Lugares para viajar no Nordeste: saiba onde e como se divertir muito!

Quando se pensa em viajar para lugares com belas paisagens, a fim de curtir sol, mar cristalino e relaxar, é impossível não incluir o Nordeste brasileiro entre as melhores opções. Com características bem peculiares, que atraem turistas do mundo inteiro, há lugares para viajar no Nordeste sozinho, a dois e com toda a família.

Com cerca de 1,5 milhão de km² em extensão territorial — quase 20% do território brasileiro — e incluindo a maior quantidade de estados, essa região ensolarada do País conta com enorme diversidade cultural.





Um dos motivos é a miscigenação entre negros, portugueses e nativos, resultante do passado colonial, há mais de cinco séculos.

A gastronomia de dar água na boca e as variadas manifestações artísticas fazem do Nordeste um destino quase obrigatório para quem deseja colecionar memórias de uma viagem inesquecível. Baião de dois e vatapá na culinária; frevo e forró nas festividades e Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA) entre os mais belos cartões-postais do país são apenas algumas das razões para conhecer o Nordeste na sua próxima viagem!

Prepare as malas, escolha o voo e siga nossas principais dicas para viajar por uma das regiões mais ricas, acolhedoras e quentes do Brasil! Nosso guia levará você direto para lugares incríveis de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe! 





Alagoas

Das belas praias e piscinas naturais aos cenários históricos, Alagoas é um prato cheio para muitos passeios em família por cidades encantadoras.

Maceió

A orla da capital, banhada por mar cristalino e bem arborizada, já foi escolhida como a mais bonita da América do Sul. Com extenso litoral que contempla, também, um ótimo turismo histórico-cultural, Maceió é o melhor ponto de partida para se explorar a costa alagoana.

Dentre as principais praias estão Ponto Verde, Jatiúca e Pajuçara, sendo esta a que mais atrai turistas. Ela é excelente para quem deseja curtir sol e mar, sendo possível observar as piscinas naturais em passeios de jangada. À noite, a praia vira ponto de encontro de casais e amigos em diversos barzinhos. 

Paripueira

A apenas 30 km da capital, Paripueira é uma linda cidade, porém, mais pacata e calma que Maceió. O mar azul e com pouquíssimas ondas é ótimo para relaxar e aproveitar com crianças. Além de permitir mergulhos tranquilos, também possui piscinas naturais visíveis com belos passeios de jangada.

Maragogi

Um dos lugares mais procurados em Alagoas, Maragogi é uma vila cercada por praias paradisíacas e piscinas naturais, com água quentinha e cristalina. Junto com municípios próximos, Maragogi compõe a Costa dos Corais, uma ampla área de quase 120 km de preservação ambiental. Outras opções de lazer são passeios de buggy, pontos de mergulho e visitas a locais históricos, como as ruínas do Mosteiro de São Bento, erguido no século XVII.

Porto de Pedras

Porto de Pedras é outra cidade imperdível na costa alagoana. Conhecida por seu aporte rústico, ela abriga lindas praias protegidas por recifes e com inigualável mar azul, como a Praia de Patacho. Outra dica é o Farol de Porto de Pedras, às margens do rio Manguaba, cuja vista é um atrativo a mais.

São Miguel dos Milagres

A 97 km de Maceió, São Miguel dos Milagres se tornou um grande atrativo nos últimos anos com suas águas mornas, mar calmo e praias quase desertas. É um destino perfeito para quem busca descanso e relaxamento, viagens a dois ou em família.





Bahia

O estado baiano é um dos mais privilegiados – e procurados! – entre todos do Nordeste. As comidas típicas, as festividades e as cidades preferidas de muitos turistas fazem da Bahia um destino imperdível! 

Salvador

Primeira capital do Brasil, Salvador é conhecida pelas festividades de carnaval, mas apresenta várias outras opções de lazer, mais calmas e históricas. As ruas com cenários arquitetônicos seculares dão um charme a extra à cidade que tem o Pelourinho, a Igreja do Bonfim e a Baía de Todos os Santos como principais pontos turísticos.

Assistir ao pôr do sol no Farol da Barra fecha o passeio com chave de ouro.

Chapada Diamantina

Composta por serras e um enorme parque de preservação ambiental, a Chapada Diamantina é uma região sinônimo de belezas naturais e ecoturismo. Para conhecer bem as trilhas e cachoeiras, Lençóis é a cidade ideal em termos de hospedagem e infraestrutura.

Porto Seguro

Um dos lugares mais procurados do Nordeste, Porto Seguro é perfeito tanto para quem procura agitação e clima festeiro — já que é o destino mais frequentado no carnaval baiano — quanto para quem busca calmaria e tranquilidade.

Se o verão é o período mais badalado, em outros meses do ano a região é ideal para atividades em família. A região é dividida em distritos — Arraial D’Ajuda, Caraíva e Trancoso. Esses três vilarejos são acolhedores e repletos de praias paradisíacas, com areia branca e mar cristalino.

Itacaré

Outro lugar imperdível é Itacaré, localizado no sul do estado. Além de praias belíssimas, chamam a atenção a vegetação da Mata Atlântica quase intocada e as lindas cachoeiras. 





Ceará

O Ceará tem destinos famosos que não perdem em nada para os internacionais, tanto em beleza quanto em estrutura, com praias de tirar o fôlego. 

Fortaleza

Um dos melhores lugares para viajar com a família, a capital cearense é uma cidade rica em cultura, belezas naturais e passeios que encantam, com custo baixo. Dessa forma, visitar Fortaleza é um excelente ponto de partida para cidades vizinhas, unindo conforto, economia e lazer.

Jericoacoara

Com excelente infraestrutura para turistas, o local oferece o que há de melhor em belezas naturais: belas praias, lagoas transparentes e até mangues com vegetação intocada.

Guaramiranga

Conhecida como a “Suíça do Ceará”, Guaramiranga é uma cidade serrana com temperatura, amena que pode chegar a 12 graus no inverno. Encanta pela tranquilidade e pelo cultivo de rosas, o que também lhe confere o título de “Cidade das Flores”. 





Maranhão

Formado em parte pela floresta amazônica, o Maranhão apresenta uma biodiversidade grande em seu território. Manguezais, cachoeiras, rios e praias compõem esse estado de singular beleza.

São Luís

A capital do estado tem como principais atrativos a riqueza cultural, incluindo a bela arquitetura, muitas opções de lazer e uma excelente gastronomia. Museus, igrejas e um centro histórico imponente são destaques na capital São Luís.

Atins

Atins é uma das cidades mais visitadas pelos turistas que desejam conhecer os famosos Lençóis Maranhenses. Pacata, com clima de cidade de interior, ela possui uma atmosfera acolhedora, sendo ideal para quem deseja descanso e se desligar da agitação metropolitana.

Barreirinhas

Outra cidade que dá acesso aos Lençóis Maranhenses é Barreirinhas. Nela, a infraestrutura turística é maior e há passeios imperdíveis, como os circuitos da Lagoa Azul e da Lagoa Bonita, que percorrem os pontos turísticos da região.





Paraíba

A Paraíba pode não ser tão badalada quanto alguns estados vizinhos, mas também apresenta um litoral de muita riqueza e beleza naturais.

João Pessoa

Além de um centro histórico bem preservado e muita hospitalidade, a capital da Paraíba, João Pessoa, oferece belíssimas praias. Outras dicas na cidade são exposições, galerias de arte e mercados com o melhor da comida nordestina.

Campina Grande

Outra cidade famosa pela riqueza cultural e pelas manifestações artísticas é Campina Grande. Além de museus e muitas feiras de artesanato, a cidade é conhecida pela inigualável festa de São João — conhecida como “o Maior São João do Mundo” — nos meses de junho e julho.

Lucena

Depois de João Pessoa, Lucena está entre as cidades mais visitadas no estado paraibano. Além da arquitetura colonial, chama a atenção pelos quase 15 km de praias desertas e mar azul.









Pernambuco

Pernambuco é um dos estados mais visitados na região e tem cidades que são parada obrigatória de qualquer tour pelo Nordeste.

Recife

A capital Recife reúne arte, história, natureza e tecnologia em um só lugar. Ela se destaca pela famosa praia de Boa Viagem, excelente estrutura de recepção turística e boas opções de lazer cultural. Berço de grandes nomes da literatura e da música brasileira, o Recife preserva casarões coloniais no Bairro do Recife Antigo em pleno funcionamento em restaurantes, museus e galerias. Também exibe uma urbanização avançada e um parque tecnológico no Porto Digital.

Na visita à cidade, não deixe de conhecer a Rua do Bom Jesus, eleita a terceira rua mais bonita do mundo.

Olinda

Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade – título recebido pela Unesco – Olinda é famosa por um dos maiores carnavais de rua do mundo. Mas vai muito além da folia. Suas ladeiras recebem turistas o ano inteiro para visitar a gigante riqueza histórica preservada em igrejas barrocas, casarões, museus e galerias.

No Alto da Sé, o principal ponto turístico da cidade, é possível observar o encontro de Olinda com Recife – cidade vizinha – e desfrutar da gastronomia local com restaurantes renomados ou com as famosas barracas de tapioca da Sé.

Petrolina

Recentemente, Petrolina foi eleita a cidade com melhor qualidade de vida entre todas do Nordeste brasileiro. Itens como segurança e saneamento foram destaque na pesquisa, mas a cidade possui ainda outras qualidades que a fazem um destino perfeito para qualquer viagem: vinícolas, museus, pontos para prática de esportes aquáticos e ecoturismo são apenas algumas das muitas atrações de Petrolina.

Tamandaré

Com águas mornas e mar calmo em nuances de azul-turquesa, Tamandaré é outra cidade nordestina que transparece simplicidade e acolhida. Perfeita para dias de calmaria e descanso.

Piauí

Outro estado que não está entre os mais procurados da região, mas oferece inúmeras belezas naturais, é o Piauí. Ele é muito conhecido pela riqueza em parques nacionais, com grandes formações rochosas e áreas de caatinga.

Serra da Capivara

Destino perfeito para quem gosta de história, o Parque Nacional da Serra da Capivara abriga muitos sítios arqueológicos com pinturas rupestres da época pré-histórica. Em meio à natureza singular, é possível realizar longas caminhadas e fazer incríveis contemplações históricas.

Teresina

Mesmo sem litoral e praias, a capital do estado se destaca pelas inúmeras ruas arborizadas, parques naturais e complexos turísticos que a fazem ser conhecida como “Cidade Verde”. Banhada pelos rios Parnaíba e Poti, a cidade de Teresina tem no ponto de encontro de ambos um atrativo à parte.

Parnaíba

A cidade, que é localizada na bacia do rio Paranaíba, está inserida na “Rota das Emoções”, um roteiro turístico de grande proporção que contempla a rota de 3 estados (além do Piauí, Ceará e Maranhão), e por meio da qual percorre-se mais 500km de paraísos naturais. Pelo projeto, os turistas têm a oportunidade de conhecer o Delta do Parnaíba, onde ocorre o encontro do rio com o Oceano Atlântico.





Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é considerado um dos destinos mais privilegiados em termos de trações ecléticas e que agradam a todo tipo de visitante.

Natal

A capital do Rio Grande do Norte tem atrativos para todas as idades: é uma cidade com rico circuito cultural, praias cristalinas, dunas, lagoas e muitos museus, feiras de artesanato e um centro urbano movimentado.

Extremoz

A apenas 16 km da capital, Extremoz tem a praia de Genipabu como uma das principais atrações. Na verdade, a praia é um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Norte, sendo muito procurada pelo entorno de lagoas e dunas brancas.

Maracajaú

Procurada por suas inigualáveis piscinas naturais, a cidade também se tornou um dos locais mais visitados no estado, durante a alta temporada. Ela também tem a facilidade de ser bem próxima a Natal, cuja distância não ultrapassa 1 hora de carro.

São Miguel do Gostoso

Com ventos fortes, areia branca e mar tranquilo, São Miguel do Gostoso é o lugar para esquecer qualquer preocupação: o vilarejo de ar rústico tem como principal atrativo a falta de agito, sendo ideal para quem quer distância de festas e badalações.





Sergipe

Menos concorrido que estados como a Bahia e Pernambuco, mas com igual oferta de natureza exuberante, Sergipe pode ser uma ótima opção para quem quer relaxar em passeios menos concorridos.

Aracaju

A capital do estado tem qualidades ímpares que fazem dela uma destino inesquecível: além de praias, praças e parques bem cuidados, a cidade consegue unir muito bem a beleza natural à estrutura urbana. Um fato interessante é que Aracaju foi a primeira cidade planejada do Brasil, desenhada como um grande tabuleiro de xadrez.

Itabaiana

Localizada a 45 km de Aracaju, a cidade de Itabaiana abriga o Parque dos Falcões, o qual é o único santuário para preservação de aves de rapina da América do Sul e autorizado para funcionamento pelo Ibama no Brasil.





Comidas típicas

Em sua maioria, a gastronomia do Nordeste se destaca pelo sabor forte e apimentado, presença de farinhas, vários tipos de raízes e pimentas em geral. Tudo isso é herança da cultura deixada pela colonização e influência de índios, portugueses e africanos.

Outra característica é que algumas iguarias se diferenciam quando originadas no sertão ou no litoral nordestinos. No primeiro caso, a alimentação tem como matéria-prima carnes de animais criados em pequenas fazendas (pecuária), raízes e derivados da atividade agrícola diversificada. Já no litoral, o pescado e frutos do mar em geral predominam a culinária.

Alguns pratos são predominantes em alguns estados, tais como: vatapá e acarajé, na Bahia; baião de dois, no Ceará; e maria isabel, no Piauí. Contudo, de maneira geral, é possível encontrar as comidas por todo o Nordeste.

Veja, abaixo, as iguarias típicas da região que você não pode deixar de experimentar em sua viagem! 

  • vatapá;
  • acarajé;
  • cuscuz;
  • tapioca;
  • buchada de bode;
  • paçoca de carne seca;
  • baião de dois;
  • sarapatel;
  • moqueca de peixe;
  • carne de sol;
  • bolo de rolo;
  • arroz Maria Isabel;
  • caruru.




Festas regionais 

Assim como na gastronomia, a riqueza da cultura nordestina está alicerçada em um misto de costumes e crenças introduzidos no Brasil pelos escravos africanos e colonizadores portugueses, além dos índios nativos que já existiam aqui.

Assim, a literatura popular, o folclore, a religiosidade e as artes estão sobrepostas em quase todas as manifestações artísticas e festas populares do Nordeste. Entre os principais movimentos culturais conhecidos estão o frevo, o carnaval, a capoeira e o maracatu. Praticada em quase 200 países, a capoeira teve sua importância reconhecida mundialmente em 2014, quando foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Apresentamos a seguir outras festas regionais que valem a pena serem apreciadas no Nordeste.

Lavagem do Bonfim

Realizada sempre em uma quinta-feira no início do mês de janeiro, ela é uma das festas populares de cunho religioso mais famosas de Salvador, na Bahia. Com a participação de cerca de 800 mil pessoas, o evento é realizado entre a Igreja da Conceição da Praia e a igreja do Bonfim.

Durante o ritual, os fiéis fazem a lavagem das escadarias do templo com água e flores, e as baianas costumam derramar água de cheiro também sobre a cabeça das pessoas, simbolizando a busca por esperança e fé.

Festa de Iemanjá 

Outra festa popular realizada em Salvador acontece no dia 2 de fevereiro em homenagem à Iemanjá, divindade conhecida como “Rainha do Mar” nas religiões de matriz africana Umbanda e Candomblé.

Considerada uma das maiores manifestações públicas das religiões na Bahia, acontece na praia do Rio Vermelho, atraindo milhares de simpatizantes e fiéis, com o objetivo de atrair bênçãos e proteção aos pescadores, que saem em cortejo marítimo levando presentes à Iemanjá.

Bumba meu Boi

Nos meses de junho e julho, a capital do Maranhão recebe a festa Bumba meu boi. O evento realizado em São Luís é uma homenagem a São João e surgiu no século XVIII.

Os festejos atraem milhares de pessoas todos os anos e incluem vários elementos da história e folclore brasileiros, como o capitão do mato, o vigário, o escravo e senhor de engenho, que apresentam danças e encenações, ao som de músicas regionais.

São João de Caruaru

Realizada em Caruaru, no agreste de Pernambuco, a festa de São João, que leva o nome da cidade, é uma das festas juninas ao ar livre mais procuradas no Brasil e realizada ao longo de todo o mês de junho.

Nela, acontece, também, o “Festival de Comidas Gigantes”, outro evento tradicional e famoso que oferece pratos típicos de dar água na boca, como cuscuz e mungunzá.

Mossoró Cidade Junina

Na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o mês de junho também é marcado por um dos maiores festejos juninos do país: Mossoró Cidade Junina, que chega a reunir um milhão de pessoas durante os dias de festa. A festa é conhecida pelo famoso concurso de quadrilhas juninas, que atrai grupos de diversas partes do país. 





Praias mais bonitas da região

Apontar apenas um melhor destino do Nordeste ou as praias mais bonitas não é uma tarefa fácil, pois com um extenso e exuberante litoral de tirar o fôlego, há centenas de redutos para visitar e aproveitar por diversas vezes, em passeios pelo Nordeste!

Listamos algumas das praias mais visitadas e procuradas por turistas brasileiros e estrangeiros para você incluir no seu próximo roteiro de viagem.  

Atins (MA)

Com um povoado simples e visual rústico, Atins é ótimo para quem quer fugir de agitação: com praia deserta, cercada de dunas, fica próxima às lagoas de águas cristalinas formadas nos lençóis maranhenses.

Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE)

Ela está na lista das praias bonitas do Brasil há um bom tempo, e não é para menos: com uma beleza impressionante, vale a visita ao lugar muitas vezes ao longo da vida! Dentre os principais atrativos estão as águas cristalinas, a riqueza de árvores e falésias — incluindo o acesso à praia que é feito por meio delas — e a cachoeira escondida que se forma na mata sempre que chove.  

Canoa Quebrada (CE)

Destino pacato e ótimo para quem deseja descansar, Canoa Quebrada apresenta muitas dunas no entorno e uma areia amarela bem característica que contrasta com o mar cristalino. Conhecido por ter uma “energia diferente” e certo misticismo, o local costuma atrair muitos visitantes ao longo do ano.

Morro de São Paulo (BA)

Outro lugar bem conhecido dos amantes de viagens e lugares ensolarados é Morro de São Paulo, localizado a 63 km de Salvador. Oferece mar calmo e belas piscinas naturais que ficam muito evidentes na maré baixa. Perto dali também existe a Ilha de Boipeba, outro lugar de rara beleza.

Praia do Forte (BA)

Para quem está viajando em família, especialmente com crianças, a Praia do Forte é um destino perfeito: além de águas tranquilas, bons restaurantes e a constante visita de baleias jubartes, o local sedia o Projeto Tamar, que é um ponto de abrigo, recuperação e desova de tartarugas marinhas, além de sustentabilidade e educação ambiental. 

Lençóis Maranhenses (MA)

O Nordeste é tão privilegiado com belezas naturais que, além de praias paradisíacas, possui maravilhosas lagoas de água doce, como as encontradas nos famosos Lençóis Maranhenses. A cerca de 250 quilômetros de São Luís, o local abriga, ainda, um parque nacional cercado por grandes dunas brancas.

Patacho, em Porto das Pedras (AL)

Em Alagoas, há inúmeras praias bonitas que valem a visita. A Praia do Patacho, em Porto de Pedras, é uma das mais procuradas. De fácil acesso e com mar raso, ela é ótima para ir com a família, especialmente com crianças pequenas. Vale a visita a esse paraíso!

Porto de Galinhas (PE)

Para quem vai viajar em família, Porto de Galinhas também é uma ótima escolha: o local, já famoso entre turistas, tem muitas piscinas naturais onde é possível avistar peixes de todos os tipos. Também possui uma ótima infraestrutura de hospedagem e restaurantes ao redor, com uma extensão de praia de tirar o fôlego!

Praia da Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara (CE)

Localizada na famosa e (muito procurada) Jericoacoara, a Lagoa do Paraíso é um lugar para ficar na memória: as lagoas de águas cristalinas possuem redes para descanso, fazendo do local um verdadeiro ponto de relaxamento e contemplação da natureza!

O local já se tornou tão visitado que, mesmo mantendo o ambiente tranquilo, possui restaurantes e clubes no entorno, a fim de oferecer mais conforto aos turistas que desejam passar o dia na Lagoa do Paraíso. 

Praia do Madeiro (RN)

Ao todo, 9 praias compõem o famoso balneário chamado Praia de Pipa, sendo todas lindas e figurando entre as mais deslumbrantes do Brasil. Pipa fica a 85 km de Natal, no município de Tibau do Sul.

Nessa lista uma praia que se destaca é a do Madeiro: cercada por mata e falésias, tem o acesso por uma longa escadaria — que dá um charme a mais ao local — e é constantemente visitada por golfinhos e tartarugas. A água verde-esmeralda e calma também atrai muitos praticantes de caiaque e stand up paddle.

Tabatinga (PA)

Entre as melhores praias do Nordeste está a paradisíaca Tabatinga, localizada a pouco mais de 30 km de João Pessoa. Deserta, tranquila e com pouco comércio, ela encanta pela tranquilidade, pelas falésias e dunas de areia branca, e pode ser apreciada em divertidos passeios de buggy.





Dicas para planejar a sua viagem

Depois de ler sobre tantos lugares incríveis, com certeza você já está começando a pensar na sua viagem para o Nordeste! Além do roteiro incluindo as cidades de visita, lembre-se de que alguns pontos fundamentais merecem atenção para melhorar o custo-benefício da viagem: 

  • escolha quando viajar — os meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e julho são os mais procurados;
  • pesquise hospedagem (resorts, pousadas, hotéis e hostels) com antecedência, a fim de encontrar as melhores acomodações e mais em conta;
  • busque, se preciso, cotação para aluguel de carros e outros meios de transporte;
  • reserve passagens aéreas em empresas que ofereçam conforto e qualidade.

Outro ponto a se considerar é o que levar na mala. Com exceção dos meses de abril, maio, junho e julho, que podem ser mais chuvosos, o Nordeste tem clima quente o ano inteiro. Portanto, para preparar uma mala prática, abuse de trajes de banho para a praia e roupas leves e casuais para passeios urbanos. Se o roteiro incluir museus e outras opções culturais, pense em algumas opções para esses passeios também.

Com tantas dicas e opções, o que não faltam são inspirações de lugares para viajar no Nordeste. Aproveite que o sol brilha o ano inteiro por lá e direcione seu descanso para as águas cristalinas das praias e lagoas nordestinas.





Aproveite a visita ao blog da Azul, conheça mais lugares para viajar no Brasil e colecione memórias pelo país afora!