Turismo Rural de Indaiatuba

Turismo Rural de Indaiatuba: 6 atrações para conhecer na cidade

Quer aproveitar ao máximo os pontos turísticos da região Sudeste? Se você adora ter contato maior com a natureza, visitar lugares bonitos e respirar um ar mais limpo, então temos a solução perfeita para você: turismo rural em Indaiatuba.

Esse município do interior de São Paulo, a 25 Km de Campinas, é conhecido como a cidade do sol, e graças à topografia plana, é ideal para atividades ligadas ao ciclismo. Essa característica torna sua viagem mais agradável e ideal para conhecer vários e novos lugares em uma única visita a Indaiatuba.

A seguir, você conhecerá os 6 principais pontos turísticos de Indaiatuba, que incluem o Circuito das Frutas, o Museu da Água, o Parque Ecológico e muito mais. Essa variedade é ótima para garantir diversão para toda a família. Continue lendo!

1. Circuito das Frutas

Indaiatuba é a 3ª maior produtora de uva de mesa de São Paulo, além de ser a 6ª maior produtora de goiaba e a 7ª de acerola. Por isso, é uma das cidades participantes do Circuito das Frutas, junto de Vinhedo, Jundiaí, Itupeva, Louveira, Atibaia, dentre outras, todas muito fortes no setor de fruticultura.

Essas cidades são responsáveis por cerca de 40% da produção de frutas de mesa de todo o país. Por conta disso, o Circuito é um roteiro turístico bastante voltado para a promoção do turismo rural na região. Ao visitar Indaiatuba e demais cidades, você terá uma experiência única com tours guiados, além de poder comprar frutas diretamente dos produtores.

A cidade de Indaiatuba, especificamente, tem mais de 200 propriedades dedicadas às frutas, e suas acerolas orgânicas ganham bastante destaque entre os turistas.

Você pode visitar o Sítio São José, além de ser um lugar incrível para descansar, oferece visitas às plantações de frutas e ao orquidário, passeio a cavalo e quitutes feitos com as frutas ali produzidas. Ainda pode saborear um almoço caseiro, caso visite a fazenda entre às 11h e às 15h nos finais de semana.

2. Museu da Água

Esse museu é uma referência em educação ambiental voltada à gestão de recursos hídricos. Apesar de ter uma aparência rústica, sua arquitetura é bastante moderna e tem uma área com vista para a mata. As salas dispõem de atividades virtuais interativas que trazem informações sobre a água por meio de vídeos e jogos.

O Museu da Água é bastante amplo e traz várias salas muito interessantes, como:

  • Exposição Origem e Propósitos: é mostrada a origem e a evolução do universo por meio da realidade virtual. Você ainda pode assistir ao filme “Nossa casa”, que mostra as belezas naturais do nosso planeta;
  • Sala Histórica: sala para conhecer a história do saneamento básico e da distribuição de água de Indaiatuba desde 1915 até os dias atuais;
  • Hidrologia: traz informações sobre a bacia hidrográfica da cidade;
  • Trilha Ecológica: uma caminhada em uma das poucas florestas remanescentes da mata Atlântica e Cerrado de São Paulo, é excelente escolha para quem gosta de ecoturismo.

3. Parque Ecológico

Inaugurado em 1992, o Parque Ecológico de Indaiatuba corta 80% da cidade! Isso acontece porque o espaço se alonga por mais de 15 quilômetros de pistas para fazer caminhadas, ciclovias e corridas. O parque conta ainda com bosques, jardins, áreas de recreação, lagos, campos de futebol, vôlei e ciclismo, pista de skate, equipamentos de ginástica e mais.

Esse parque é perfeito para quem gosta de se divertir com a família andando de bicicleta ou jogando bola, por exemplo. Você ainda pode fazer piqueniques, descansar na grama, aproveitar a paisagem bonita e respirar um ar fresco.

Ainda há opções de visitar o parque temático infantil e o teatro multidisciplinar, além de assistir aos vários eventos esportivos que ocorrem no local.

Turismo Rural de Indaiatuba

4. Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário, inaugurado em 2004, conta com mais de 400 peças históricas, sendo uma delas a Locomotiva a Vapor n.º 10, que pertenceu a Dom Pedro II. O local ainda abriga uma maquete lúdica de mesa e uma maquete aérea do trenzinho.

O prédio foi revitalizado em 2021 e chama atenção de qualquer turista. Por lá você encontrará também o Ponto de Informações Turísticas (PIT), onde poderá saber mais sobre outros pontos turísticos da cidade e programar outros passeios.

5. Casarão Pau Preto

O Casarão Pau Preto é uma construção histórica do século XIX, erguida especificamente entre os anos de 1810 e 1812. Na sua estrutura, foi usada pedra e paredes de pau-a-pique, além da técnica construtiva ser a taipa.

No ano de 1983, foi declarada a utilidade pública desse casarão, trazendo um conjunto de objetos domésticos, de trabalho rural, urbano, artístico, entre outros. O público pode visitá-lo para ver exposições temáticas e temporárias e, assim, conhecer a história tanto de Indaiatuba como do Brasil de forma geral.

Esse ponto turístico ainda fica próximo de outros locais interessantes para visitar, como o Muro de Taipa, a Casa Paroquial e a Igreja Matriz.

6. Parque do Mirim

O Parque do Mirim se localiza ao redor da represa do rio Capivari-Mirim, uma área de preservação ambiental que promove a educação ambiental e a sensibilização da importância da preservação dos recursos naturais da região.

No local você encontra uma verdadeira área verde com árvores nativas. Além disso, há deques para pesca, parquinhos, academia ao ar livre, pedalinhos, pista de caminhada, quadras de vôlei, mirante, uma fonte interativa e muito mais.

Também há o Museu do Mirim, cujo objetivo também é conscientizar sobre a preservação do meio ambiente.

Os pontos turísticos de Indaiatuba para turismo rural são excelentes para qualquer pessoa que deseja fugir da correria da cidade, curtir um momento de tranquilidade e conhecer diferentes locais. Você pode planejar sua viagem com uma companhia aérea de qualidade que encontra as melhores passagens e hotéis mais vantajosos para sua região: a Azul Linhas Aéreas Brasileiras!

Quer conferir a forma mais fácil, prática, segura e confortável de visitar Indaiatuba? Faça uma simulação com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras!

* Sujeito a alteração