azul praias de portugal

Praias de Portugal: as belezas do litoral lusitano

Você já ouviu falar sobre as praias de Portugal? O país, berço de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago, está ganhando destaque na lista dos destinos que os brasileiros mais desejam visitar. Isso porque, além de contar com diversas atrações históricas e literárias, as praias lusitanas completam o cenário turístico.

As terras portuguesas estão repletas de praias paradisíacas e cidades litorâneas, com pequenos centros e construções típicas, que representam a história da região.

Se você se interessou em saber mais detalhes sobre as praias de Portugal, continue lendo este artigo e descubra quais as melhores alternativas para a sua viagem!

Ponto de partida

Mas, afinal, por onde começar? O primeiro passo é traçar um roteiro detalhado e definir qual é a melhor maneira de acessar cada lugar, já que as opções são inúmeras. Para isso, a sugestão é desembarcar em Lisboa, ou na cidade do Porto, e a partir de um desses pontos ir desbravando a costa litorânea do país.

Vale a pena incluir em seu planejamento mais alguns dias para aproveitar a capital lusitana e o município portuense, pois a gama de atrativos que ambas as cidades oferecem compensa o pequeno desvio na programação.

Praia de Galápos e Galapinhos

Como primeiras da lista estão as praias de Galápos e sua vizinha, Galapinhos. Ambas estão localizadas no Parque Nacional da Arrábida, situado no distrito de Setúbal, à aproximadamente 50 km ao sul de Lisboa.

A praia de Galápos é a mais estruturada das duas, com acesso bem sinalizado e movimentação mais constante de pessoas. Além disso, está rodeada pela Serra da Arrábida, o que a torna uma das praias com maior interação com a natureza.

Já a irmã, Galapinhos, é uma praia considerada isolada. Chegar até o lugar pode ser um desafio e, por conta disso, é praticamente deserta e sem nenhum tipo de comodidade em sua orla — nem mesmo banheiro.

No entanto, as águas calmas e cristalinas — cercadas por muito verde — compensam esses obstáculos, pois, para quem busca sossego total e conexão com o ambiente natural, essa é a melhor pedida.

Praia da Rocha

A praia da Rocha está localizada em Portimão, município que pertence à região de Algarve. Essa região é conhecida por abrigar as mais belas praias do litoral português e está situada na porção sul do país.

Algumas das características marcantes dessa costa litorânea são as falésias coloridas que circundam as águas, o tom de mar azul esverdeado em todas as praias, e as faixas de areia fina e bem branca.

Seguindo esse “padrão algarvio”, a praia da Rocha encanta seus visitantes por sua beleza natural, além de agradar por sua extensão areal. Esse é um destino comum entre os portugueses e caiu no gosto dos turistas, assim que começou a ser frequentado. Lá, você pode encontrar boa infraestrutura, além de água limpa e cristalina para aproveitar um mergulho.

Praia da Marinha

Você sabia que essa praia é considerada pelo Guia Michelin como uma das mais belas da Europa? E não é para menos! A praia da Marinha é envolta por uma orla rochosa, falésias, grutas, cavernas e algares, que a transformam em um espetáculo à parte.

Por conta dos paredões em sua volta, as águas são calmas e propícias para mergulhos — inclusive de crianças — pois o vento não consegue agir sobre elas. Apesar dessa naturalidade e pouquíssima ação humana, ainda é possível encontrar boa estrutura no local.

Essa praia — também conhecida como praia Dourada — é mais uma que faz parte da região do Algarve. Está entre os municípios de Lagoas e Carvoeiro, ambos pertencentes ao conglomerado.

Dentre as opções do litoral lusitano, esse destino é bem disputado em épocas de veraneio e está entre os mais lembrados e reconhecidos quando o assunto são as praias de Portugal. Portanto, não esqueça de inclui-lo em sua visita.

Praia de São Rafael

A pequena praia de São Rafael está nos limites da cidade de Albufeira, ainda em território algarvio, e é acessada por uma escadaria com nível de dificuldade razoável. No alto de sua localização são oferecidos alguns serviços e comodidades, o que permite estender um pouco o passeio por essas bandas.

As características comuns às praias da região também são encontradas aqui e o ambiente, composto por rochas e paredes naturais, faz frente à qualquer uma de suas belíssimas vizinhas. Para mergulhos, é preciso cautela com relação às rochas que ficam submersas em algumas áreas. Então, não se esqueça: tenha atenção na hora de entrar na água.

Praia de Odeceixe

A praia de Odeceixe está em outra região importante de Portugal, o Alentejo. Da mesma forma que em Algarve, várias cidades, aldeias e vilas compõe essa porção do país — situada mais a centro-sul.

A Odeceixe fica no município de Aljezur e é banhada tanto pelo mar quanto pelo rio Seixe. Já pensou em ter, no mesmo lugar, duas opções como essas para aproveitar?

Quando na maré baixa, o mar costuma brindar os visitantes da praia com algumas piscinas naturais. Assim, as famílias podem aproveitar, sem preocupação, um mergulho com vistas ao cenário paradisíaco que por muitos anos foi considerado um dos mais belos do litoral português.

Praia de Nazaré

A praia de Nazaré é a mais conhecida praia portuguesa entre os brasileiros. Você já ouviu falar sobre os campeonatos de surf e práticas de desporto marítimo que são realizadas no local?

As águas de Nazaré conseguem gerar ondas gigantescas — beirando aos trinta metros de altura! Por esse motivo, é preciso ter cautela com o mar, caso esse seja o destino escolhido. Quer uma sugestão? Procure pelas áreas da orla que são adequadas para banho.

A praia conta com uma boa faixa de areia, com bastante circulação de pessoas e muitas opções de serviços à disposição. Está localizada na costa oeste do país e é totalmente integrada à área urbana da cidade, o que colabora para o alto fluxo de visitantes.

E então, gostou da nossa seleção? Essas são algumas das melhores praias de Portugal e ainda existem muitas outras espalhadas pelo litoral português, tão belas quanto as que citamos.

Agora que você já conhece o universo de possibilidades de praias a serem exploradas por lá, pode começar a preparar sua viagem para Portugal. Basta definir seu ponto de partida — a cidade do Porto, ou Lisboa — e correr para providenciar as suas passagens e de sua família, na Azul.

Além dos voos para as cidades do Porto e Lisboa, a Azul conta com uma malha aérea que atende mais de 100 destinos. Aproveite para comprar sua próxima passagem, em nosso site!