Os 7 túneis mais incríveis do mundo

Modernas obras arquitetônicas ou passagens integradas à natureza. Confira 7 túneis curiosos, belos, deslumbrantes ou até mesmo pitorescos, que se transformaram em verdadeiras atrações turísticas

por Bruno Segadilha | fotos Divulgação e Unsplash





Tunnel of Love

Klevan // Ucrânia

Coberto por plantas, o trajeto que liga as cidades de Klevan e Orzhiv é considerado um dos cenários mais românticos do mundo. Isso talvez explique o seu carinhoso apelido que ele ganhou: “Túnel do Amor”. Reza a lenda que os casais que percorrem juntos seus cinco quilômetros permanecem unidos para sempre. 





Jacarandas Walk

Pretoria // África do Sul

Como o próprio nome sugere, este túnel é formado pela junção das copas de diversos jacarandás, espécie que foi importada há mais de um século da América do Sul. Vale a pena conhece-lo entre setembro e novembro, quando eles florescem na África do Sul e colorem o espaço urbano de roxo. 





Túnel de Lærdal

Laerdal // Noruega

Três extensas cavernas de luzes azuis e amarelas, com espaços onde os motoristas podem parar para descansar e fotografar o espetáculo interno. Assim é este túnel, que liga as localidades de Lærdal e Aurland e é um dos túneis rodoviários mais compridos do mundo, com 24,5 km de extensão. Foi inaugurado em 2000, depois de cinco anos de construção. 









LEIA TAMBÉM: As rodas-gigantes mais incríveis do mundo





The Dark Hedges

Ballymoney // Irlanda do Norte

O lugar, um corredor de árvores de quase 300 anos onde os galhos se encontram formando um “teto”, já foi cenário de séries como Game of Thrones. Fenômeno natural mais famoso da Irlanda do Norte, este túnel não surgiu por acaso. As espécies foram plantadas para criar uma entrada triunfal na Mansão Gracehill, propriedade do nobre James Stuart. 





Sequoia National Park’s Tunnel Log

Sequoia National Park // Califórnia

O pequeno túnel de 2,4 metros de altura e pouco mais de 5 metros de largura é uma das atrações deste parque nacional na Califórnia, famoso por ter árvores com mais de 80 metros. A estrutura é, na verdade, uma abertura feita no tronco de uma sequoia de cerca de 2 mil anos, que caiu naturalmente em 1937 e permanece lá até hoje. 





Arashiyama Bamboo Grove

Quioto // Japão

Localizado próximo ao Rio Hozu e ao templo de Tenryu-ji, este corredor de bambus é uma das atrações mais emblemáticas de Quioto. A dica é fazer o passeio no começo do dia, quando há poucos visitantes e os primeiros raios de sol atravessam o bambuzal. Não por acaso, é um dos refúgios naturais favoritos dos japoneses e dos turistas. 





Bund Sightseeing Tunnel

Xangai // China

O túnel fechado é uma atração turística em si: o visitante compra o ingresso e atravessa, em um bondinho, as águas do rio Huangpu. O trajeto de 646 metros dura cinco minutos e funciona como um show psicodélico: começa escuro, mas logo se inicia um jogo de luzes e cores, com estímulos sonoros. Os vagões de vidro permitem uma visão de 360 graus das projeções.