Porto de Galinhas é o destino ideal do verão

Com a imbatível combinação de belas praias, piscinas naturais e rica gastronomia, Porto de Galinhas desponta como o destino ideal para se visitar neste verão

fotos Gui Gomes





Piscinas naturais formadas pelos corais de arrecifes

Com 187 km de extensão, o litoral de Pernambuco ocupa apenas 2,5% da costa brasileira. Mas como tamanho não é documento, o estado pode se orgulhar de ter algumas das praias mais bonitas – e disputadas – do País. Como Porto de Galinhas, que volta a ser um dos destinos mais procurados no Nordeste desde a retomada do turismo doméstico. Desbravamos o agitado balneário e montamos um roteiro para você curtir suas férias de verão.

Situado no município de Ipojuca, a 64 km de Recife, Porto de Galinhas é um dos locais mais procurados do Nordeste brasileiro. Desde setembro, Porto tem registrado altas taxas de ocupação nos hotéis e surge como destino ideal para passar o verão. Pudera. O balneário reúne belezas como praias paradisíacas, incríveis piscinas naturais nos corais de arrecifes e uma agitada vila no centrinho, com lojas, bares, música ao vivo e bons restaurantes.

As praias, claro, são as principais estrelas do destino, que possui 15 km de litoral. A mais movimentada é a Praia da Vila, no Centro de Porto. É dali que partem as jangadas para as piscinas naturais, a cinco minutos da orla. Esse é um passeio imperdível, especialmente quando a maré está baixa e os corais aparecem, criando as tais piscinas de águas cristalinas, cheias de peixes – uma delas lembra o mapa do Brasil. Para aproveitar melhor essa paisagem, verifique antes a tábua de marés para saber o dia e o horário em que estarão mais baixas.

Vale conhecer as outras praias da região. Uma das opções é o passeio de bugue Ponta a Ponta. No trecho mais ao Norte fica Muro Alto, cuja praia está situada entre um paredão de areia repleto de coqueiros e um arrecife de corais. Suas águas, portanto, são tranquilas e morninhas, como as de uma piscina. A segunda parada é o Pontal do Cupe, um trecho ideal para quem quer ficar mais afastado do burburinho das praias próximas do centrinho da Vila. Ali começa a Praia do Cupe, com 5 km de extensão, porém com poucos banhistas, por causa das ondas fortes. O passeio de bugue ainda segue até o Pontal do Maracaípe, na ponta Sul – mas falaremos dessa região um pouco mais para frente.













A gastronomia é uma atração à parte em Porto de Galinhas. Há desde casas consagradas, como o Beijupirá, até os famosos crepes da La Crêperie – o de filé com molho de funghi reduzido no conhaque é de comer sorrindo. Dois dos mais concorridos restaurantes da cidade, aliás, são do chef Felipe Barreto. Carioca de nascença, Felipe adotou Porto de Galinhas há 18 anos, quando abriu o Munganga Bistrô, cujo arejado salão fica de frente para o mar, decorado com coloridas estátuas de galinhas esculpidas pelo mestre Carcará. O menu é uma tentação. Prove os crocantes camarões empanados com coco e a lagosta grelhada, acompanhados de um espumante e da brisa que vem do oceano. A segunda casa de Felipe é o italianíssimo La Tratoria, com poucas – e disputadas – mesas, só no jantar. É a hora ideal para uma lasanha e um bom vinho.

Vista aérea da região, durante o voo de paramotor

Um dos passeios obrigatórios para quem está em Porto de Galinhas é um tour na Praia dos Carneiros, a uma hora dali, já no município de Tamandaré. Obrigatório porque esse é um dos trechos mais bonitos do litoral pernambucano – e, dizem, uma das praias mais bonitas do País. Com 5 km de extensão, as areias brancas de Carneiros ficam entre o verde vívido de extenso coqueiral e as águas azuis quase turquesa do mar. Tudo isso salpicado com as cores vivas dos catamarãs e barcos explorando a costa e levando visitantes à barreira de arrecifes.

Os passeios de catamarãs são uma ótima oportunidade de observar a praia a partir do mar e explorar as piscinas naturais dos corais. O tour aquático também passa por diferentes trechos da costa, como a Prainha do Rio Formoso e o morro cujo desenho lembra um imenso jacaré. Vale também registrar a Capela de São Benedito, construída no século 18, com sua pitoresca fachada branca e verde. Para passar o dia com mais conforto, vale utilizar o restaurante Bora Bora como ponto de apoio. Localizado a 100 m da praia, tem parque infantil, estacionamento, chuveiros e vestiários. O forte da casa são os frutos do mar, como o Camarão Bora Bora (preparado com molho quatro queijos e servido num coco verde) e a patola de caranguejo com vinagrete, além de ótimas caipirinhas de frutas.













Uma temporada em Porto de Galinhas não seria completa sem um pulinho na vizinha Maracaípe, a cerca de 2 km na direção Sul. Principalmente se você busca um canto mais tranquilo. Agito ali só das ondas mesmo – tanto que a região sedia campeonatos do Circuito Brasileiro de Surfe. É o local perfeito para passar o dia curtindo a praia sossegada, relaxar na sombra dos coqueirais, fazer um passeio de jangada pelo rio no Pontal do Maracaípe e curtir o fim de tarde no Bar do Galo, localizado no meio do manguezal.





LEIA TAMBÉM: O que curtir em Foz do Iguaçu





Você pode adicionar mais emoção ao seu roteiro. Em Maracaípe você pode fazer um voo panorâmico em um paramotor e ter a vista mais próxima que uma ave teria ao sobrevoar a região. O eletrizante tour aéreo, que dura cerca de 15 minutos e sobrevoa o trecho costeiro entre Maracaípe e Porto de Galinhas, é realizado por Sérgio Voador, da Nordeste Fly. Com experiência de 20 anos de voo, Sérgio diz que a segurança é o fator principal de seu negócio. “Temos de respeitar a natureza. Se as condições do tempo não são favoráveis, transferimos os voos para o dia seguinte”, afirma.













Quando bater a fome, a dica é almoçar no João Restaurante, que fica à beira da praia e tem até uma piscina. As receitas chegam em porções generosas e muito bem executadas. Como o crocante peixe-agulha frito com macaxeira e o arrumadinho de charque, na entrada; o famoso camarão havaiano, servido no abacaxi e acompanhado de purê de abóbora e arroz de castanha; e a aromática moqueca mista de peixe e camarão, com arroz, farofa de dendê e pirão. Aproveite para provar a deliciosa caipirinha de caju, limão siciliano e mel e terminar sua refeição com a Delícia Pernambucana, uma taça com bolo de rolo, sorvete de tapioca, calda de goiabada e castanha-de-caju. Quer uma maneira melhor de guardar na memória a sua viagem para Porto de Galinhas?





Quer ter férias paradisíacas em Porto de Galinhas? Reserve já suas passagens no site da Azul ou programe uma experiência completa na Azul Viagens.