Um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil fica quase escondido no Norte de Minas Gerais, próximo a Montes Claros. Fomos até lá conhecer de perto o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, com mais de 140 cavernas, 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres de até 12 mil anos atrás!
texto e fotos Anna Carolina Negri
Imagine um parque com a natureza quase intocada, mais de 140 cavernas e 80 sítios arqueológicos repletos de pinturas rupestres. Pois esse paraíso do ecoturismo existe e fica mais pertinho do que pensamos, no Norte de Minas Gerais. Trata-se do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que abrange os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, a cerca de 200 km de Montes Claros, destino que recebe voos regulares da Azul.
Com 56.448 hectares de extensão, o parque foi criado em 1999, mas só foi aberto para visitação em 2014. Tem trilhas bem demarcadas nas áreas de mata e passarelas de madeira próximas aos paredões e às cavernas. A estrutura é boa, mas não há venda de alimentos no local – vale levar água e comidas leves, além de usar calçados fechados.
O parque é dividido em sete trilhas, com graus de dificuldade variados. Todas as visitas devem ser feitas com condutores ambientais credenciados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – no site do órgão dá para consultar a lista desses profissionais e agendar sua visita. A entrada no parque é gratuita, mas o serviço dos condutores é cobrado. Reserve ao menos três dias para desbravar a região, hospedando-se em algum hotel de Itacarambi, a 15 minutos de carro do local.
Um dos melhores atrativos é a Gruta do Janelão, uma caverna com 100 m de altura, que vai se abrindo em novos espaços. Os salões têm estalactites monumentais, como a Perna da Bailarina, a maior do mundo. Outras populares são a Gruta do Índio e a Gruta Bonita, única caverna totalmente escura aberta a visitação.
Não deixe de visitar a Lapa dos Desenhos, com seus coloridos painéis de arte rupestre pré-histórica, a trilha do Arco do André, com mirantes naturais e cavernas gigantescas, e a Lapa do Boquete, onde está um dos principais sítios arqueológicos do parque.




LEIA TAMBÉM: 8 dicas para curtir Belo Horizonte






Quer conhecer Peruaçu? Reserve já suas passagens no site da Azul ou programe uma experiência completa na Azul Viagens.