pontos turísticos do Distrito Federal

Pontos turísticos do Distrito Federal: conheça a história e o que visitar na capital brasileira

Imagine alguém sonhar com uma construção urbanística para trazer mais modernidade, empregos e imponência a um local. Esse sonho se realizou com no governo do 21º presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, desenvolvendo o Distrito Federal e seus vários pontos turísticos. 

No entanto, engana-se e perde oportunidades de turismo quem pensa que a capital do País é apenas voltada para resolver negócios e questões políticas. Por exemplo, você gosta de arquitetura moderna? História? Jardins e natureza?

Nesse caso, Brasília, a capital do Brasil, tem muito o que oferecer. Continue a leitura e saiba mais sobre ela!





Como surgiu Brasília?

O Rio de Janeiro foi capital do Brasil de 1763 até 1960, quando esse título passou para Brasília. Isso porque os políticos pensavam em criar uma capital novinha em folha e totalmente planejada. Além disso, a localização costeira da cidade carioca deixava o rio suscetível a ataques estrangeiros e navais.

Ou seja, concluíram que o Brasil precisava de uma nova capital, mas qual e como isso ocorreria, só foi definido 150 anos depois. O assunto voltou à tona nas promessas de campanha política em que Juscelino Kubitschek concorria. 

Lembra-se do Plano de Metas estudado nas aulas de História no colégio? Ele foi lançado pelo ex-presidente JK, que pretendia evoluir 50 anos do Brasil em apenas 5. Uma delas foi a construção de Brasília, iniciada em 1957, e finalizada três anos depois. 

Para o surgimento de Brasília, além do levantamento de uma boa quantia, foi lançado um concurso para definir o melhor projeto urbanístico. O vitorioso nessa história foi o arquiteto Lúcio Costa, cujo desenho da cidade foi projetado para lembrar uma borboleta, embora muitos associem a um avião.





Como chegar em Brasília?

Quer ir além dos livros de história e acompanhar a construção de Brasília de perto? É possível fazer isso de avião ou ônibus. Afinal, o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) e a Rodovia Interestadual são centralizados e se ligam com todas as regiões brasileiras. 

Se optar pela via aérea, pela rapidez e conforto proporcionados, saiba que o BSB é um importante ponto de conexões e escalas. Logo, é fácil sair de qualquer outro aeroporto, nacional ou internacional, e pousar no de Brasília. 

Para sair de lá e conhecer os pontos turísticos do Distrito Federal, existem aplicativos de corrida, táxi, ônibus executivo, ônibus comum e aluguel de carros.





Em que região está localizada a capital do Brasil?

Brasília fica no Centro do País, o que explica a região também ser conhecida como Planalto Central. Já ouviu falar? Trata-se de uma área dentro do estado de Goiás, conhecida pelas inúmeras montanhas paisagísticas, no Centro-Oeste do Brasil.





Quais são os principais pontos turísticos do Distrito Federal?

Existem inúmeros e é importante planejar, no mínimo, três dias para visitar o local e conhecer os espaços. Confira algumas sugestões para incluir no seu roteiro!

Catedral Metropolitana 

Dificilmente você não conheceu esse ponto turístico em imagens, vídeos ou cartões-postais referentes a Brasília. Afinal, o espaço moderno e com telhado similar a uma cabana é um dos mais famosos da capital do Brasil.

A Catedral Metropolitana foi construída em 1970 e idealizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Então, especialmente, se você curte apreciar arquitetura moderna, ficará com os olhos brilhando ao ver de perto os 40 metros de altura e as 16 colunas curvas pintadas de branco desse ponto.

A experiência de visitar o local fica ainda mais impressionante porque a única parte visível para quem está de fora é o telhado. Isso por a construção ser subterrânea, e os visitantes devem percorrer um túnel escuro até chegar no interior. Esse fica ainda mais atraente pelo efeito da iluminação natural e das obras de arte presentes.

Congresso Nacional

Sabe o espaço que é marco de momentos políticos importantes, como elaboração de emendas constitucionais? Trata-se do Congresso Nacional, a sede do Poder Legislativo Brasileiro, projetado por Oscar Niemeyer. 

Por ser outro cartão-postal muito conhecido de Brasília, é provável que você já tenha visto imagens que lembram um prato gigante virado para baixo e outro para cima. A ideia do arquiteto foi simbolizar o poder do povo, que vem de baixo para cima, já que os deputados devem fazer isso. A outra concha, voltada para baixo, simboliza a vontade do Estado. 

Ponte JK

Outro ponto turístico do Distrito Federal muito famoso é a ponte JK, formada por três grandes arcos metálicos em cima da pista e com 1.200 metros de extensão. Se quiser, vale a pena andar um pouco para apreciar e fotografar essa atração, principalmente, ao entardecer. 

Afinal, as cores do pôr do sol tornam a imagem ainda mais chamativa. Além disso, a ponte fica acima da Lagoa Paranoá, espaço de encontros, lazer, prática de esporte etc. Ainda, ela se liga ao lado sul, que se destaca pelos restaurantes.

Estádio Nacional de Brasília

Em Brasília, fica o segundo maior estádio do Brasil, conhecido como Mané Garrincha, em homenagem a um dos maiores jogadores de futebol do País. Assim, o local foi reformado para a Copa do Mundo de 2014. 

Inclusive, ele foi palco de jogos importantes, como a disputa pelo terceiro lugar entre Brasil e Holanda. Então, se você se interessa por futebol ou momentos históricos, vale a pena incluir esse estádio no seu roteiro.





Em que época do ano viajar para Brasília?

A maioria dos pontos turísticos do Distrito Federal se mantêm abertos durante todo ano. No entanto, algumas experiências podem ter um melhor proveito em períodos com menos chuvas, que em Brasília, é de maio a setembro. 

Em todo caso, para ter uma viagem mais confortável, não abra mão da hidratação e coloque na mala roupas mais confortáveis. 

Então, conheceu os principais pontos turísticos do Distrito Federal, a história e outras curiosidades sobre Brasília? O que achou? É importante organizar um roteiro para saber o que visitar, onde comer, local de hospedagem etc. Esse planejamento é essencial para que você tenha uma melhor experiência na viagem. 





Aproveite para conferir nosso site e olhar esse e outros destinos na Azul Linhas Aéreas Brasileiras para se planejar! 

. .