lugares frios brasil

Conheça 7 lugares frios para viajar no Brasil

O verão é uma estação bastante requisitada para viagens e férias. Porém, não fica nada atrás do inverno em termos de opções para viajar. Aliás, podemos dizer que até a queda de temperatura é uma grande vantagem para a escolha dessa época, além de que existem muitos lugares frios para viajar no Brasil.





azul lugares frios para viajar no Brasil (2)

Então, se você está pensando em viajar no inverno e não sabe para aonde ir, temos uma ótima notícia para você. Aqui, separamos alguns locais espalhados pelo país que são ideais para aproveitar a baixa temperatura.

As alternativas que trouxemos tentam contemplar todas as regiões do país. Além disso, optamos por lugares com tradição quando o assunto é inverno e suas baixas temperaturas. Vamos lá?





1. Gramado

Gramado é um local bem conhecido quando falamos de regiões com baixas temperaturas. Aliás, junto a Canela, é um dos locais clássicos para quem vai para o Sul do país nessa época.

Localizado na Serra Gaúcha, tem a média de temperaturas entre 10ºC e 17ºC, podendo chegar a abaixo de zero. É uma boa oportunidade para curtir o frio do inverno e ver uma ótima arquitetura inspirada na tradição alemã da cidade.

É justamente entre os meses de junho, julho e agosto que o frio é tão intenso que se pode até ver neve. Além do turismo climático, há muitas opções de passeios e eventos, como uma pista de neve artificial.





2. Bento Gonçalves

Como segunda alternativa, Bento Gonçalves é uma boa opção para aproveitar o frio e ainda mergulhar um pouco na cultura italiana. Localizado no Rio Grande do Sul, na região do Vale dos Vinhedos, não é nem preciso dizer que, além de ser um local bastante charmoso, ainda encanta pelas vastas alternativas de vinhos.

As temperaturas durante o inverno variam de -5ºC a 20ºC, com bastante geadas durante as manhãs mais frias. Os turistas podem aproveitar a gastronomia do local, além de conhecer a arquitetura italiana ao passar pelos bairros.

Ainda, é possível dar uma volta de Maria Fumaça e conhecer o parque temático Epopeia Italiana, que conta a história dos imigrantes italianos da região. Não deixe de ver as diversas vinícolas da região e o Parque de Aventuras Gasper, em que dá para praticar bungee jumping e tirolesa.





3. Campos do Jordão

É difícil falar sobre viagens no inverno sem citar Campos do Jordão. Esse é um dos destinos mais clássicos, principalmente, de quem mora no Sudeste. A cidade fica na Serra da Mantiqueira, sendo o município mais alto do país, por isso, tende a ter temperaturas amenas durante o ano todo e baixas no inverno: a noite pode ser de até 5ºC.

Os turistas poderão se sentir muito bem recebidos pela arquitetura da região, além de diversas programações culturais, inclusive, o famoso Festival Internacional de Inverno da cidade.

Para aqueles que procuram menos agitação e mais tranquilidade, a cidade tem regiões com bastante verde: o Morro do Elefante, a Pedra do Baú e BelVedere são lugares que não podem faltar na visita.





4. Monte Verde

Também localizada na Serra da Mantiqueira, no entanto, mais para a região de Minas Gerais, Monte Verde é uma ótima alternativa para quem está procurando um lugar mais calmo, sem tanta badalação ou sem ar de capital. As temperaturas variam entre 11ºC e 20ºC.

Entre as opções, estão as várias pousadas e restaurantes com diferentes pratos. Além disso, há o Festival de Inverno, que acontece em julho, ideal para levar a família, já que tem músicas e apresentações artísticas. Ainda, é possível curtir a natureza com as trilhas de Pedra Partida, Pedra Redonda e Chapéu do Bispo.





5. Petrópolis

O Rio de Janeiro é conhecido pelas suas praias e pelas altas temperaturas no verão, mas saiba que no inverno, o estado não fica atrás de nenhum outro. Inclusive, tem até um lugar ideal para quem quer viajar nesse período.

Petrópolis, que fica apenas a 64 quilômetros da capital, apresenta temperaturas baixas o ano todo, mas no inverno, chega a ficar entre 10ºC e 12ºC. Por ser uma cidade que já foi destino das viagens da família imperial, é um município com vários exemplares de arquitetura da época do Brasil Imperial.

Há museus e mansões que precisam ser conhecidas, além disso, as paisagens naturais da cidade são uma atração à parte. Vale muito a pena conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Vale das Videiras.





6. Diamantina

Localizada em Minas Gerais, Diamantina foi considerada um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1999. Região conhecida por ter sido um local de forte extração de diamantes do século XVIII, é uma ótima opção para viajar no inverno.

Entre os destaques, estão as igrejas centenárias e os casarões, além dos aspectos das ruas de pedras. Para quem for conhecer a cidade, não pode deixar de ver o espetáculo Vesperata.





7. Guaramiranga

Para quem está no Nordeste, especificamente, no estado do Ceará, não pense que não há opções para quem curte um clima mais frio. Guaramiranga é uma boa representante do inverno da região.

Com temperaturas que ficam próximas dos 15ºC, é um município que fica a 100 quilômetros de Fortaleza, na região serrana de Maciço do Baturité. Entre as atrações, vale a pena conhecer o Pico Alto, o Parque das Trilhas e o pôr do sol perto das escadarias da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Como vimos ao longo deste texto, o nosso país tem uma série de possibilidades para visitar, independentemente da estação. No entanto, como mostramos ao longo deste texto, existem vários lugares frios para viajar no Brasil, independente da região, sendo sempre uma opção para aqueles que querem aproveitar o inverno e o período de férias. Por isso, neste texto, procuramos apresentar opções em diferentes regiões, inclusive, aquelas que não são conhecidas por ter locais para climas frios.





Se estiver pensando em viajar, seja para passar as férias, seja para aproveitar qualquer estação do ano, dê uma olhada, agora, nas opções que a Azul Linhas Aéreas Brasileiras oferece!