudo com antecedência e compre passagens com os intervalos necessários entre um voo e outro. Lembre-se também de conferir se a sua bagagem seguirá até o destino final e se você deverá fazer outro check-in na conexão. Com tudo organizado, aproveite e desfrute do percurso.
Esclareceu as suas dúvidas? Então, pesquise as melhores opções de voo e agende a sua próxima viagem!