azul onde passar o carnaval tranquilo no rio grande do sul (1)

Onde passar um Carnaval tranquilo no Rio Grande do Sul? Veja 8 destinos

O Carnaval é uma das festas mais esperadas por boa parte dos brasileiros. Afinal, existe até uma cultura de que o ano só começa depois desse período. Muitas pessoas planejam com antecedência e fazem economias para curtir essa folia, enquanto outras preferem lugares mais calmos para passar com a família. Se esse é o seu caso, você sabe onde passar o Carnaval tranquilo no Rio Grande do Sul?

Em razão da cultura rica e diversa, as atrações turísticas do estado são capazes de atender a diferentes gostos. A Serra Gaúcha e as Missões, por exemplo, abrigam desde destinos badalados e conhecidos nacionalmente, até recantos escondidos, ideais para relaxar e descansar bastante.

Ainda não sabe onde passar o Carnaval no Rio Grande do Sul? Continue a leitura deste post e conheça as incríveis opções!

Onde passar o Carnaval tranquilo no Rio Grande do Sul?

O Rio Grande do Sul é um estado marcado por diversos pontos turísticos. Por isso, a dica é aproveitar a chance para fazer uma viagem incrível e visitar cidades belíssimas.

A seguir, listamos algumas cidades que você pode visitar durante o Carnaval. Leia com atenção e escolha a opção que melhor se encaixar ao seu perfil e à sua realidade financeira!

1. Vespasiano Corrêa

Essa pequena cidade de menos de 2 mil habitantes chama atenção dos amantes da natureza e aventura. E é fácil entender o motivo: Ferrovia do Trigo. Essa estrada de ferro construída na década de 70 nos últimos anos se tornou local de trekking. São pouco mais de 50km percorridos pelos trilhos do trem, entre as cidades de Guaporé e Muçum.

Entre essas duas cidades está, justamente, Vespasiano Corrêa. É lá que está o Viaduto 13, ou V13, com 509 metros de extensão e a 143 metros de altura, o que faz deste o terceiro viaduto mais alto do mundo! Atravessá-lo de ponta a ponta é pura adrenalina! Quem se aventura a fazer esse trekking passa ainda por outros viadutos e muitos túneis. Ao longo de todo o percurso, a paisagem vai mudando, mas é sempre surpreendente.

2. São José dos Ausentes

Além de ser considerada a cidade mais fria do estado, São José dos Ausentes também é considerado um dos melhores lugares de ecoturismo no Rio Grande do Sul. O lugar conta com belíssimos cânions — como Boa Vista, Tabuleiro, Monte Negro e Amola Faca —, cachoeiras gigantes, pousadas e hotéis de tirar o fôlego. Vale a pena visitar essas riquezas!

Somado a isso, também existe o Camping altos da serra, uma opção bastante indicada para quem gosta de aventura e acampamento. Essa dica é super econômica. Fica localizada no Distrito de Silveira no meio de uma floresta de pinus, com lindas corredeiras do Rio Silveira.

Por fim, é importante falar sobre os cânions gigantes que são pontos turísticos bem procurados por turistas. O mais conhecido é o Monte Negro, existe outra opção como o Tabuleiro, porém o acesso é um pouco mais difícil.

3. Caçapava do Sul

Caçapava do Sul é uma das cidades mais antigas do Rio Grande do Sul, porém não é tão explorada pelo turismo. Nesta cidade há pontos interessantes que vale a pena ser visitados, como o Forte Dom Pedro II. No ambiente rural, as grandes áreas rochosas, cachoeiras e grutas são um grande atrativo.

Apesar dessa região ser pouco explorada no que se refere ao turismo no Rio Grande do Sul, a sua parte geográfica é exuberante e bastante convidativa. A Pedra do Segredo, por exemplo, é uma ótima opção para quem gosta de aventura: ela tem cerca de 120 metros de altura e trilhas que levam a lindíssimas grutas.

A Pedra do Segredo é uma ótima opção para quem gosta de natureza e uma vibe mais tranquila. Essa atração turística se tornou ainda mais famosa por suas cavidades e grutas, por exemplo o Portal que fica na parte central é bem acessível por meio de uma trilha. O parque tem 4 trilhas, sendo 3 auto guiadas e uma que leva ao topo, porém é preciso do acompanhamento de um guia turístico. Logo, percebe-se uma geodiversidade alta.

Além disso, a cidade traz pontos turísticos bem interessantes, como o Forte de Dom Pedro II — um edifício considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Essa bela obra de arte fica em meio à cidade e é uma boa alternativa para quem gosta de História, afinal, o Forte é um marco importante para o Rio Grande do Sul.

azul onde passar o carnaval tranquilo no rio grande do sul (2)

4. Santa Maria do Herval

Esse município é localizado na Encosta da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul e também faz parte das cidades da Rota Romântica e da região Turística Vale Germânico. Essa sede é localizada em um vale cercado com alguns planaltos, cujas encostas estão cobertas com grande quantidade de vegetação.

Além disso, a arquitetura engloba fortes traços germânicos e uma número de casinhas com estilo enxaimel ainda são encontradas e em bom estado de preservação. As festas lembram os costumes germânicos também, como as bandas, danças e chopp.

5. Cambará do Sul

Essa região é conhecida por muitos turistas por conta do bioma, vegetação e fauna. Os cânions e trilhas oferecem às pessoas experiências incríveis, afinal, tem-se o contato direto com a natureza. Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral são unidades de conservação que somam mais de 30.000 hectares e são distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul.

Em Cambará do Sul estão os maiores cânions do Brasil. Por isso, para quem gosta de apreciar as riquezas naturais, esse é o lugar ideal. Além disso, os campos são cortados abruptamente por penhascos de centenas de metros, que fazem a divisão natural do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Caso você escolha esse destino, certamente terá um Carnaval tranquilo junto à natureza, visto que além dos imensos paredões — com aproximadamente mil metros de altura —, a cidade conta com belos rios, cachoeiras e coxilhas verdejantes.

6. Bagé

Conhecida pela Festa Internacional do Churrasco — um evento de grande reconhecimento nacional, Bagé costuma receber muitas pessoas durante os 4 dias de Carnaval. Porém, também oferece opções culturais para quem deseja um feriado mais sossegado.

Afinal, essa região está localizada bem próxima às fundações do Forte de Santa Tecla, que é um museu com uma grande variedade de materiais encontrados em escavações arqueológicas realizadas na região.

7. Canela

A Serra Gaúcha abriga diversas cidades charmosas, sendo Canela uma das mais conhecidas e mais completas em termos de infraestrutura, serviços e atrativos. O passeio por lá normalmente começa pela Catedral de Pedra, construção imponente em estilo gótico, no centro da cidade.

E quando se trata de belezas naturais, todos os olhos se voltam para a Cascata do Carol, outro cartão-postal de Canela. A cascata é a principal atração do Parque do Caracol, que conta ainda com trilhas, mirante e muito mais.

8. Rio Pardo

Localizada no encontro dos rios Jacuí e Pardo, essa cidade do Rio Grande do Sul tem pouco mais de 200 anos de história. Por isso, é repleta de construções antigas que ainda estão bem preservadas — como é possível ver na Rua da Ladeira, a primeira rua calçada no estado.

Rio Pardo carrega um ar bastante histórico, visto que a cidade acolheu diversos personagens que contribuíram para a construção do Brasil, como a Princesa Isabel, Getúlio Vargas e Dom Pedro II. Dessa forma, se você gosta desse aspecto cultural, esse destino pode ser uma boa pedida para o seu feriado.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre onde passar o Carnaval tranquilo no Rio Grande do Sul, escolha a região que mais chamou atenção, faça um orçamento, veja se é condizente com a sua realidade financeira e proporcione uma experiência incrível a você e aos seus familiares. Afinal, dinheiro gasto em viagens é um investimento de grande valor!

Gostou do conteúdo apresentado? Então, não perca tempo: visite o nosso site e confira os nossos destinos!