Lugares para viajar no Brasil: as melhores possibilidades

O Brasil possui uma área de mais de 8 milhões de quilômetros quadrados. Essa extensão continental faz com que nosso país seja muito rico em belezas naturais, cultura e diversidade. Com isso, não é nem preciso ir para o exterior para vivenciar experiências incríveis. Mas você conhece os melhores lugares para viajar no Brasil?

Muitas vezes, ao planejar a próxima viagem, só vêm à mente os destinos mais famosos. Porém, a lista de possibilidades dentro do país é enorme.

Pensando em ajudar você nas suas próximas férias, produzimos este guia com os melhores destinos para você viajar aqui nas terras tupiniquins. Confira nossa lista!





Lugares para viajar no Nordeste

Salvador (Bahia)

Salvador é privilegiada com suas praias atraentes e um amplo acervo histórico. As ruas históricas do Pelourinho, museus e igrejas são conhecidas em todo o Brasil pela diversidade cultural. Tanto que o centro histórico é tombado como Patrimônio Nacional e Patrimônio da Humanidade pela Unesco. As atrações em Salvador são bastante ecléticas: gastronomia, praias, cultura e arte. O sucesso da viagem vai ser garantido.

Maceió (Alagoas)

A capital alagoana precisa estar na sua lista de melhores lugares para viajar no Brasil. Maceió conta com um dos litorais mais bonitos do Nordeste, com uma extensa costa de corais. Além disso, o turista tem à disposição passeios de buggys, barco, triciclos e outros meios para contemplar as belas praias.

Maragogi (Alagoas)

Se desejar esticar a viagem, você pode visitar Maragogi, que fica a 124 km de Maceió. Na Lua Cheia e na Lua Nova, a maré está baixa, e é possível visitar os bancos de areia e as piscinas naturais que se formam na praia.

João Pessoa (Paraíba)

Em João Pessoa, é possível aliar a vida da cidade grande a praias tranquilas. É uma orla muito extensa e repleta de coqueiros, que tornam a paisagem paradisíaca. Um dos pontos altos de João Pessoa é o pôr do sol na Praia do Jacaré, e você ainda pode optar por ver o espetáculo em primeira mão em um dos barcos catamarãs que fazem passeios de 90 minutos no mar.





Pontos turísticos do Sul

Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul)

O Vale dos Vinhedos é uma região do Rio do Grande do Sul que fica a 120 km de Porto Alegre. Ficou muito conhecida pela produção de espumantes e vinhos. 

As vinícolas estão espalhadas em três cidades: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, onde você vai encontrar moradores muito hospitaleiros e vales cheios de parreirais e paisagens pintadas de diferentes tons, especiais em todas as estações.

Florianópolis (Santa Catarina)

Carinhosamente chamada de Floripa, a cidade é uma opção muito flexível para todos os orçamentos. Os pontos altos da capital de Santa Catarina são as praias, com Praia do Mole, Praia Brava e Campeche, que é também considerada uma das melhores praias do país.

Balneário Camboriú (Santa Catarina)

Balneário Camboriú é a cidade mais visitada do estado, por isso precisa entrar na lista dos melhores lugares para viajar no Brasil na Região Sul. Ela vai agradar, inclusive, aqueles que gostam do clima mais urbano, pois são muitos restaurantes, bares e comércios. No verão, há muitas opções de shows de música eletrônica e sertanejo.

Por outro lado, quem deseja mais tranquilidade, pode optar pelas praias que fogem do agito do centro, como Estaleirinho e Estaleiro, sem falar nas opções de bondinho, tirolesa e arvorismo. 

Curitiba (Paraná)

A capital paranaense oferece aos turistas toda a infraestrutura necessária para uma viagem muito tranquila e versátil, com inúmeros pontos turísticos. Nela, você poderá passar por parques urbanos, como Parque Tanguá e o Jardim Botânico. Além disso, Curitiba pode servir como um ponto de partida para ótimos passeios que podem levar o dia inteiro, como os Campos Gerais e uma viagem de trem para a charmosa cidade de Morretes.





Pontos turísticos do Norte

Encontro das águas (Amazonas)

Um dos fenômenos naturais mais impressionantes do Brasil é o encontro das águas dos rios Solimões e Negro. Você precisa assistir ao cenário no Mirante da Embratel, que fica em Manaus. Você também pode fazer um passeio para vivenciar a experiência mais de perto. É possível até sentir a diferença da temperatura entre as águas.

Ilha de Marajó (Pará)

Temos aqui o maior arquipélago fluviomarítimo do mundo, sendo banhado pelos rios Tocantins e Amazonas e o Oceano Atlântico. A ilha também conta com os maiores rebanhos de búfalo do país, e você vai poder encontrá-los tanto na zona rural quanto na cidade. Inclusive, é possível fazer passeios com opção de montar nos animais e degustar de leite de búfala e seus muitos derivados.

Ilha do Bananal (Tocantins)

É considerada a maior ilha fluvial do mundo, com mais de 20 mil quilômetros quadrados de extensão. Inclusive foi considerada pela Unesco como uma reserva da biosfera. Situada entre os rios Araguaia e Javaés, é composta por duas partes: o parque nacional e o parque indígena. Por esse motivo, para visitá-la, é necessário solicitar uma autorização de órgãos federais e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Manaus (Amazonas)

Manaus é um dos lugares para viajar no Brasil na Região Norte que é parada obrigatória. A capital amazonense guarda às margens do rio que dá nome ao estado uma série de atrações turísticas inesquecíveis. Além disso, a região é conhecida pela gastronomia muito forte, com peixes de água doce, pato no tucupi, sorvete de tucumã e tambaqui assado.





Pontos turísticos do Sudeste

Cristo Redentor (Rio de Janeiro)

Chegamos à Região Sudeste e vamos começar pelo ponto turístico que é referência não apenas nas terras cariocas, mas que também marca o turismo nacional aos olhos do mundo — o Cristo Redentor. A estátua tem 30 metros de altura, somando ainda 8 metros de pedestal. 

O Cristo Redentor foi construído no topo do Morro do Corcovado, a 710 metros de altura, situado na maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca. Lá de cima, você terá uma bela vista panorâmica do Rio de Janeiro. Não à toa, é uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Pão de Açúcar (Rio de Janeiro)

Ainda no Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar é outro dos grandes cartões-postais da cidade maravilhosa. O bondinho, que faz o trajeto entre a Praia Vermelha, o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, foi o primeiro teleférico do Brasil, conduzindo o turista a um passeio de 538 metros, a cerca de 396 metros de altura.

O bondinho sobe a uma velocidade bem calma com até 65 passageiros. Assim, dá para você curtir o passeio e admirar a bela paisagem. Se você for em um dia de céu limpo e no fim da tarde, o cenário vai ser ainda mais impressionante.

Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó (Espírito Santo e Minas Gerais)

O Pico da Bandeira está situado no Parque Nacional do Caparaó, que faz divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais. São 2.892 metros de altitude, e a parte mais alta (que é a terceira maior altitude do país) fica do lado capixaba. Apesar da altura, o local é bastante acessível, com trilhas em ambos os lados. Quando chegar lá em cima, você vai avistar uma paisagem inesquecível.

Ilha Anchieta, Ubatuba (São Paulo)

Saindo do interior, essa é uma das ótimas opções do Sudeste para quem gosta de praias. Antigamente, havia uma prisão na ilha, mas hoje é uma reserva natural. Por isso, as belas praias são bem preservadas, proporcionando um passeio muito revigorante para quem gosta de curtir a natureza.





Pontos turísticos da região Centro-Oeste

Cáceres (Mato Grosso)

Se você deseja conhecer de perto o Pantanal brasileiro, Cáceres é o destino certo. A cidade faz fronteira com a Bolívia e fica às margens do Rio Paraguai. Assim, você terá opção de navegar pelo rio e conhecer a flora e fauna pantaneira.

Campo Grande (Mato Grosso do Sul)

Campo Grande é uma ótima opção para quem deseja ter mais contato com a cultura indígena, ainda que na cidade grande. A capital sul-mato-grossense abriga a Aldeia Indígena Urbana Marçal de Souza. 

Além disso, você poderá visitar o Museu das Culturas Dom Bosco, também chamado de Museu do Índio, em funcionamento desde 1950. O destaque vai para o Parque das Nações Indígenas, uma extensa área verde com atividades turísticas.

Brasília (Distrito Federal)

Brasília é uma cidade planejada que nasceu em 1960. Ela surgiu a partir da proposta do presidente Juscelino Kubitschek. Foi construída em meio ao cerrado do Planalto Central. Chegando de avião, lá do alto, você vai já começa a admirar o desenho bem planejado da cidade, com suas largas avenidas, jardins e canteiros.

Formosa (Goiás)

Formosa é forte em sua beleza natural. A uma distância de um pouco mais de 80 km de Brasília, a cidade oferece aos seus visitantes o Poço Azul, com uma água azul-turquesa muito impressionante. Você poderá encontrar também o Salto do Itiquira, com uma das quedas d’água mais altas do Centro-Oeste. E se você gosta de história, vai querer ver as pinturas rupestres nas formações rochosas dos Sítios Arqueológicos da Toca da Onça e de Bisnau.





Praias mais bonitas do Brasil

Praias de Arraial do Cabo (Rio de Janeiro)

Arraial do Cabo entra em todas as listas de praias mais bonitas do Brasil. Afinal, a orla de águas verdes e areia branca são realmente encantadoras. A Praia do Farol faz parte desse acervo, onde é permitido que apenas 250 turistas permaneçam no local a cada 45 minutos. Só é possível chegar de barco, e o tour inclui também a Gruta Azul, o Boqueirão e as praias do Forno e do Pontal do Atalaia.

Baía dos Golfinhos, Praia da Pipa (Rio Grande do Norte)

Um dos destaques da Região Nordeste, Pipa é um dos distritos da Cidade de Tibau do Sul. É uma praia com falésias (paredões íngremes esculpidos pela ação das águas) acessíveis a pé ou de barco. E o nome da baía vem exatamente dos golfinhos que buscam refúgio na região.

Porto de Galinhas (Pernambuco)

Porto de Galinhas é a típica praia paradisíaca com águas cristalinas perfeitas para um mergulho em qualquer época do ano. Assim, vai agradar todo tipo de turista. A Praia de Porto de Galinhas pode ser seu ponto de partida para diversos pontos, como passeios até as piscinas.

Itacaré (Bahia)

A cidade de Itacaré fica na Costa do Cacau, na região sul da Bahia. Apesar de pouco aparecer em listas de melhores praias do país, esconde uma beleza exuberante com um ar rústico em meio a uma vila de pescadores.

São diversas as praias para garantir a diversão. A praia do Itacarezinho, por exemplo, é uma das maiores da região, e a Praia do Resende, reduto de muitos surfistas.





Lugares sagrados no Brasil

Basílica de Nossa Senhora de Aparecida (São Paulo)

A Basílica de Nossa Senhora de Aparecida é um dos principais locais sagrados do Brasil. É onde reside a imagem original da padroeira, que recebe milhões de fiéis em seu dia de homenagem, 12 de outubro. No edifício, você terá acesso a lojas, museus e mirantes. Para chegar lá, não é difícil. Basta pegar um voo até São Paulo e embarcar em um ônibus que sai do aeroporto direto para a cidade de Aparecida.

Igreja Nossa Senhora do Pilar, Ouro Preto (Minas Gerais)

A Igreja Nossa Senhora do Pilar é um dos destaques da cidade de Ouro Preto. O templo é considerado a segunda igreja mais rica do país, já que acolhe esculturas de ouro maciço, confeccionadas pelo pai de Aleijadinho.

Capela do Perpétuo Socorro (CE)

Construída no Centro de Juazeiro do Norte entre 1908 e 1909, a capela abriga os restos mortais do Padre Cícero, sepultado em 1934. Outro destaque é que o edifício é o único templo em que as imagens em monumentos do Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo são expostas.

Templo Zu Lai, Cotia (São Paulo)

O maior templo budista da América Latina está no interior de São Paulo. Foi construído pelos praticantes da cidade em 2002 e é praticamente obrigatório para quem é adepto da religião. Os turistas também são atraídos por seu clima tranquilo e relaxante, perfeito para meditar e refletir.





Lugares para mergulhar no Brasil

Baía do Sancho, Fernando de Noronha (Pernambuco)

Também é difícil de falar de mergulho sem citar Fernando de Noronha. Afinal, é um dos locais mais preservados do país. Por isso, é um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil. Não foi à toa que a Baía do Sancho foi considerada uma das mais bonitas do planeta. Sendo a mais calma da região, é possível ir até mais fundo em mergulhos com snorkel.

Ilha Grande (Rio de Janeiro)

Essa ilha fluminense vai dar aquela incrível sensação de nadar com peixes coloridos e ficar lado a lado das estrelas-do-mar exuberantes. Com mais de 800 espécies de flora e fauna reconhecidas, o mergulho na Baía de Ilha Grande é muito recompensador.  

Guarapari (Espírito Santo)

Aqui, a 51 km de Vitória, você também vai encontrar uma grande diversidade de espécies. São mais de 220, entre peixes, raias e tartarugas, que podem ser vistas em mergulho, nas ilhas, nos recifes ou em naufrágios. Um exemplo são as Ilhas Rasas, que abrigam moreias, parus e o excêntrico peixe-morcego.

Bombinhas (Santa Catarina)

No litoral norte catarinense, você encontra uma cidadezinha com apenas 15 mil habitantes, mas muitas praias perfeitas para quem pratica mergulho. 75% do território de Bombinhas é de reserva ambiental. Uma vez que a região converge as correntes de águas frias e quentes, a biodiversidade é enorme, sendo possível encontrar até baleias-brancas, pinguins e lobos-marinhos.





Lugares para viajar com a família no Brasil

Foz do Iguaçu (Paraná)

Foz do Iguaçu é sem dúvida um dos melhores lugares para viajar no Brasil com sua família. Além da infraestrutura hoteleira muito bem projetada, você terá acesso fácil às Cataratas do Iguaçu, ponto turístico tombado como Patrimônio Natural da humanidade em 1986 e uma das 7 novas maravilhas da natureza.

Belo Horizonte (Minas Gerais)

A capital mineira é conhecida também como a capital mundial dos bares. É popular pela comida regional, desde o boteco até a gastronomia mais sofisticada. Apenas para ter uma ideia, Belo Horizonte ganhou o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco.

E bem perto dali, a 60 km, você pode esticar a viagem em Brumadinho para curtir o clima das serras de Minas. Lá, você vai conhecer o Instituto Inhotim, que é considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo.

Morro de São Paulo (Bahia)

O Morro de São Paulo é um destino praiano muito procurado por turistas de todo o Brasil. Os mirantes tornam a vista do pôr do sol uma experiência inesquecível. Além de curtir a praia, os visitantes poderão praticar esportes náuticos, fazer trilhas e ainda descer pela maior tirolesa do país. Uma ótima opção para viajar com a família.

Porto Seguro

Encontramos no sul da Bahia um dos destinos de praia mais bonitos, populares e baratos também. Porto Seguro abriga não apenas as belas praias, mas também um centro histórico localizado no alto de uma colina, com vista para o mar. 

As casas coloridas que formam esse patrimônio histórico de Porto Seguro embelezam a cidade. Além disso, você ficará muito próximo de outros ótimos destinos turísticos, como Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda.





Parques de diversão no Brasil

Beto Carrero World (Santa Catarina)

O Beto Carrero World é um dos melhores parques de diversão do mundo, ocupando uma área de 14 quilômetros quadrados. Ele conta com muitas opções de entretenimento para pessoas de todas as idades, como zoológicos, shows e brinquedos radicais, como a montanha-russa FireWhip. Certamente, é diversão garantida para a família toda.

Beach Park, Fortaleza (Ceará)

O Beach Park, em Fortaleza, é considerado um dos maiores parques aquáticos do país. Só para se ter uma ideia, o parque é conhecido por um toboágua com uma altura equivalente a um prédio de 14 andares. A velocidade da queda pode chegar a 105 km/h. Nem tudo é tão radical. Na Correnteza Encantada, é possível curtir um trajeto mais tranquilo. 

Hot Park, Rio Quente (Goiás)

O Hot Park fica na cidade de Rio quente e é o maior parque aquático termal do mundo. Uma ótima opção para curtir banhos de piscinas, arvorismo, acqua river e até uma praia artificial chamada Praia do Cerrado. 

Aliás, a região toda, junto com a vizinha Caldas Novas, que fica a cerca de 160 km de Goiânia, é bem conhecida por suas águas quentes naturais, com temperaturas variando entre 40°C e 70°C. Por isso, é considerada como um dos melhores destinos hidrotermais do mundo. 





Destinos românticos no Brasil

Bonito (Mato Grosso do Sul)

Bonito é uma ótima opção para os apaixonados que curtem mergulho e amam a natureza. Nesse paraíso sul-mato-grossense, você vai se deparar com rios, grutas e lagoas cristalinas. Por isso, o mergulho é um dos destaques desse lugar. As opções são muito variadas, como o Rio da Prata — impressionante por sua alta visibilidade —, a nascente do Rio Formoso, a Lagoa Misteriosa e a Gruta do Mimoso.

Ilhabela (São Paulo)

Ilhabela é um paraíso escondido no litoral de São Paulo, sendo um dos mais procurados por turistas de dentro e fora do estado. A região conta com mais de 30 praias, sendo que boa parte é acessível via estrada. Para outras, é necessário fazer trilhas ou ir de barco. Assim, os casais podem visitar praias pouco visitadas e até desertas.

Gramado e Canela (Paraná)

Gramado e Canela são duas cidades ideais para o casal que deseja fazer uma viagem romântica na Serra Gaúcha. A natureza e a arquitetura do local deixam o clima muito aconchegante, especialmente nos meses de junho e julho. Além do frio, os visitantes podem apreciar a gastronomia e a grande variedade de vinhos.

Paraty (Rio de Janeiro)

Localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, Paraty é uma cidade muito aconchegante. Além das belas praias e passeios de barco disponíveis, o casal pode explorar o centro histórico com ruas e construções antigas que deixam o clima muito especial.





Ecoturismo no Brasil

Monte Roraima (Roraima)

O monte se situa na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Seu formato é característico da região, assemelhando-se a uma mesa. Trata-se de um dos pontos mais altos do Brasil, com 2374 metros de altitude. A região é decorada com lindas formações rochosas, lagos, cachoeiras, além da flora e fauna bastante diversa.

Cachoeira da Fumaça (Bahia)

A Cachoeira da Fumaça fica dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Lá você vai encontrar uma queda d’água de cerca de 340 metros. A cachoeira que sai de enormes pedras rochosas é considerada a segunda maior do país. A altura é tamanha que as águas se dispersam e formam uma névoa semelhante a uma fumaça, o que dá o nome de cachoeira.

Parque do Jalapão (Tocantins)

Para quem curte ecoturismo, este é o destino ideal. É uma aventura repleta de cachoeiras, chapadas, águas cristalinas e dunas alaranjadas. Alguns dos pontos altos da região são a Cachoeira da Velha, em formato de ferradura, e o Fervedouro do Ceiça — um poço de águas translúcidas onde, devido à pressão da água, não é possível afundar.

Areia que Canta, Brotas (São Paulo)

A cidade de Brotas faz muito sucesso entre os amantes do ecoturismo e, por isso, é um dos melhores lugares para viajar no Brasil. A referência aqui é uma nascente gigante com águas límpidas que saem de uma areia bem branquinha formada de grãos de quartzo. O nome Areia que Canta vem do som de cuíca que é produzido quando os grãos são friccionados.

Vivemos em um país incrível, muito vasto e rico em diversos sentidos. Esperamos que a nossa lista de melhores lugares para viajar no Brasil tenha atiçado a vontade de conhecer, desbravar nossas terras e viver momentos emocionantes com sua família e seus amigos!





Que tal já preparar sua próxima viagem? Compre suas passagens com a Azul Passagens Aéreas ou então pesquise o pacote de viagens perfeito para você!