10 destinos incríveis para se casar

Maio é o mês das noivas! Assim, selecionamos os dez lugares mais românticos do mundo, onde os casais apaixonados podem realizar seu casamento em grande estilo

por Bruno Segadilha | fotos Shutterstock, Anna Carolina Negri e Gui Gomes





Trancoso

Bahia // Brasil

Trancoso tornou-se um dos principais destinos para aqueles que querem se casar com glamour e exclusividade. Cada espaço ali é especialmente bonito, mas a escolha dos noivos não costuma fugir dos pontos tradicionais: praias e o Centro Histórico, que tem como símbolo a Igreja do Quadrado. Construído no século 17 pelos jesuítas, o templo é o segundo mais antigo do Brasil e chama a atenção pelas formas simples e por sua pintura externa totalmente branca. Apesar da vibe rústica da cidade, Trancoso oferece uma ótima infraestrutura para abrigar os convidados, com opções de hotel e pousadas, além de bares e restaurantes. Muitos aproveitam para esticar a estada e conhecer vizinhos, como Caraíva e Arraial d’Ajuda.





Railay Beach

Krabi // Tailândia

Pé na areia, tenda florida, madrinhas com vestidos leves e esvoaçantes, padrinhos de bermuda. Pareceu cena de filme? Pois ela é real e tem acontecido em diversas praias da Tailândia, em especial em Railay Beach, uma das mais belas do país. Isso, porque já existem algumas agências brasileiras que realizam a cerimônia por lá e cuidam de todos os detalhes, desde a decoração até o transporte e a acomodação dos convidados. A cerimônia pode ser realizada em português e a benção na religião que os noivos escolherem. Alguns preferem, ainda, casar-se em long tails, barquinhos de madeira que são transformados em altar. As enormes falésias calcárias do entorno completam o cenário deslumbrante desse lugar, que fica entre a cidade de Krabi e a praia de Ao Nang, no litoral da tailandês. Já as águas cristalinas garantem um mergulho e momentos de descanso depois da festa. 





Bacalar

Quintana Roo // México

Localizada no estado mexicano de Quintana Roo, Bacalar é uma cidade menos badalada do que outras da Riviera Maya, como Tulum e Playa del Carmen. Por isso, tem sido uma das favoritas para quem quer se casar em cerimônias menores e mais intimistas. O litoral é deslumbrante e impressiona pelo mar calmo e cristalino, e por formações como a Lagoa de Bacalar, também conhecida como Lagoa de Sete Cores. Como o próprio nome sugere,  o aspecto da água muda ao longo de sua extensão, com diferentes tons de azul. Para aproveitar esse cenário natural, os hotéis da região construíram grandes píeres, que têm sido palco de cerimônias ao ar livre. Ali, os noivos dizem o “sim” de frente para o mar e curtem a festa até o anoitecer, quando o sol se põe, colorindo o céu de tons arroxeados.





Fernando de Noronha

Pernambuco // Brasil

O arquipélago pernambucano é o sonho de consumo de muitos casais que procuram um lugar dos sonhos para realizar sua cerimônia. Pudera. O litoral de água azul-turquesa e a natureza deslumbrante fazem de Fernando de Noronha um dos destinos mais procurados do Brasil.  A dificuldade, ali, é escolher o lugar da grande benção dentre tantas opções. Para os mais clássicos, a dica são aqueles pontos “obrigatórios”, como a Baía dos Porcos, onde dá para ver o Morro Dois Irmãos de perto, ou a Praia da Conceição, de onde se avista o famoso Morro do Pico. Já na Vila dos Remédios, é possível casar-se na Capela de São Pedro dos pescadores, com o Forte de Nossa Senhora dos Remédios ao fundo. O Mirante do Forte é o lugar ideal para realizar a cerimônia com um entardecer e realizar uma festa que vai ficar para sempre na memória. 





Göreme

Capadócia // Turquia

Mesas sob as sombras de colunas de pedra, conhecidas como chaminés de fada. Convidados hospedados em hotéis nas cavernas. Troca de alianças em cima de um balão. Graças a elementos como esses, Göreme, na Turquia, tem sido escolhida como o cenário para o casamento dos sonhos. A vila, uma das mais visitadas da região da Capadócia, é famosa por suas construções subterrâneas. Realizar um evento do tipo por lá é relativamente simples, já que muitas agências de turismo especializaram-se nesse tipo de festa. A cerimônia pode seguir os moldes ocidentais, com padre, igreja e alguns convidados, ou incorporar tradições locais. Se o casal quiser marcar a segunda opção, prepare-se: os casamentos turcos costumam ser bastante inclusivos. Além de familiares e amigos, a comemoração reúne vizinhos e moradores do bairro, e os noivos passam por uma “noite de hena”, quando ganham tatuagens nas mãos que simbolizam a transição da vida de solteiro para a de casado. 





Pienza

Toscana // Itália

Com seus charmosos vilarejos, castelos e praças, a região da Toscana, na Itália, é um dos destinos favoritos para quem quer passar a lua de mel ou mesmo realizar o momento do “sim”. Tudo nas cidades e vilarejos dali parece ter sido planejado para que os casais aproveitem momentos de romance, desde as pequenas e charmosas vielas, até as casas com flores na janelas. Nesse sentido, a pequena Pienza destaca-se graças à Via dell’Amore, que, como o nome sugere, é a rua do amor. É ali que os casais gostam de trocar alianças e de fazer declarações apaixonadas. Mas Pienza vai bem além disso. Considerada Patrimônio Histórico da Humanidade desde 1996, a cidade impressiona com suas construções de pedra e sua farta produção de queijo pecorino.





Cataratas do Iguaçu

Foz do Iguaçu // Brasil

Eleitas entre as sete maravilhas da natureza e reconhecidas como patrimônio natural da humanidade pela Unesco, as Cataratas do Iguaçu têm 275 quedas d’água e 1,5 milhão de litros caindo a cada segundo, uma demonstração da força do Rio Iguaçu, na divisa entre o Brasil e a Argentina. Um lugar que fica para sempre na lembrança e que se transformou em um dos mais disputados para casamentos desde que o Belmond Hotel das Cataratas, único dentro do Parque Nacional das Cataratas, passou a organizar eventos do tipo. O momento do “sim” normalmente é realizado nos jardins que ficam na entrada do hotel, de frente para as cachoeiras, enquanto a festa pode acontecer no salão Dom Pedro, para cerca de 50 pessoas, ou nos restaurantes Itaipu e Ipê, espaços com capacidade para receber mais convidados. 





Mendoza

Argentina

Situada ao leste da Cordilheira dos Andes, a cidade argentina fica a mais de 700 metros acima do nível do mar, o que garante clima seco e estações do ano definidas. Graças a isso, o lugar tornou-se um dos principais centros vinícolas da América Latina, famoso pelos Malbecs e por seus vinhos tintos, mas não só. Por causa do clima mais frio e do lindo cenário, com o Monte Aconcágua ao fundo, a cidade é um dos destinos mais desejados para festas de casamento. As cerimônias, realizadas em uma das várias bodegas da cidade, normalmente são regadas a bons vinhos, que harmonizam com a famosa carne argentina. Vale a pena estender a visita e conhecer alguns pontos famosos da cidade como a Plaza Independencia, o Parque General San Martín e o Museo de Ciencias Naturales y Antropológicas.





Castelo de São Jorge

Lisboa // Portugal

A fortificação foi construída no século 11 pelo povo mouro e, por anos, serviu como base militar da cidade. Isso porque o castelo ocupa a colina mais alta da capital, oferecendo uma vista privilegiada das casas, dos prédios e do Rio Tejo. Apesar da importância do lugar, foi apenas em 1755, depois de um terremoto devastar Lisboa, que esses fatos históricos foram descobertos, quando as ruínas do castelo revelaram camadas mais antigas da construção. Os dias de guerra e as disputas territoriais ficaram para trás, e hoje as paredes de pedra abrigam espaços concorridos para eventos e casamentos, entre eles a Praça de Armas, decorada com velhos canhões e uma estátua de bronze de Afonso Henriques, antigo rei de Portugal. Já o terraço e o Jardim Romântico são os lugares escolhidos para quem quer uma cerimônia mais intimista.  





Búzios

Rio de Janeiro // Brasil

Em 1964, Brigitte Bardot procurava um destino tranquilo para passar as férias. Encontrou em Búzios, então uma pequena vila de pescadores, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, o lugar ideal para descansar. Além da paz que ela buscava, a atriz francesa descobriu um dos lugares mais românticos do litoral fluminense, com um mar de águas calmas e transparentes e um pôr do sol que convida os casais apaixonados curtam seu romance. Não à toa, o balneário tem sido palco de vários matrimônios, desde as uniões pé na areia até as mais suntuosas. Depois, enquanto os noivos aproveitam a lua-de-mel, os convidados podem aproveitar a cidade, as praias e a gastronomia do lugar. Outra dica é conhecer as vizinhas Arraial do Cabo e Cabo Frio, outras joias da região, que hoje é conhecida como Costa do Sol.