Praias mais bonitas do Brasil: guia completo de todas as regiões

Todo verão, muitos brasileiros fazem o mesmo movimento: procuram ávidos por praias para passar as férias. Você está nesse grupo? De fato, existem muitas opções, e a lista de praias mais bonitas do Brasil é tão grande que chega até a dar pena escolher uma só, não é?

No entanto, existem alguns endereços que são um consenso quando o assunto é beleza. Alguns exemplos? Fernando de Noronha, Ilhabela, Alter do Chão, e muitas outras que falaremos neste post.





Então, se você está querendo saber quais são as melhores praias das regiões brasileiras, continue a seguir!





Quantas praias tem o Brasil?

Dos 26 estados brasileiros, 17 deles têm praias, totalizando 2.095. Você sabia que muitas delas são consideradas as mais bonitas do mundo? Algumas, como a de Ipanema, já estamparam diversas produções cinematográficas com sua paisagem monumental. 

Mas quando olhamos para cada região, podemos perceber que cada lugar do Brasil tem sua praia para chamar de paraíso. A seguir, vamos conhecer as mais belas praias, separadas por regiões!





Praias mais bonitas do Nordeste

Essa região pode ser considerada a rainha, quando falamos de praias. Quem nunca se encantou com as areias de Alagoas? Ou as localizadas no litoral baiano? Com um clima quente, uma gastronomia rica, as melhores paisagens estão na região. Vamos conhecer algumas. Continue!

Praia da Baía do Sancho — Pernambuco

A Praia da Baía do Sancho está localizada no litoral do nordeste de Fernando de Noronha. Ela é cercada por um paredão de pedras, sendo possível acessá-la só pelo mar ou por uma escadaria no meio de uma fenda de pedra. Logo, não é uma praia tão fácil de chegar, mas tem uma vista incrível. 

Sua areia é branca, com águas límpidas, de um tom turquesa, muito frequentada por banhistas e surfistas. A região ainda abriga um grande número de tartarugas marinhas e várias espécies de caranguejos, ideal para quem gosta de observar a natureza.

Praia da Lagoa do Paraíso — Ceará

A praia está situada no município deJericoacoara, sendo considerada uma das mais belas da região. O local fica em uma pequena vila, rodeada pela Mata Atlântica e cercada por dunas — o único problema é o acesso. Como não tem estradas para se chegar lá, é preciso passar pelas montanhas de areias e nem todos os veículos têm condições de fazer esse trajeto.

Porém, por sua vista incrível e água doce e cristalina, é um dos destinos turísticos mais procurados e está entre as praias mais bonitas do Brasil. O acesso da vila de Jericoacoara até a praia é de 30 minutos, e é comum para quem vai visitar a região paradisíaca utilizar um buggy ou um carro 4×4 para atravessar as dunas.

Praia de Taipu de Fora — Bahia

Na Península de Maraú, em Barra Grande, fica um dos mais fascinantes cenários da Bahia. A praia de Taipu de Fora encanta pelas suas piscinas naturais, além dos arrecifes e corais.

Os tons azuis e a aparência cristalina das águas encantam que vai visitar a região. É, também, um lugar com fácil acesso: as piscinas naturais podem ser encontradas entrando no mar, visto que elas se formam quando a maré está baixa.

Praia da Baía dos Golfinhos — Rio Grande do Norte

Localizada no Parque Estadual Ecológico da Pipa, a praia da Baía dos Golfinhos é um dos destinos mais interessantes para quem vai para o Rio Grande do Norte e quer ir um pouco além dos passeios em Natal. É uma região conhecida pelas suas águas límpidas e pelos golfinhos que, muitas vezes, são vistos nadando perto da costa.

Além disso, é possível relaxar na faixa de areia, passear pela jardineira e ver o maravilhoso pôr do sol na Lagoa Guaraíras. A praia é acessível quando a maré está baixa e dá para atravessar o caminho sem água. A partir do centro da cidade, existem vários restaurantes e bares nas proximidades.

Praia da Ponta do Mutá — Bahia

Pelourinho, Chapada Diamantina e Farol da Barra são só alguns exemplos de pontos turísticos na Bahia. Porém, não é segredo para ninguém que esse estado é cheio de lugares maravilhosos. Seja para ficar um dia, seja para uma estadia mais longa, a praia da Ponta do Mutá é um ótimo lugar para se visitar. Por do sol bonito, vista encantadora e muito lazer, com bares para todos os gostos.

Localizada na Barra Grande, durante o dia, você pode nadar, tomar sol e relaxar em suas areias e, à noite, curtir a vida agitada, com direito até a fogueira. O lugar é conhecido por suas águas cristalinas, areia branca e paisagens encantadoras, e para quem gosta de surf e natação é um ótimo local. Também fica próxima a outras atrações populares de Barra Grande, como a Praia da Pitinga e a Praia de Taipu de Fora.

Praia Maraú — Bahia

Mais uma praia localizada em terras baianas, a Praia Maraú se destaca por ter uma vista deslumbrante. Com uma faixa de água azul e areia dourada, o cenário parece ter saído de um filme.

Para dar ainda mais o tom praiano, é possível ver uma fileira de coqueiros que embelezam a região. Há uma vida comercial agitada, com vários bares na orla. Na maré baixa, os turistas conseguem nadar em suas piscinas naturais.





Praias mais bonitas do Sudeste

Representado por cidades que se destacam pela vida urbana, prédios e carros, o Sudeste teve a sorte de conseguir mesclar tanto capitais bastante populares no país quanto uma extensa faixa litorânea. Aqui, você vai conhecer algumas das suas principais praias. Continue!

Praia Brava — Rio de Janeiro

Búzios é conhecida por ser uma região repleta de praias maravilhosas. Poderíamos dizer que a Praia Brava é só mais uma das representantes, e realmente faz jus a uma série de outros lugares tão bonitos quanto. A sua beleza pode ser vista, inclusive, no caminho até a praia — a paisagem do mirante é encantadora.

Além disso, é um local perfeito tanto para quem deseja tranquilidade quanto para quem gosta de agitação. O lugar pode ser dividido em duas faixas: no seu canto esquerdo, há bares e quiosques com drinks decorativos. Já no direito, é mais vazio, o que é perfeito para quem só quer curtir o local.

Praia da Ilha do Prumirim — São Paulo

Situada na Ilha do Prumirim, em Ubatuba, encontra-se uma das praias mais bonitas do Brasil. Com águas transparentes e areia branquinha, é uma paisagem excelente para tirar fotos maravilhosas.

Uma das suas características principais é ter mar raso e bastante calmo. Para quem gosta de praticar snorkel, essa ilha é perfeita. Além disso, é possível mergulhar e ver as diversas espécies de peixes e tartarugas que frequentam o local.

Praia de Lopes Mendes — Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um lugar repleto de praias maravilhosas, e a de Lopes Mendes não poderia ser diferente. O ponto turístico fica na Ilha Grande, Angra dos Reis, e é perfeito para quem está buscando menos agitação e só quer curtir a natureza. Isso porque, com uma extensão de três quilômetros, é uma área desabitada e bastante preservada.

A Praia de Lopes Mendes é voltada ao mar aberto, na costa do Oceano Atlântico. Por causa disso, é um ponto perfeito para surfistas — as águas são mais agitadas e formam ondas perfeitas.

Existem duas maneiras de acessar a praia: por barco ou pela trilha. O único problema é que é uma região de muitas chuvas, portanto, para quem quer aproveitar um dia de céu azul, é importante ficar de olho na previsão do tempo.

Praia do Jabaquara — São Paulo

Com montanhas cheias de mata, a praia do Jabaquara, em Ilhabela, oferece uma paisagem não só bonita, mas paradisíaca. A água tem diversos tons de verde e azul, e até parece uma ilha perdida de algum filme.

A faixa de areia é de mais ou menos 500 metros, bem larga. Em períodos de baixa temporada, a praia costuma ficar bem vazia. O ponto alto ocorre nos feriados, quando atrai muitos turistas.

Seu acesso é mais facilitado do que as outras praias de Ilhabela, não é necessário ir de barco. Porém, é bom usar um repelente, pois há muitos borrachudos, por causa de sua vegetação abundante.

Praia do Farol — Rio de Janeiro

Como parte do Arraial do Cabo, a Praia do Farol se destaca pelo seu acesso limitado. Por ser protegida pela Marinha, para conseguir um passeio de barco é preciso pedir autorização, além disso, há limite para o tempo de visita — 45 minutos por embarcação. No entanto, a beleza dessa praia vale passar por essa limitação. 

Sua faixa de areia é branquinha com uma vista para um mar tão azul e cristalino, que em dias de sol, o turista fica hipnotizado com a perfeição. Parecendo, inclusive, que está em uma praia do Caribe. Ainda é possível ver diversos animais, como tartarugas, arraias, golfinhos e até orcas.

Praia do Sono — Rio de Janeiro

A Praia do Sono faz parte do conjunto de praias de Paraty, e está entre as praias mais bonitas do Brasil. O local tem uma grande faixa de areia, águas com um tom azulado e muita vegetação. É perfeito para quem deseja passar férias ou tem um espírito mais aventureiro.

O melhor é que, a partir da Praia do Sono, o viajante pode curtir, também, as praias vizinhas: Antigos, Antiguinhos e a Praia de Ponta Negra. O único empecilho é o seu acesso, que se dá por barco, ou caminhando por 4 quilômetros pela Mata Atlântica. O início da trilha fica no Condomínio Laranjeiras, que também é o local de saída das embarcações.





Praias mais bonitas do Sul

Conhecida pelas suas baixas temperaturas, a região Sul tem uma faixa litorânea com praias muito bonitas, e que são uma ótima oportunidade de descanso e lazer. Vamos conhecer algumas das opções. Confira!

Praia da Ilha do Campeche — Santa Catarina

Localizada na capital do estado, em Florianópolis, a Ilha do Campeche dispensa apresentações quando o assunto é beleza. É, sem dúvida, um dos destinos mais lindos da região, e que não deixa a desejar para nenhuma outra praia brasileira.

O local é um patrimônio arqueológico, com águas transparentes e tons esverdeados, areia branquíssima, e a garantia de que o viajante poderá relaxar por muitas horas. O seu acesso se dá por duas praias: da Armação e do Campeche. Dali, o turista pode pegar um barco e fazer a travessia. Como faz parte de uma unidade de preservação, o número de visitas é limitado.

Praia da Lagoinha do Leste — Santa Catarina

Essa é mais uma praia encontrada capital do estado, com um visual de tirar o fôlego. Faixa de areia clara, água com tons de azul, dunas e morros que deixam a paisagem ainda mais bonita.

Seus morros estão cobertos com a Mata Atlântica e, além do acesso ao mar, o viajante poderá usufruir suas cachoeiras, a lagoa e o costão. Para quem gosta de surf, as suas águas proporcionam boas ondas.

No entanto, o acesso é um dos mais complicados da região, se a escolha for pelas trilhas, e não de barco. É preciso passar pelos costões cheios de rochas.

Praia das Encantadas — Paraná

Sem dúvida, a Praia das Encantadas está entre umas das mais belas paisagens do país. Com uma visão que parece saída de um filme, ela agrada ainda mais por ser um lugar bastante tranquilo, apesar de, em alta temporada, ser frequentada por muitos turistas.

Sua água límpida e a faixa de areia extensa são um belo motivo para a visita. Porém, ver o pôr do sol pela gruta das Encantadas é uma experiência inesquecível. O turista também poderá fazer trilhas ecológicas, ir a restaurantes e curtir os bares do entorno.

O acesso à Ilha é por meio de barco, a partir de Pontal do Sul e Paranaguá em Curitiba. Um detalhe: como não é permitido andar de carro, os meios de transporte são apenas de bicicleta ou a pé.

Praia da Ferrugem — Santa Catarina

Com dunas revestidas de verde, muita vegetação e uma água cristalina, a Praia da Ferrugem é um dos destinos de Garopaba que o viajante não pode perder. A praia é um ponto de encontro de muitos surfistas, já que o canto norte tem ondas fortíssimas, além do Bar do Zado — à beira mar.

No sul, o viajante poderá encontrar um depósito de conchas, além do Morro do Índio. Se sua intenção é curtir as areias e tomar sol, avisamos que não há comércio nem para aluguel de guarda-sol. Então, vá com tudo o que precisa, como cadeiras, isopor com bebidas, tendas etc.

Praia do Rosa — Santa Catarina

A Praia do Rosa fica no município de Imbituba, tem uma paisagem incrível, coberta com morros repletos de vegetação e uma água azul e cristalina. Para quem adora a natureza, é uma ótima oportunidade para ficar em um lugar cheio de verde.

As pousadas estão localizadas em mata nativa, com uma estrutura sustentável. Muitos dos lugares para a estadia oferecem uma vista maravilhosa, em especial, a Pousada Caminho do Rei. Também é possível visitar as lagoas do Meio e do Ibiraquera, com água salgada — são ideias para praticar stand-up paddle.





Praias de água doce do Centro-Oeste

O Brasil é um país com dimensões continentais e existem praias para todos os gostos, inclusive, de água doce. Em especial, as praias dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, Maranhão, são um exemplo disso. 

As lagoas dos lençóis conseguem formar uma paisagem incrível, vista somente nessa região. Com ajuda da chuva, piscinas de água doce são formadas ao longo do local. Água límpida com tons esverdeados contrastam com o branco das areias. O turista encontrará quatro praias: Praia da Capivara, Praia do Bonzinho, Praia do Guajiru e Praia do Rio Negro.





Praias da região Norte

Com um dos lugares com maior vegetação do país, conhecido pela sua fauna e por conter boa parte da Floresta Amazônica, a região Norte, por si só, já é um ótimo ponto turístico. Porém, ainda pode proporcionar praias belíssimas. Saiba mais sobre as duas principais!

Ponta do Cururu — Pará

Esse é um local que, segundo o jornal The Guardian, é a praia mais bonita do Brasil. E não é para menos: localizada às margens do Rio Tapajós, é uma praia de água doce que todos os anos atrai diversos turistas.

O local, bastante tranquilo, é bem diferente do ambiente praiano de outras regiões do país. A água é oriunda do rio, com uma faixa de areia onde os visitantes ficam. O ambiente é bastante natural e com pouca urbanização.

Para chegar até a praia, é preciso ir até a vila de Alter do Chão, local que fica a 30 minutos de carro da Cidade de Santarém. O acesso até a praia se dá por barco, já que é proibido o trânsito de veículos no local.

Praia do Tupé — Amazônia

Essa é uma das praias mais curiosas que mostramos aqui, pois ela não está disponível o ano todo. Para visitá-la, o turista precisa ir entre agosto e março, quando o Rio Negro está baixo.

Com sua paisagem cheia de verde, é considerada um paraíso da biodiversidade em Manaus, no estado do Amazônia. Além disso, a região tem uma cultura bastante forte de sustentabilidade. As seis comunidades que vivem no local têm como base o turismo e a agricultura familiar.





Estados que não têm praias

Apesar de o Brasil ser um país abençoado com diversas praias, inclusive, com uma faixa extensa de litoral, ainda existem estados que não são banhados pelo mar. Eles são Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Roraima e Tocantins.





A escolha do destino ideal, entre as praias mais bonitas do Brasil

Você acompanhou, ao longo deste texto, como cada região do país tem praias belíssimas, que podem garantir uma experiência inesquecível para quem viaja. Porém, com tantas opções, é difícil escolher aquela que será a ideal. Separamos aqui, algumas dicas. Confira!





Defina um orçamento

Vamos começar por aquilo que interessa: o orçamento. Claro, as paisagens lindas são muito importantes na escolha, mas saber o quanto gastará é fundamental para ter uma experiência completa.

Nesse sentido, é interessante definir um limite nos gastos, principalmente, contando tanto com a passagem quanto estadia, comida e passeios pela região. Aproveite para fazer uma pesquisa sobre o comércio e os custos em geral, para que possa ter uma boa estimativa.





Dê atenção ao tempo de viagem

A preocupação com o tempo de viagem vai depender do período que você tem disponível para tirar férias. Procure ser realista: se só tiver uma semana, então, a escolha não pode ser muito longe, pois as chances de você perder tempo com o trajeto são grandes. Agora, se tiver mais tempo, pode optar por um local mais afastado, inclusive, planejar melhor a viagem.





Pesquise sobre as características da praia

Sabemos que é comum pensar que todas as praias são iguais. Mas, como cada região do país tem um clima diferente, inclusive, com fenômenos naturais distintos, é importante que se pesquise bem as características da praia.

Uma atenção especial vai para a força do mar. Afinal, para quem vai querer aproveitar um pouco da água, é importante escolher lugares menos agitados. A não ser, é claro, que você seja surfista ou pratique outros esportes aquáticos.





Conheça a infraestrutura

Quando procuramos sobre as praias, as imagens que encontramos na internet mostram belíssimas paisagens. Porém, é preciso ter o pé no chão em relação à escolha. Não podemos negar que existam lugares em que há pouca infraestrutura, e é importante levá-la em consideração. 

Especialmente, a quantidade de comércio, se há postos de saúde, lugares para a estadia e transporte. Isso é muito importante para que você tenha uma viagem mais segura. 

Sem dúvidas, o país tem uma faixa litorânea não só extensa, mas com paisagens maravilhosas. Devemos dizer que não foi fácil escolher, no meio de tantas, um conjunto que representasse bem as praias mais bonitas do Brasil. Porém, baseamos essa lista em locais que não só proporcionam beleza, mas que representam todas as regiões do país.





Gostou de saber mais sobre as praias brasileiras? Então, conheça mais lugares para viajar!