Top 10 destinos para assistir ao pôr do sol

Tons rosa ou alaranjados, raios atravessando nuvens, prédios com um brilho dourado. O entardecer produz espetáculos diferentes em cada parte do mundo. Selecionamos os top 10 destinos para assistir ao pôr do sol e transformar seu passeio em uma experiência única

por Bruno Segadilha | fotos Leo Lemos, Anna Carolina Negri, Shutterstock e Unsplash





Mirante do Boldró

Fernando de Noronha / Brasil

Um dos programas mais populares no arquipélago é passar o fim do dia neste mirante natural, que fica acima da Praia do Americano. Dependendo da época do ano e do ângulo o sol parece se encaixar com exatidão entre as duas rochas que formam o Morro Dois Irmãos, tornando o entardecer ainda mais especial.





Top of the Rock

Nova York / Estados Unidos

Localizado no 70º andar do edifício Rockefeller Center, o observatório oferece uma panorâmica da Ilha de Manhattan.
À tardinha seus arranha-céus ganham uma coloração dourada graças ao reflexo dos raios solares, produzindo um espetáculo memorável.





Praia de Ipanema

Rio de Janeiro / Brasil

Crianças brincando, pessoas jogando futevôlei, banhistas aproveitando os últimos minutos de luz para um mergulho. Esse é o clima do fim de tarde em uma das praias mais charmosas do mundo. Durante uma caminhada pelo calçadão, é possível observar o Morro Dois Irmãos transformando-se em uma enorme sombra sob um céu dourado. Uma visão que dificilmente sai da memória.





LEIA TAMBÉM: Os 8 prédios mais arrojados do mundo





Ponta da Piedade

Lagos / Portugal

Um dos cenários mais bonitos do litoral do Algarve, no Sul de Portugal, o monumento natural é formado por penhascos de até 20 m de altura. Ali em cima o visitante pode se sentar e assistir ao sol “mergulhando” no mar e refletindo seus últimos raios nas falésias e rochas alaranjadas da região. Outra forma de testemunhar esse show de luzes é a partir do mar, nas excursões de barco que passam por aquele trecho.





Píer de Santa Monica

Santa Monica / Estados Unidos

Quer passar um típico fim de tarde californiano? Dê um giro pelo Píer de Santa Monica, coma um cachorro-quente, tome um sorvete e teste sua habilidade em uma das tendas de jogos do Pacific Park, que fica na beira da praia. Quando o céu estiver escurecendo, a dica é observar o movimento das gaivotas, enquanto a noite cai. Um passeio digno de filmes.





Vila de Oia

Santorini / Grécia

Casinhas brancas, igrejas de teto circular azul, no alto de uma encosta, e mar azul. Esse é o cenário da Vila de Oia, em Santorini, um dos destinos mais procurados do mundo. Todos os dias turistas e locais se reúnem para observar o sol se esconder no Mar Mediterrâneo.





Mirante do Mosteiro

Vila Nova de Gaia / Portugal

A melhor vista do Porto, na verdade, fica na cidade vizinha, Vila Nova de Gaia, do outro lado do Rio Douro. No fim de tarde o cenário ganha matizes surpreendentes, que pintam as águas de dourado e iluminam as coloridas construções históricas que enfeitam as ladeiras até o cais da Ribeira.





LEIA TAMBÉM: 6 hotéis que já foram prisões





Duna do Pôr do Sol

Jericoacoara / Brasil

No fim do dia, os visitantes sobem a duna para ver o astro-rei mergulhar no mar. Apesar de a plateia saber exatamente como termina o espetáculo, não economiza nos aplausos, tamanha a emoção. Há até quem brinque dizendo que é possível ouvir o sol batendo na água. Às vezes, o show é ainda mais grandioso, quando a lua nasce na mesma hora, imensa, por trás da vila de Jericoacoara.





Casapueblo

Punta Ballena / Uruguai

O poeta, pintor e escritor uruguaio Carlos Páez Vilaró (1923-2014) construiu a Casapueblo, uma mansão inspirada na arquitetura mediterrânea para ser seu refúgio no litoral. Ali montou um museu, um hotel e um restaurante, onde os visitantes assistem ao sol se pôr ao som do poema Ceremonia del Sol, escrito e declamado por Vilaró, enquanto saboreiam um drinque. Uma experiência emocionante.





Palácio Ducal

Veneza / Itália

A imagem mais parece um quadro: charmosas gôndolas atracadas no canal, enquanto as casas e construções históricas de Veneza brilham sob o céu arroxeado. Dependendo da época do ano o sol fica tão grande que parece se esconder atrás dos prédios da cidade. Nada mais romântico do que apreciar a cena tomando um vinho em frente ao Palácio Ducal, enquanto a imensa bola alaranjada some no horizonte.