10 estátuas e esculturas mais bonitas do mundo

Feitas de mármore, cobre, bronze e até mesmo terra, algumas estátuas e esculturas são símbolos da arte que se transformaram em cartões-postais. Selecionamos as 10 mais belas e impressionantes do mundo

por Bruno Segadilha | fotos Shutterstock e Divulgação/Ministério de turismo do Uruguai





Cristo Redentor

Rio de Janeiro // Brasil

Tudo começou em 1859, quando o padre francês Pierre-Marie Boss, da Igreja do Colégio Imaculada Conceição, teve a ideia de construir um monumento religioso no alto do Monte Corcovado, no Rio de Janeiro. O projeto, considerado ousado, ficou engavetado por alguns anos, até que, em 1922, o governo do então presidente Epitácio Pessoa resolveu materializá-lo em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Criação do desenhista Heitor da Silva Costa, do pintor Carlos Oswald e do escultor Maximiliam Paul Landowsky, a estátua do Cristo Redentor foi inaugurada em 12 de outubro de 1931. Seus números impressionam.
O monumento tem 38 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares, custou algo em torno de R$ 9,5 milhões e foi feito de pedra sabão cortada em milhares de triângulos. Eles foram colados à mão sobre um tecido e depois aplicados na estátua por pastilheiros.





O Pensador

Paris // França

Em 1880, o francês Auguste Rodin, pai da escultura moderna, foi convidado a elaborar uma peça para o Museu de Arte Decorativa em Paris baseada em A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Dessa encomenda saiu a obra A Porta do Inferno, um grande portal com 180 figuras de bronze, entre elas o famoso homem que apoia o queixo em um dos punhos. O personagem em questão retratava o poeta italiano e, apesar de ser batizada inicialmente como O Poeta, a peça ficou conhecida pelos visitantes que passavam pela entrada do museu como O Pensador. A escultura ganhou outras versões feitas pelo próprio artista, entre elas a mais famosa, que tem 1,86 metro de altura e está exposta no Musée Rodin, em Paris. No Brasil, a escultura pode ser apreciada no Instituto Ricardo Brennand, em Pernambuco, onde há uma versão que foi feita usando o molde original.





Exército de Terracota

Província de Xian // China

Um das principais relíquias da história foi descoberta por acaso. Em 1974 agricultores chineses escavavam uma área seca da província de Xian para construir poços, quando encontraram estátuas de pedra. As figuras faziam parte de um acervo de mais de 8 mil figuras de guerreiros, outras de 520 cavalos e 130 de carruagens, modeladas artesanalmente em tamanho natural. Cada peça era única e os militares portavam armas de bronze reais. O exército fica a cerca de um quilômetro e meio do mausoléu do imperador Qin Shihuangdi (260-210 a.C.), construído para que ele tivesse em morte todo o poder e a riqueza que gozou em vida. Segundo o historiador Sima Qian, cujos registros são a principal fonte de informações sobre a construção, mais de 700 mil pessoas de todos os cantos do país trabalharam nas obras, que demoraram 38 anos para serem concluídas. 





Greetingman

Montevidéu // Uruguai 

Em outubro de 2012, o bairro de Buceo, em Montevidéu, ganhou o que seria a primeira de uma série de esculturas feitas pela Coreia do Sul para selar a paz e a amizade com outros países. A capital do Uruguai não foi escolhida à toa. A cidade é um antípoda da Coreia, área da Terra localizada diametralmente oposta. A estátua, criação do artista plástico coreano Yoo Young-ho, tem seis metros de altura e exibe uma figura curvada para baixo, mostrando uma reverência típica do povo asiático. Trata-se de um homem nu que representa todos os homens, e não um determinado tipo ou raça, e é pintado de azul claro porque, segundo o escultor, essa é a cor da alegria e da luz. O projeto custou 200 mil dólares e foi financiado com a venda de 800 esculturas semelhantes, mas feitas em menor escala.





Pietá

Vaticano // Itália

Em novembro de 1497, o cardeal francês Jean Bilhères de Lagraulas encomendou a Michelangelo Buonarroti, uma escultura da Pietá para o seu túmulo. Comum em esculturas nas regiões da França, da Alemanha e da Europa Central, a Pietà é o tema que se refere ao Cristo morto, cujo corpo foi deposto no colo de sua mãe. Para materializar seu desejo, o religioso providenciou o imenso bloco de mármore que deu origem à estátua de 1,95 metro de altura. Bilhères faleceu antes de ver sua encomenda, que demorou um ano para ser esculpida, pronta. O monumento só foi para a capela de Santa Petronilla, junto ao braço meridional da antiga Basílica de São Pedro, onde o cardeal foi enterrado, alguns meses depois. Vinte anos mais tarde, a escultura foi para outra parte do templo. Ficou na sacristia por um período e em seguida passou para o local atual, à direita da Basílica, junto à entrada.





Busto de Nefertiti

Berlim // Alemanha

Em 1912, época das expedições europeias no Oriente Médio, quando a equipe de arqueólogos alemães liderada por Ludwig Borchardt encontrou um sítio egípcio que ficou conhecido como Ateliê Tutmés. Lá, eles descobriram o busto de Nefertiti,  um dos artefatos mais simbólicos do Antigo Egito. O objeto foi levado para a Alemanha e passou por diferentes instituições, até chegar ao Neues Museum, onde está atualmente. Feita de calcário, a escultura tem cerca de 3.400 anos de idade e representa a rainha egípcia que foi esposa do faraó Akhenaton. Sua autoria não é exatamente conhecida, mas acredita-se que seja obra do escultor Tutmés e que tenha sido produzida próximo a 1345 a.C. Símbolo cultural da capital alemã, bem como do Egito Antigo, a estátua é tema de uma intensa discussão histórica entre os dois países, já que, desde a década de 1920, as autoridades egípcias reivindicam sua devolução. 





Estátua da Liberdade

Nova York // Estados Unidos

Um dos principais símbolos dos Estados Unidos, a estátua foi um presente dado pela França para comemorar a aliança entre os países durante a Guerra Revolucionária. O monumento de 45 metros de altura representa Libertas, a deusa romana da liberdade, que sustenta uma tocha na mão direita e a Declaração da Independência dos Estados Unidos, na esquerda. O famoso cartão-postal foi construído peça por peça ao longo de nove anos e suas partes ficavam expostas em Paris à medida que eram finalizadas, a exemplo da cabeça e da tocha, que ficaram por algum tempo nos Jardins du Trocadéro. A obra foi concluída em 1885, quando foi enviada para Nova York, e inaugurada em 28 de outubro de 1886, na Ilha da Liberdade, depois de meses de montagem. Feita de cobre, ela tinha outra aparência. A cor verde demorou 20 anos para pegar, em um processo chamado de pátina vert-de-gris.





Fernando Pessoa

Lisboa // Portugal

Um dos cafés mais tradicionais de Lisboa, o A Brasileira foi aberto em 1905, no bairro do Chiado, e faz parte da história da cidade. Era lá que o poeta Fernando Pessoa gostava de passar algumas horas de seu dia, saboreando a bebida, passando tempo e, muitas vezes, compondo sua obra. Para homenagear o escritor em seu centenário, comemorado em 1988, os proprietários do lugar inauguraram uma estátua de bronze em que ele aparece sentado em um de seus pontos favoritos. Autor da obra, o artista português Lagoa Henriques contava que sua inspiração surgiu do acaso. Ele havia pegado o livro Obras de Fernando Pessoa e aberto ao acaso, deparando-se com um poema cujo primeiro verso era “A mão posta sobre a mesa”. Nesse momento ele considerou que acabara de receber uma mensagem de Pessoa e decidiu retratar o autor sentado, com o braço sobre a mesa. 





Maman

Ottawa // Canadá

Ao longo de uma carreira de quase sete décadas, a artista francesa Louise Bourgeois ficou famosa por suas belas esculturas, entre elas a imponente Maman, criada para a inauguração da Tate Modern em Londres em 2000. A enorme aranha faz parte de uma série inspirada no aracnídeo que ganhou versões em diferentes partes do mundo, a exemplo da que fica na Galeria Nacional do Canadá, em Ottawa. A obra de mais de nove metros de altura ergue-se sobre pernas que lembram arcos góticos e funcionam como gaiola e covil de proteção dos ovos que estão presos ao seu abdômen. O animal, que apareceu pela primeira vez em desenhos feitos pela artista na década de 1940 e ganhou destaque em sua obra durante a década de 1990, é uma homenagem de Bourgeois à mãe, que era tecelã. A obra, inaugurada em 1999, revela a ambiguidade do amor materno, que, segundo ela, preda e protege. O tamanho superlativo tem também dupla função: provocar medo e compaixão já que, segundo a artista, o enorme ser mostra vulnerabilidade ao tentar se equilibrar sobre as patas. 





David, de Michelangelo

Florença // Itália

Encomenda da igreja católica como parte de uma série de figuras de profetas e personagens bíblicos, a estátua é uma das principais obras de Michelangelo. Herói do Antigo Testamento, David derrotara, com coragem e destreza, o gigante Golias, libertando o povo da ameaça dos soldados filisteus. A escultura, inaugurada em 1504, foi criada para enfeitar a entrada da catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, mas acabou posicionada em frente ao Palazzo della Signoria, sede do governo da época e, hoje, está no interior da Galleria dell’Accademia. A obra, símbolo do Renascimento, tem 5,17 metros de altura e impressiona pela riqueza de detalhes, como os músculos marcados e até veias dos braços e das mãos. Com essa obra Michelangelo mostrava seu domínio na representação anatômica e assumia o nu total, algo que, para o artista, era fundamental, já que o corpo representava a obra-prima de Deus. 





LEIA TAMBÉM: Paraíba, do litoral ao sertão