O Brasil é repleto de lugares que nos fazem viajar no tempo e refletir sobre nossa cultura e história. Se você gosta de conhecer esses locais, suas histórias e patrimônios, vale a pena aprender o que são sítios históricos e quais os lugares para viajar no Brasil.
Os sítios históricos englobam desde parques nacionais a igrejas, fortes e estações ferroviárias — sem contar as heranças deixadas pelas civilizações pré-colombianas na história do Brasil. É uma verdadeira aventura mergulhar na história do nosso país e descobrir novos lugares que ajudaram a moldar o que o país é hoje.
Se você gosta de entender como foi o passado, os sítios históricos são ótimas formas de se aprofundar. Entenda o que são sítios históricos e quais são os principais locais para visitar no país em busca de contato com esses espaços!
O que são sítios históricos?
Os sítios históricos são lugares que ajudam a conhecer o passado do Brasil. Esses locais recebem esse nome porque foram identificados como relevantes para a história de um país. Ou seja, são considerados de grande importância cultural.
É comum que esses locais tenham construções históricas, como:
- monumentos;
- prédios antigos;
- ruínas;
- estátuas.
É possível fazer visitas aos sítios para conhecer melhor a cultura do nosso país e ver de perto os lugares que foram importantes para a história. Sabia que diversos monumentos, museus e outros locais podem ser considerados sítios históricos?
Aliás, é comum que esses lugares tenham algum tipo de proteção por leis específicas, para garantir a integridade dos locais, de peças, objetos e outros itens.
Quais são as diferenças entre sítio histórico e sítio arqueológico?
Embora esses dois termos possam parecer similares, na prática, são muito diferentes. Um sítio histórico é um lugar ou local significativo, marcado por eventos históricos ou culturais.
Os sítios geralmente são patrimônios históricos, em que seus artefatos, monumentos ou estruturas são preservados para o futuro. Os sítios muitas vezes têm um significado simbólico para as pessoas que vivem no local.
Já um sítio arqueológico é um lugar em que artefatos arqueológicos foram encontrados e preservados. Esses locais são muitas vezes usados para estudar e compreender a história antiga de uma área. Os artefatos encontrados nesses locais podem ter até milhares de anos.
Dessa forma, um sítio histórico preserva o local em que o evento ou cultura aconteceu, enquanto um sítio arqueológico preserva artefatos antigos que podem oferecer informações sobre a história antiga.
Portanto, a principal diferença entre um sítio arqueológico e um sítio histórico é que o primeiro preserva artefatos antigos, enquanto o segundo preserva o local em que o evento ou cultura aconteceu.
Quais os principais sítios históricos do Brasil?
O nosso país é imenso e existem muitos sítios históricos espalhados em diversos locais, de norte a sul do Brasil. Então, confira quais são os principais sítios históricos que você pode visitar e conheça os diferenciais de cada um!
1. Olinda
Um dos mais importantes sítios históricos para visitar no Brasil é o Centro Histórico de Olinda, em Pernambuco. O espaço foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Uma das principais atrações de Olinda é o seu centro histórico, com inúmeras igrejas, casarões coloniais e obras de arte que remontam à época de sua fundação. Você vai poder caminhar pelas ladeiras estreitas, admirando a arquitetura colonial e o cenário urbano que lembra os tempos em que a cidade foi fundada, em meados do século XVI.
Os monumentos remontam à colonização portuguesa e sua arquitetura de portas e janelas compridas, assim como seus famosos azulejos. Além disso, o lugar tem vistas deslumbrantes e uma atmosfera única.
Olinda é um destino imperdível para qualquer um que queira conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura brasileira — e também tem fama por seu Carnaval. Ao ritmo de frevo, todo ano, milhares de foliões acompanham os bonecos gigantes subindo e descendo as ladeiras de Olinda na festa popular mais importante do país.
2. Salvador
O Sítio Histórico de Salvador é um dos principais pontos turísticos da cidade, com uma grande diversidade de cultura e história. A cidade foi fundada em 1549, quando o primeiro capitão-general, Tomé de Sousa, chegou ao Brasil.
O Sítio Histórico da capital baiana, popularmente conhecido como Pelourinho, cobre uma área de mais de 700 hectares, que abrange uma grande parte do centro antigo da cidade. É possível encontrar inúmeros prédios e monumentos históricos, entre eles:
- Palácio Rio Branco;
- Elevador Lacerda;
- Catedral-Basílica de Salvador
- Mercado Modelo;
- Convento de São Francisco.
É possível encontrar vários museus, igrejas e monumentos que contam a história da capital baiana. Uma das melhores coisas sobre o Sítio Histórico de Salvador é que o local oferece aos visitantes um passeio ao passado. Você pode visitar os prédios históricos e se sentir transportado para os tempos coloniais.
Além disso, você vai poder desfrutar de uma variedade de atrações culturais, como shows de música, dança e teatro. Outra vantagem em conhecer Salvador é a sua excelente culinária. O tempero baiano é apreciado tanto por moradores locais quanto por turistas.
3. Ouro Preto
Ouro Preto é mais um lugar incrível para quem gosta de história e cultura. Localizado em Minas Gerais, o sítio foi o primeiro local histórico a ser considerado patrimônio mundial pela UNESCO, em 1980. Ouro Preto conta com ótimas atrações para quem quer conhecer um pouco mais da história do período do Ciclo do Ouro.
A cidade foi fundada em 1711, quando a descoberta de ouro ainda era muito comum no Brasil. Na cidade existem dezenas de igrejas, como a famosa Igreja de São Francisco de Assis, que conta com obras do artista Aleijadinho, e a Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar, toda folheada em ouro por dentro. Em Ouro Preto também há muitos museus e galerias com exposições de arte e história.
Por lá, você vai poder conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como:
- Praça Tiradentes;
- Museu da Inconfidência;
- Casa dos Inconfidentes
- Casa dos Contos
- Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar;
- Mina de Chico Rei.
Mas não para por aí. Ouro Preto também é cheio de lindas paisagens naturais, como as cachoeiras do Parque Natural Municipal das Andorinhas. Para quem gosta de aventura, a cidade oferece muitas trilhas e caminhadas para fazer durante a sua viagem.
Se você quiser conhecer ainda mais sobre a cultura local, não deixe de escolher datas próximas aos feriados tradicionais, como a Páscoa, ou festivais importantes, como o Festival de Inverno, que acontece em julho.
Agora que você já sabe o que são sítios históricos e descobriu quais são os principais lugares para visitar no Brasil, é hora de começar a planejar a sua próxima viagem — afinal é bem importante conhecer mais o nosso país, certo?
Faça a sua reserva em um voo Azul e não deixe de conhecer esses lugares maravilhosos!