Viajar de avião é uma delícia! Mas você tem de ficar atento para alguns preparativos. É preciso arrumar as malas, separar os documentos, comprar passagem, ter atenção com embarque etc. É uma série de medidas que o viajante deve tomar para que sua experiência seja a melhor possível.
Acredite, quanto antes o Cliente se preparar, melhor. Até para evitar aborrecimentos por problemas com a bagagem ou porque esqueceu alguma documentação. Se é a primeira vez que vai viajar, este texto é para você.
Aqui, vamos apresentar o que você precisa saber para viajar de avião. Confira!
Compra de passagens
Geralmente, o processo de compra de passagens é a primeira preocupação do viajante. Até porque é preciso ter certeza dessa aquisição para começar a arrumar as malas. Primeiro, atente-se aos preços e às promoções que sempre ocorrem. Você vai encontrar os valores nos sites das companhias aéreas.
Também existem páginas que vendem passagens em promoção. Se a sua viagem não é urgente, aproveite o período de planejamento para verificar os preços e procurar os mais baratos.
Saiba quais são os possíveis canais
Se você já tem uma data certa e também já conferiu os preços da passagem, agora é hora de efetivar a compra. Hoje em dia, com o acesso à internet, é possível comprar as passagens no site da Azul, pelo aplicativo da Azul ou pessoalmente, nos lojas dos aeroportos.
Na hora da compra, você vai precisar preencher um formulário com seus dados. Tenha cuidado para colocar as informações certas, principalmente o primeiro e o último nome. Eles devem estar legíveis (no caso de preenchimento à mão) e com a grafia igual à que consta em seus documentos.
Além disso, é preciso informar:
- número do RG;
- e-mail para receber o e-ticket e o código localizador;
- data de nascimento;
- nacionalidade;
- telefone;
- sexo;
- número do passaporte (para viagens internacionais).
Tenha atenção às tarifas
Algumas companhias podem oferecer diferentes taxas, de acordo com o que o consumidor deseja para a viagem. Por exemplo, para despachar bagagem, escolher um assento, ter direito ao seguro e flexibilizar datas, uma porcentagem a mais é cobrada.
Avalie se essas vantagens são relevantes para a sua viagem, até porque elas influenciam o preço final da passagem.
Entenda como fazer a melhor escolha de assento
Falando em assento, como você viu no tópico anterior, esse pode ser um motivo de aumento para o preço da passagem. Antigamente, o passageiro podia escolher qual local gostaria de ocupar na aeronave, sem precisar pagar nada a mais.
Porém, hoje em dia, muitas companhias só permitem a escolha no check-in ou mediante um pagamento. Então, para quem quer escolher os melhores lugares no avião, é melhor pagar uma taxa a mais e ter essa possibilidade. A outra opção é esperar o check-in para conferir quais assentos estão disponíveis.
Tenha atenção à marcação dos assentos. As fileiras são identificadas por números e as cadeiras, por letras. Geralmente, a letra A designa uma das poltronas posicionadas junto à janela. As demais letras (na sequência do alfabeto) identificam as cadeiras que se seguem, mas isso pode variar de companhia para companhia.
Exemplo:
- Fileira: 1
- Cadeiras: AEF (corredor) HJK
Confira como funciona o embarque e a experiência de PCD no avião
As companhias têm protocolos bem definidos para receber pessoas pessoas com deficiência (PCD). Porém, os passageiros com necessidade especiais precisam avisar com antecedência sobre a viagem.
Isso pode ser feito na hora da compra da passagem. Se não for possível informar neste momento sobre a necessidade especial, basta entrar em contato pelos canais de atendimento da companhia com dois a três dias de antecedência do voo.
Quem pode pedir assistência especial?
Não apenas pessoas com deficiência tem o direito de pedir, mas outros grupos, como:
- para idosos com 60 anos ou idade superior;
- pessoas com crianças de colo, lactantes e gestantes;
- indivíduos com mobilidade reduzida;
- qualquer pessoa com limitação de autonomia com passageiro.
Quais são os serviços disponíveis?
As empresas aéreas têm um atendimento exclusivo para esses casos, fornecendo um funcionário treinado para acompanhar a pessoa, além de atender às suas solicitações. Entre os serviços de assistência estão:
- check-in e despacho da mala;
- trajeto do balcão de check-in até o avião;
- embarque e desembarque;
- acomodação no assento e movimentação dentro da aeronave;
- recolhimento da mala de mão;
- retiro da bagagem despachada e acompanhamento nos controles de fronteira;
- saída da área de desembarque;
- assistência ao usuário com cão-guia;
- acompanhamento em transferência ou conexão;
- entre outros.
Embarque
Com as passagens compradas e o assento escolhido, chega o momento do embarque. Esse é um momento que precisa de atenção redobrada, já que é necessária uma série de cuidados para embarcar sem problemas. Veja a seguir o que você precisa saber.
Documentos para embarque
A apresentação dos documentos é a parte mais importante do embarque. Se seus dados não estiverem corretos ou houver qualquer confusão em relação às informações prestadas, você não entra na aeronave. Além disso, preste atenção, pois as exigências para viagens internacionais diferem das nacionais.
O que você precisa para viagens nacionais?
Para voos nacionais, apenas o RG é suficiente para conseguir embarcar. Outros documentos com foto, como carteira de trabalho e de motorista, também podem ser utilizados, caso você tenha perdido seu documento de identidade. Mas procure sempre estar de posse de um documento atualizado.
Qual é a documentação para viagens internacionais?
Já no caso das viagens internacionais, o passaporte é obrigatório. Porém, para países ou estados associados ao Mercosul, é possível embarcar apenas com o RG atualizado. Para crianças, é obrigatória a apresentação da Certidão de Nascimento.
Modelo de autorização da ANAC
Para menores de 16 anos acompanhados de adultos sem grau de parentesco, existe um formulário padrão disponibilizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que deve ser preenchido pelos pais ou responsáveis para autorização do embarque.
Entenda o que é o check-in e como fazer o procedimento
O check-in é a confirmação de que o passageiro estará no voo. As companhias aéreas costumam liberá-lo alguns dias antes da viagem. É nesse momento que:
- a documentação deve ser apresentada pelo passageiro;
- o cartão de embarque é emitido pela companhia aérea;
- as informações sobre a bagagem e o código de reserva para o despacho são obtidas.
O check-in pode ser feito de três formas diferentes:
Online
Essa é uma das maneiras mais ágeis de fazer o check-in, inclusive retirando a necessidade de se dirigir até o balcão quando estiver no aeroporto. Ao fazer o check-in pelo site ou pelo aplicativo da empresa, você pode ir direto para o embarque, caso não precise despachar a bagagem.
Balcão
Nessa opção, o passageiro vai até o balcão da companhia e solicita o check-in. Esse pode ser um processo demorado, pois é preciso apresentar os documentos e enfrentar filas. Então, a dica é chegar com pelo menos uma hora de antecedência para voos nacionais, para evitar o estresse.
Autoatendimento
Hoje em dia, algumas empresas aéreas possuem máquinas de autoatendimento instaladas no aeroporto. É um processo bastante parecido com o do check-in on-line, porém, os documentos de identificação e passaporte (caso necessário) devem ser apresentados.
Cartão de embarque
O cartão de embarque é o representante físico da passagem de avião. Nele, são apresentadas várias informações importantes, como:
- número e horário do voo;
- portão de embarque;
- aeroportos de partida e chegada;
- número do assento.
O cartão de embarque pode ser impresso ou digital. Em caso de voos com conexão, o passageiro recebe um cartão de embarque para cada parada.
Veja como funciona o despacho de bagagem
O despacho de bagagem é o momento em que as malas são entregues à transportadora do bagageiro. Ele acontece na hora do check-in e pode ser cobrado por algumas companhias.
Para despachar as malas, é preciso comparecer ao balcão de atendimento. Há uma área dedicada a esse momento. A mala é pesada, etiquetada e colocada na esteira. Como o passageiro só tem acesso à bagagem na hora do desembarque, ele recebe um código de rastreio para localizar a mala em caso de extravio.
Entenda o que é a alfândega
A alfândega é um órgão do Governo que controla a entrada e saída de mercadorias de outros países. Ela também cobra tributos relacionados a esse transporte. Cada país tem regras próprias sobre o que pode ou não entrar. No Brasil, o transporte de bebidas alcoólicas, alimentos, tabaco e plantas são muito parecidos com os de outras nações e possuem algumas restrições.
Saiba quais itens são permitidos no voo
Cada passageiro tem direito a levar uma bagagem de mão. Pode ser, por exemplo, uma bolsa ou mochila com pertences de uso pessoal, como aparelhos eletrônicos, remédios e dinheiro em espécie. Durante o check-in, a bagagem de mão é pesada e medida. Geralmente, o limite de peso é de 10kg.
As companhias contam com uma equipe que verifica o peso e as dimensões dessa bagagem antes de os passageiros entrarem na sala de embarque. Dependendo da companhia, é possível não só levar uma pequena mala, como uma bolsa pessoal, contanto que seja possível armazená-la debaixo do assento durante o voo.
Veja o que fazer no aeroporto
Após todos os procedimentos necessários, é hora de entrar na sala de embarque. É nesse local que você passará pelos portões de acesso à aeronave. Aeroportos modernos tendem a ter salas de embarque com restaurantes, lojas e área VIP, que proporcionam mais distrações e conforto até a hora do voo.
Raio-X de segurança
Para entrar na sala de embarque, o passageiro precisa passar por uma revista. O viajante passa pela sala de raio-X e, dependendo do caso, pode ser necessário que um segurança faça uma revista manual, tanto na mala quanto no passageiro.
Diferença entre horários de embarque e decolagem
É comum que o passageiro confunda o horário de embarque com a hora prevista para a decolagem da aeronave. Essa confusão pode, inclusive, levar a atrasos e à perda do voo.
A hora que consta na passagem é a de decolagem, ou seja, do momento de saída do voo. No entanto, o momento de embarque acontece tempos antes. Para se ter uma ideia, geralmente, 40 minutos é o tempo que os passageiros têm para entrar na aeronave, sendo que as portas do avião se fecham por volta de 15 minutos antes da decolagem. Por isso, é sempre bom chegar ao aeroporto com bastante antecedência.
Durante a viagem
Enfim, você está bem acomodado no avião, já fez o despacho da mala e está pronto para viajar. Esse é o momento de ter atenção para entender as instruções da aeronave, além de se preparar para passar algumas horas a bordo, até chegar ao seu destino. Para que esse processo seja o mais agradável possível, existem algumas coisas que você deve saber. Vamos falar sobre elas a seguir!
Tipos de voo
Existem três categorias de voos com os quais o viajante se depara: direto, conexão e escala. As informações sobre o tipo de viagem aparecem no momento da compra da passagem. A companhia informa tanto a duração do voo, quanto se haverá alguma pausa no caminho.
Direto
Os voos direto são aqueles que ocorrem sem interrupções. O passageiro embarca em um local e só desce quando desembarca ao destino. Essa é uma das maneiras mais rápidas de chegar.
Conexão
Nesse tipo de voo, os passageiros trocam de aeronave durante a viagem. O trecho total é feito com paradas em outros aeroportos e, durante esse período, o viajante pode ter que aguardar algumas horas até poder embarcar em outro avião. Ele é o mais longo dos voos e é bastante comum em viagens internacionais.
Alguns cuidados importantes para esse tipo de voo:
- atenção aos próximos embarques, pois é comum confundir os portões de entrada e saída e o tempo de fazer o trajeto entre cada um;
- não é preciso se preocupar com a bagagem, pois ela já segue direto para o destino.
Escala
Esse é um tipo de voo que conta com paradas da aeronave em algumas cidades antes de chegar ao destino. No momento das paradas, alguns passageiros fazem o desembarque e outros embarcam.
Veja como é a experiência de voos com criança
Quando se tem filhos, é importante ter planejamento e atenção para que a viagem de avião seja boa para todo mundo. Falaremos de alguns pontos para se atentar a seguir. Confira!
Documentação
Os documentos necessários para fazer viagens nacionais com crianças são carteira de identidade e/ou certidão de nascimento. Agora, para trajetos internacionais, é preciso passaporte e visto, quando o destino exigir.
As crianças não podem viajar sozinhas. É obrigatório um acompanhante durante o voo. O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) permite que menores de 12 anos sejam acompanhados por um parente de até terceiro grau (tios, avós ou irmãos).
Bagagens
É permitido levar uma bagagem específica para o bebê apenas se for emitida uma passagem em seu nome. Porém, os pais têm direito a levar um carrinho de bebê, já que ele não conta como bagagem.
É importante que na bagagem de mão do responsável com um bebê conte com itens necessários para o período de viagem, como fraldas extras, mudas de roupas, leite em pó (mediante permissão) e algum outro alimento.
Já com crianças mais velhas, o ideal é evitar que eles se estressem durante a viagem, principalmente se for um voo de muitas horas. Por isso, além de algumas roupas, procure levar na bagagem de mão brinquedos, minigames, livros etc.
Assento
Crianças de menos de 2 anos não pagam passagem no Brasil, contando que sejam acomodadas no colo de um adulto em voos nacionais. No entanto, é comum que seja cobrado um adicional de 10% do valor da passagem para viagens internacionais.
A escolha dos assentos deve levar em conta o comportamento das crianças. Se elas forem muito agitadas, sentar ao fundo evita atrapalhar outros passageiros. Porém, essa escolha pode prejudicar os pequenos, já que as poltronas localizadas ao fundo, além de não reclinarem como as outras, ficam em um local com mais ruídos.
Aterrissagem e temperatura
Procure estar atento ao momento da aterrissagem, pois é comum que as crianças fiquem bem incomodadas com a alteração de pressão. Esse período tende a tapar os ouvidos dos passageiros, a dica é dar alguma coisa para elas mastigarem ou chuparem, já que isso ajuda aliviar o incômodo.
Também, preste atenção a temperatura da aeronave, ela fica em torno de 20 graus. Na hora de escolher as roupas das crianças, procure por peças que sejam fáceis de tirar e bastante confortáveis.
Descubra como controlar o seu medo de viajar
Segundo o ibope, 40% da população brasileira têm receio de voar. Para algumas pessoas, o avião só precisa passar por alguma turbulência para o pânico se instalar. Porém, é possível lidar com esse medo. Neste tópico, você vai saber como. Continue!
Saiba como os aviões funcionam
Entender como as aeronaves funcionam pode ser uma ótima maneira de conseguir tirar os receios da cabeça. Por exemplo, saber o que são turbulências e que elas são comuns em viagens, saber identificar certos barulhos etc.
Apegue-se aos dados
Procure por informações verdadeiras sobre o número de acidentes com aviões: inclusive, existem muitos estudos que indicam que é mais seguro viajar de avião do que andar de carro.
Foque no objetivo da viagem
Durante o voo, se estiver muito apavorado, concentre-se em qual é o propósito da viagem. É para trabalho? É para conhecer um novo lugar? Isso pode ajudar você a manter o foco e deixar o medo de lado.
Evite substâncias estimulantes
Álcool e café não são bebidas recomendadas durante o voo. Elas são estimulantes e podem aumentar a ansiedade e, consequentemente, o medo. Opte por substâncias mais relaxantes, como as presentes em certos tipos de chá.
Sente-se nos lugares mais à frente
Caso você perceba que está muito apavorado, escolher um assento na frente pode ser uma boa opção. Esses lugares têm vantagens em relação ao fundo do avião, uma vez que não balançam tanto e ficam mais próximos das comissárias de bordo.
Desembarque
Assim que o avião pousa, começa o processo de desembarque, que nada mais é do que a saída da aeronave. Após essa etapa, você ainda passará pela sala de embarque e terá que retirar a sua bagagem. Se ficar perdido, preste atenção às placas de direção, que ajudarão você a identificar qual caminho seguir.
Saiba o que fazer em caso de extravio de bagagem
Em algumas situações, as malas podem não aparecer na esteira. Nesse caso, não se desespere, mas pode ser que sua bagagem tenha sido extraviada. Compareça ao balcão de atendimento e converse com um dos atendentes sobre a situação. Ele deverá comunicar à companhia por meio do Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB).
Dependendo da situação, pode ser que você precise sair rapidamente do aeroporto, por exemplo, em função de um compromisso. Para atender a esses casos, há o prazo de até uma semana para efetuar a reclamação.
Caso você não consiga fazer o RIB, converse com o SAC ou mande o e-mail para registrar a reclamação. Se ficar provado o erro da companhia, ela tem a obrigação de indenizá-lo.
Confira o que fazer caso haja esquecimento de itens
Outra situação bastante comum é esquecer algum item dentro do avião. Mas tenha calma, pois as companhias possuem mecanismos para registrar e guardar objetos encontrados nas aeronaves. Os passageiros só precisam entrar em contato com a empresa e relatar o ocorrido. Em uma situação dessas, os objetos são encaminhados para o setor de achados e perdidos.
No caso da Azul, o prazo para pegar o objeto é de até 90 dias a partir do dia em que foi localizado. A empresa se responsabiliza por enviar o item para o aeroporto mais próximo da casa do passageiro. Caso ninguém reclame, ele é enviado para as instituições de caridade credenciadas.
Viajar é por si só é uma ótima experiência, independentemente do lugar ao qual você resolva ir. No entanto, como foi possível observar ao longo do conteúdo, existem muitos cuidados para garantir uma boa viagem, incluindo a escolha da companhia aérea. Por isso, destacamos que, mais do que se preocupar com o embarque e desembarque, escolher uma boa empresa é fundamental.
A Azul é a terceira maior companhia aérea do País e conta com uma equipe de profissionais preparados para oferecer o melhor para os nossos passageiros. Atendendo mais de 100 destinos, com voos diretos para diversos lugares, inclusive, EUA e Portugal, trabalhamos para que viajar de avião não seja apenas uma ação, e sim uma verdadeira experiência.

Para mais dicas de viagem, acesse nosso blog!