Quatro cidades para passear na Flórida

Praias paradisíacas, centros de compras, ótima gastronomia e agitada vida cultural. O estado, localizado no Sul dos Estados Unidos, tem tudo para tornar suas férias inesquecíveis. Conheça quatro cidades para passear na Flórida 

por Bruno Segadilha  |  fotos Gui Gomes




Pier de St. Petersburg

Alerta de spoiler: férias na Flórida terminam com malas cheias de compras, pele bronzeada e semblantes felizes. Pudera. O estado norte-americano possui centenas de praias, uma gastronomia variada, agitada vida cultural e um comércio repleto de lojas, shoppings e grifes famosas. Para montar um roteiro completo por lá, percorremos quatro importantes cidades da região: Miami, St. Petersburg, Orlando e Fort Lauderdale, que recebem voos da Azul partindo de Campinas e outras cidades. Há opções para vários gostos e estilos. Em Miami, é possível ver o charme e as construções art déco de South Beach, a arte nos murais no bairro de Wynwood e nos museus Superblue Miami e Rubell Museum, no distrito industrial de Allapattah. St. Petersburg impressiona com suas belíssimas praias, entre elas a Píer 60 e a Madeira Beach, que figuram entre as melhores dos Estados Unidos. Já quem vai a Fort Lauderdale passeia pela densa rede de canais que valeu ao destino o apelido de Veneza Americana. Seja qual for a sua escolha, você será um feliz visitante a conhecer os encantos da Flórida. 





Sol, arte e compras

Praias paradisíacas, arquitetura moderna e imensos shoppings. Com características como essas, Miami tornou-se, ao longo dos anos, um dos destinos internacionais favoritos do brasileiros, sendo considerada a capital das compras, com milhares de ofertas para quem chega ali atrás de variedade e bons  preços. 

A 40 minutos dali fica o Sawgrass Mills, maior outlet dos Estados Unidos. Reserve tempo e energia para bater perna nas mais de 350 lojas e garimpar boas promoções. Vale a pena programar-se e montar um roteiro de compras. Por isso o mapinha do lugar é um ótimo aliado. No Centro de Miami, conhecido como Downtown, está o Bayside. O shopping a céu aberto reúne uma grande variedade de lojas com preços amigáveis e, em suas galerias, é possível encontrar desde peças de moda praia até tênis de corrida, passando por eletrônicos. Depois, faça um passeio de lancha pela Biscayne Bay. A companhia Thriller Boat oferece tours passando por lugares como Star Island, onde ficam as mansões dos famosos, South Beach e Fisher Island.

No segundo andar do Bayside fica o La Cañita, que reúne cozinhas de Cuba, Jamaica, Trinidad e Tobago e Porto Rico. O cardápio é amplo e tem itens como as asas de frango servidas com molho de pimenta jalapeño para abrir a refeição. Quer experimentar sabores bem característicos da comida latina? Escolha o Sanduíche Cubano, feito com leitão assado, queijo suíço, presunto e mostarda amarela.













A Lincoln Road reúne algumas das grifes e lojas favoritas dos brasileiros, entre elas Gap, H&M, Zara e uma Apple Store. Mas a famosa rua vai além. Então, separe um tempo para um giro descompromissado. Bateu fome? Caminhe até o Havana 1957, que serve uma autêntica culinária cubana, com pratos como o La Orquestra Cubana, prato que chega à mesa com porções de frango e leitão assados, além de ropa vieja, uma carne de vaca desfiada e perfeitamente temperada. Depois da refeição, siga para o Museum of Illusions. O lugar convida seus visitantes a brincarem com algumas de suas várias paredes pintadas e tirarem fotos em pontos estratégicos e constatar como o ângulo de visão pode mudar tudo.

Miami, aliás, está repleta de museus. No distrito industrial de Allapattah fica o Superblue Miami, dedicado à arte experimental. O espaço reúne diversas instalações, entre elas o labirinto espelhado de Es Devlin. Impressionante! Do outro lado da rua está o Rubell Museum. Inaugurado em 2019, tem um espetacular acervo com mais de 7.200 obras de mil artistas. Nomes como Keith Haring,  Jonathan Lyndon Chase e Purvis Young. 





LEIA TAMBÉM: O que fazer na Praia Brava em Santa Catarina





No bairro de Wynwood, em Downtown, está o Wynwood Art District, uma das maiores instalações ao ar livre do mundo, com trabalhos de diversos artistas, entre eles os brasileiros Kobra e OsGêmeos. Não deixe de conhecer, nessa região, o restaurante Bakan, de comida mexicana. Entre as delícias servidas ali estão o Mole Verde, um robalo perfeitamente grelhado servido com vagem, gergelim, arroz e o inesquecível mole verde, um saborosíssimo molho feito com ervas e especiarias.

Outra dica imperdível é o Zucca Coral Gables. Da cozinha, comandada pelo chef venezuelano Manuel Garcia, saem pratos como as flores de abobrinha recheadas com queijo de cabra e regadas com mel trufado. Boa opção de entrada. Entre os principais, destaque para o tagliatelle com mix de cogumelos, fonduta de parmesão, finalizado com  caviar de trufas negras.

Para aproveitar o sol e o mar da Flórida, tire um dia em South Beach. A praia, uma das mais famosas do país, tem uma extensa faixa de areia e águas cristalinas. Na orla, é possível apreciar as belas construções em estilo art déco, com prédios baixos, pintados em tons clarinhos. 












Vista da Praia de Fort Lauderdale

Veneza americana  

A história conta que, ao longo do século 19, o estado da Flórida passou por três grandes conflitos entre militares e os Seminole, povo nativo que perdeu territórios durante o processo de colonização. As batalhas aconteceram em todo o estado, mas uma região, localizada no condado de Broward, mereceu especial atenção por ser a mais atacada. Para conter o avanço dos nativos, o major William Lauderdale coordenou a construção de três fortes que foram batizados como Fort Lauderdale.

A guerra terminou em 1858, as construções foram abandonadas, mas acabaram dando nome à cidade erguida ali 50 anos mais tarde. Localizada a cerca de 40 quilômetros de Miami, Fort Lauderdale, que recebe voos da Azul, deixou para trás os dias de luta e transformou-se em uma charmosa cidade à beira-mar. Por causa de densa rede de canais, com mais de 100 quilômetros de hidrovias e 52 pontes cruzando as águas, foi carinhosamente apelidada de Veneza das Américas. 

O passeio pelos canais, aliás, é uma das melhores maneiras de se aclimatar por ali, fazendo um tour com os famosos water taxis. Os táxis aquáticos param em 22 diferentes pontos, passando por distintas áreas e orlas. O tour inclui um guia contando fatos históricos e curiosidades sobre o destino. Vale a pena também fazer um passeio de segway, espécie de patinete motorizada. O trajeto guiado dura cerca de duas horas e passa por vários canais e marinas, por parques como Smokers Family e pelo Centro da cidade. 

É exatamente em Downtown que fica um dos pontos mais interessantes, a Thrive, uma enorme escultura de concreto erguida do lado de fora da Society Las Olas, um dos edifícios residenciais mais famosos do lugar. A instalação, que representa uma mulher abrindo o peito, cheio de plantas, é obra do artista sul-africano Daniel Popper. A área central de Fort Lauderdale também tem atrações imperdíveis, como o NSU Art Museum, que fica em Las Oslas, principal avenida da cidade. O museu tem um acervo de mais de 7.500 obras, incluindo a maior coleção do país de pinturas e desenhos do realista americano William Glackens. 

Perto dali, também em Las Olas, vale a pena conhecer o TRP Taste, dedicado a experiências gastronômicas. O TRP restaurante abre suas portas apenas em datas específicas e para até 26 pessoas. O calendário e os menus, sempre harmonizados com algum tipo de bebida, ficam disponíveis no site para que os clientes possam escolher sua degustação. Outro lugar para quem gosta de boa gastronomia é o Dune, que tem ambiente leve e descontraído, boa música e excelente comida. O menu, criado pelo chef Laurent Tourondel, tem destaques como o Grilled Spanish Octopus, um polvo grelhado, servido com azeitonas curadas, aioli de pimenta espelette e picles de salsão.

Quer aproveitar uma praia? A região tem cerca de 37 km de faixa litorânea com quase dez praias, entre elas a Fort Lauderdale Beach. A areia branquinha e o mar azul são um convite a um mergulho. Do outro lado da calçada da via A1A, é possível ver alguns dos hotéis mais incríveis da cidade, a exemplo do Conrad, que, além dos espaçosos e luxuosos quartos, tem uma piscina elevada com vista do mar. O empreendimento abriga também o Takato, casa que serve uma excelente cozinha de fusão, misturando elementos das gastronomias coreana e japonesa. 

Reserve uma manhã para um passeio de airboat no Sawgrass Recreation Park. O tour dura cerca de 45 minutos e desbrava os pântanos da região. Com sorte você poderá ver alguns dos crocodilos que moram por ali. 













Além dos parques

Orlando transformou-se em um dos destinos mais visitados do mundo por causa dos parques do Walt Disney World Resort e da Universal Studios. A diversão, porém, vai além. Se gosta de passeios ao ar livre, vá ao Lake Eola Park, na região central. Sua área verde contorna o enorme Lago Eola, onde é possível andar de pedalinho e apreciar a bela fonte central. O parque tem uma grande ciclovia e abriga feiras de comida e artesanato. Perto dali fica Downtown, que abriga o centro financeiro de Orlando e pontos famosos como a Church Street Station, antiga estação de trem que reúne boas opções de bares, baladas e restaurantes. 

Para uma vista panorâmica da cidade, a dica é uma volta na The Wheel at ICON Park, quinta maior roda-gigante do mundo, com 122 metros de altura. As espaçosas cabines têm janelões de vidro para que os visitantes possam observar as belas paisagens e construções do destino. Reserve um tempo, ainda, para conhecer o Kennedy Space Center, que fica em Cabo Canaveral, a uma hora de Orlando. O lugar, escolhido pela Nasa para lançar suas missões espaciais, tem áreas abertas para visitação, onde é possível ver trajes, equipamentos e naves usadas em viagens passadas. 





LEIA TAMBÉM: Conheça o novo cruzeiro da Disney





Cidade do sol

São aproximadamente 360 dias de sol por ano. Graças a isso, St. Petersburg, localizada a cerca de quatro horas de Miami e 40 minutos de Tampa, ficou conhecida como Cidade do Sol. Mas não só. Além do tempo quase sempre firme, o destino abriga algumas das praias mais famosas dos Estados Unidos, entre elas St. Pete Beach, Madeira Beach e Píer 60. 

Além das areias branquinhas e do mar azul, elas figuram entre as melhores do país. Se você está em busca de agitação,  siga para a Píer 60. Além, de ser um ótimo lugar para ver e ser visto, é ideal para quem viaja com crianças. As areias abrigam uma ampla estrutura para a diversão dos pequenos, com toboáguas infláveis.  

Se o seu ideal de descanso são momentos de ócio à beira-mar, escolha a Madeira Beach ou a St. Pete Beach, com areias branquinhas, água morna e cristalina. Na orla de Madeira Beach fica o Village Boulevard, ruazinha com várias lojas, bares e restaurantes, entre eles a Mad Beach Craft Brewing Company, uma das principais cervejarias da região de St. Pete e Clearwater. A oferta de cervejas é vasta e tem uma grande variedade de lagers, IPAs e Pale Ales.













Já a praia de St. Pete abriga outro ícone da cidade, o The Don Cesar. Inaugurado em 1928, o hotel tem uma arquitetura peculiar, que lembra um imenso navio, e se destaca na praia de St. Pete com sua pintura cor-de-rosa. O empreendimento tem 241 luxuosos quartos com vista do Golfo do México,  duas piscinas externas aquecidas e um spa, o Oceana, que oferece massagens e terapias. Ali  também fica o The Dewey Beach Bar & Grill, restaurante que tem como proposta oferecer uma culinária saborosa e despojada, com entradas criativas, ótimas opções de peixes e carnes. 

Há ainda outra opção interessante para curtir o mar da região, a Dog Beach, que fica no Fort de Soto Park, um parque formado por cinco ilhas conectadas por pontes, e calçadas. Como o nome sugere, cães, ali, são mais que bem-vindos. Depois da farra com os pets, vale a pena seguir para a Central Avenue e conhecer os bares e atrações do lugar, entre eles o curioso Hatchet Hangout – Axe Throwing St. Pete, um clube de arremesso de machados. Sim, você leu certo. A diversão, nesse espaço, é atirar as peças e acertar em alvos localizados a alguns metros. E, acredite, é bem relaxante e seguro. 

Piquenique em Vinoy Park

Para quem gosta de emoções mais fortes, a dica é navegar a costa a bordo de um speed boat, pequenas lanchas operadas pelo próprio passageiro. A empresa Tampa Speed Boat Adventures aluga os velozes barquinhos e dá orientações de como operá-los. Os visitantes seguem o guia em um passeio que passa pelo mar da praia de St. Pete e por Tampa Bay. Quer ter uma visão ainda melhor da região? Sobrevoe a área de helicóptero. A Tampa Bay Aviation oferece voos saindo de Vinoy Park, passando pelos principais pontos de St. Petersburg. 

A cidade tem, ainda, uma agitada vida cultural. Em Downtown estão alguns dos principais museus, a exemplo do The James Museum. Inaugurado em 2018 pelo empresário Thomas James, o lugar tem um acervo que inclui pinturas, esculturas, joias e artefatos de artistas dos séculos 20 e 21. Entre eles belas esculturas de bronze que representam diferentes épocas e personagens da história dos Estados Unidos. Perto dali fica a Chihuly Collection, galeria de arte com obras de Dale Chihuly, um dos principais nomes da arte em vidro. A coleção inclui instalações de grandes escalas, como o Ruby Red Icicle Chandelier, imponente lustre criado especificamente para a coleção. 

Seguindo para a área do St. Pete Píer, é possível conhecer  o Dalí Museum, com trabalhos de Salvador Dalí. A coleção inclui mais de 2.400 obras de todos os momentos e em todos os meios de sua atividade artística, incluindo pinturas a óleo, muitos desenhos originais, ilustrações de livros, livros de artista, gravuras, esculturas, fotos, manuscritos e um extenso arquivo de documentos. 

Uma boa forma de finalizar o dia é fazendo um piquenique em Vinoy Park, às margens de Tampa Bay. A empresa The Picnic Boys monta uma elaborada mesa com pães, biscoitos, frios e queijos, além de bebidas. Uma experiência inesquecível. 





Quer conhecer a Flórida? Reserve já suas passagens no site da Azul ou programe uma experiência completa na Azul Viagens.