Descubra as melhores praias de Fortaleza

As praias de Fortaleza estão sempre entre os destinos nordestinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros, e mesmo após um longo período sem receber viajantes — por conta da pandemia de Covid-19 — , elas estão de volta “no topo das paradas”, enchendo suas orlas com pessoas de todos os lugares do mundo, seja para casais em busca de um refúgio para curtir seu amor, ou como opção ideal para a tão aguardada viagem em família.





É, principalmente, por abrigar algumas das praias mais bonitas do Brasil — como as de Fortaleza — que a região permanece vívida na lembrança e nos corações dos apaixonados pelas viagens à costa litorânea nordestina, e continua despontando nas mais diversas publicações sobre os lugares belíssimos do nosso território — que valem a pena conferir.

Antes de tudo, um aviso importante: quando estiver no Ceará, prepare-se para viver momentos intensos e inesquecíveis, pois a região cearense — chamada carinhosamente de “Terra da Luz” — faz jus à toda sua fama e fascina a todos com seu cenário repleto de muito sol, águas translúcidas e arrebatadoras compostas pela tonalidade azul esverdeada, além de muita cultura, comida boa e um calor digno das férias de verão, que lá, dura o ano inteiro.

E para te ajudar a criar um roteiro incrível, montamos este guia completo de viagem com informações sobre as atrações turísticas e as melhores praias de Fortaleza, a fim de que você tenha motivos mais do que suficientes para escolher o litoral nordestino como seu próximo ponto de parada. Vamos lá conferir?





Como chegar em Fortaleza?

A viagem para Fortaleza, em si, é muito simples. A capital cearense possui um aeroporto internacional localizado no município — o Aeroporto Internacional Pinto Martins — o que facilita o acesso partindo de vários pontos do interior e exterior do país. Dessa forma, basta programar sua rota — comprar suas passagens aéreas pela Azul, e programar seu voo direto para a cidade.





Além disso, existem as cidades vizinhas à capital cearense — algumas das quais pertencem à mesorregião da Grande Fortaleza — que também possuem fácil acesso, já que é possível chegar até elas apenas com um carro de aplicativo ou alugado, táxis, vans turísticas, translado, ou até mesmo por meio do transporte público intermunicipal da região.





Quais as melhores praias de Fortaleza?

Como as praias de Fortaleza já estão liberadas para turismo, é a hora de começar a traçar o planejamento de rota para aproveitar tudo o que essas terras litorâneas têm a oferecer. Para isso, você precisa saber quais são as melhores praias para banho, para curtir muita agitação, para passar o dia relaxando e contemplando a paisagem, enfim, para fazer o que preferir!

Praia do Futuro

Ela inspirou até filme! Localizada próxima do centro da cidade, a Praia do Futuro é considerada uma das mais badaladas de Fortaleza. Isso porque, além de apresentar uma localização privilegiada para quem desce no aeroporto Pinto Martins e já quer ir direto “colocar” os olhos no mar, ela tem uma infraestrutura com opções de serviços de agradar aos mais exigentes visitantes.

A orla dessa praia é caracterizada por uma vasta quantidade de prédios dos mais variados modelos, o que mistura os estilos em uma espécie de mix entre uma atmosfera urbana e praiana, sendo que o estilo urbano aparece representado pela proximidade com a área central do município — o que facilita na hora de escolher bons hotéis e restaurantes —, e o praiano deve-se ao fato de que cumpre com todos os requisitos para um destino digno de passeios com a família: água morna, é apropriada para banho — principalmente com a maré baixa — e conta com comodidades que é bem provável que você só encontre por ali.

Aliás, as conveniências que estão presentes na Praia do Futuro chamam atenção por sua complexidade, já que não são “simples barracas” situadas na orla. Ao contrário, são compostas por áreas destinadas às crianças, espaços para shows e atrações culturais, parques aquáticos, serviços de gastronomia, tudo isso embalado por um clima de lounge bar, que atrai muitas pessoas interessadas em desfrutar desses atrativos.

Por isso, se o que você busca é uma praia maravilhosa, mas que ofereça uma certa dose de agito e boa gama de facilidades para curtir seus dias de folga sozinho ou com sua família, sem preocupação nenhuma, esse é o lugar ideal.

Praia de Iracema

Curiosidade: sabia que a praia – e o bairro – levam esse nome em homenagem à clássica obra de José de Alencar? Sim! No século 20, moradores locais queriam um nome forte para tornar o local mais atraente para turistas e acertaram em cheio com a proposta.

Por estar situada a poucos quilômetros do centro da cidade, a Praia de Iracema é sinônimo de badalação, já que é possível encontrar de tudo ali por perto, desde uma rede hoteleira para os mais variados gostos, até bares e restaurantes que vivem lotados tanto de dia como à noite. Nesse sentido, o ar boêmio da praia atrai um público bastante diversificado, com muita disposição para curtir a agitação noite adentro.

A praia, em si, não é muito propícia para banhos, já que conta com mar de águas fortes e ondas agitadas em sua extensão, mas tem uma beleza exuberante que pode ser apreciada por meio de alguns pontos altos — como a Ponte dos Ingleses ou o Espigão da Praia de Iracema — que seguem em meio a uma imensidão de azul impressionante e onde é costume tirar as mais belas fotos, com o mar ao fundo.

A Praia de Iracema também é ótima para quem curte dar uma boa caminhada ao longo do calçadão que contorna a faixa de areia, pois sua principal avenida permite que, além de apreciar toda a orla, o visitante acompanhe o nascer e a descida do sol.

Praia de Meireles

Vizinha à Praia de Iracema, essa é mais uma das praias urbanas de Fortaleza — para não dizer que é a que mais tem interação com a cidade. Localizada, assim como a “irmã”, às margens da Avenida Beira-Mar, costuma ser cartão-postal da capital do Ceará, e recebe muitos turistas que buscam uma praia tranquila, porém, sem abrir mão de estarem conectados com os outros atrativos do bairro de mesmo nome.

E por falar nos pontos turísticos, a Praia de Meireles é cercada por muitas outras alternativas para atender aos mais diversos gostos, como a Feira de Artesanato que acontece ao final do dia e o Jardim Japonês que está ali por perto.

O mar é calmo, contudo, pode estar impróprio para o banho em alguns trechos com formações rochosas, o que justifica a necessidade de estar atento aos informativos locais sobre as condições climáticas e sobre a periculosidade em alguns pontos, mas muita gente pratica esportes aquáticos nessas águas e outras atividades pela orla.

Praia de Mucuripe

Ao lado — na parte leste — da Praia do Futuro e tornando-se continuação da Praia de Meireles pelo outro, essa enseada é bastante frequentada pelos nativos da região. Além das visitas que os moradores fazem para contemplação, é possível encontrar pescadores e suas jangadas no local, o que reflete um pouco da cultura da capital litorânea.

Se uma das praias inspirou o cinema e outra foi inspirada pela literatura, essa daqui é letra de música. Assim canta Fagner em “as velas do Mucuripe vão sair para pescar”.

Outro atrativo interessante da praia é o Mercado de Peixe, com suas várias mesas na calçada, preparo dos pescados na hora, boas opções de bebidas, além de música e shows ao vivo. E tudo isso contando com a vista maravilhosa das águas e do sol que desponta no horizonte, agraciando a todos que passam por ali.

Praia do Porto das Dunas

Além dos destinos praianos em Fortaleza, existem algumas alternativas nas cidades próximas à capital, como é o caso da Praia do Porto das Dunas, que fica na cidade de Aquiraz, a 20 km de distância das terras fortalezenses.

O passeio certamente vale a pena, considerando que você pode encontrar um ambiente mais rústico, um pouco diferente dos que citamos até agora. Aqui, a paisagem repleta de dunas — onde é possível passear de buggy —, coqueiros e de muito verde transmite paz àqueles que buscam pelo sossego típico do litoral nordestino. Por conta dessa rusticidade, a infraestrutura é mais simples, com poucas alternativas de serviços.

Já as águas podem não ser lá muito favoráveis aos mergulhos — apesar de encantarem os surfistas, interessados nas ondas fortes que aparecem por lá —, mas são um colírio para os olhos de quem resolve passar um entardecer na orla da região.

Uma curiosidade da praia é que é endereço do parque aquático mais famoso de toda a América Latina — o Beach Park — e, por conta disso, recebe famílias de vários lugares do mundo, interessados em aproveitar sua estadia nas alocações do complexo, já que, além de ser muito agradável aos adultos, é um destino bastante querido entre as crianças que se deparam com tudo o que o lugar pode ofertar.

Praia de Cumbuco

Localizada na cidade de Caucaia, a 35 km da capital, essa vila repleta de beleza natural é dona das mais bonitas dunas das praias cearenses. Além da praia em si, os turistas buscam pelo lugar por conta dos passeios em buggys, esquibunda — prática que envolve a descida das dunas em uma pequena prancha — e outros esportes aquáticos, como o kitesurf, muito praticado no local.

Como o mar às vezes se apresenta um pouco agitado, com bastante incidência do vento sobre as águas, não é raro que os visitantes prefiram aproveitar as outras tantas opções fantásticas de diversão para toda a família. No entanto, o mergulho é possível em alguns trechos e observadas as condições climáticas para isso.

Outra atração turística da região são os lagos próximos à praia — que podem ser acessados nos passeios com o buggy — e permitem um mergulho calmo em suas extremidades. Por isso, se for com tempo para passar o dia na Praia de Cumbuco, não deixe de aproveitar os passeios e pedir ao condutor para ir até a Lagoa do Cauípe, por exemplo.

Praia de Morro Branco

Agora, se você é daquelas pessoas que curtem mesmo uma praia que mais pareça uma pintura de tão linda, que possa ser contemplada sem grande movimentação de turistas, precisa conhecer a Praia do Morro Branco, no município de Beberibe, a 100 km de Fortaleza. Aqui, as falésias alaranjadas — que formam o Labirinto do Morro Branco — dão o ar de sua graça e enfeitam um cenário de praia paradisíaca que, por si só, tira o fôlego de tão exuberantes.

As falésias que compõem essa paisagem apaixonante servem ainda de material para o artesanato da região, já que a areia em tons quentes, presente nas esculturas naturais, é bastante pigmentada e está no local em abundância. Então, aproveite para levar para casa uma das obras de arte da cidade — como, por exemplo, as garrafas decorativas, onde são feitos desenhos com areia.

Praia de Canoa Quebrada

Para finalizar nossa lista, não poderíamos deixar de citar a Praia de Canoa Quebrada, um marco turístico com influência da cultura hippie, que fica no município cearense de Aracati, a pouco mais de 150 km da capital do estado. Por ser a evolução de uma aldeia que abrigava alguns habitantes adeptos das vibrações de “paz e amor”, é uma ótima pedida para quem quer encontrar sossego, sombra e água fresca — e água calma —, já que a cidade reflete essa herança histórica.

Assim como na Praia de Morro Branco, o cenário aqui também é desenhado por falésias, dunas, coqueiros e um mar de águas translúcidas que encanta aos visitantes. Por conta disso, os passeios com buggys também são comuns, voos em parapentes, tirolesas e outras atividades turísticas que exploram cada canto da bela praia.

Na cidade, a Rua Broadway é o point, e vale a pena conhecer os bares e restaurantes no calçadão mais famoso de Canoa Quebrada. Se você quiser ainda pernoitar por lá, encontrará boas alternativas de estadia e infraestrutura hoteleira e pode aproveitar para curtir a noite e as atrações da cidade.

O litoral nordestino é repleto de praias em toda sua extensão e cada uma delas tem características especiais, que conseguem agradar a uma diversidade de preferências e objetivos turísticos. Assim, Fortaleza pode ser, com certeza, o ponto de partida para explorar as inúmeras maravilhas da natureza por toda a costa litorânea cearense.





Qual a melhor época para visitar Fortaleza?

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que não há período específico para ir ao Nordeste e, principalmente, para ir ao Ceará, e essa, felizmente, é a mais pura verdade. Por conta do clima sempre quente, com muito sol e pouca ocorrência de chuva, é possível programar a sua viagem na época que melhor se adequar ao seu planejamento pessoal.

Seja em época de alta temporada, em algum feriado prolongado — como no Carnaval, por exemplo —, ou mesmo em algum período do ano em que não é comum viajar, os dias ensolarados estarão por lá, prontos para te receber. Para garantir que a experiência seja a melhor possível, busque saber como estará o tempo com relação à pluviosidade da região, ou seja, evite os períodos que costumam ser chuvosos, como de fevereiro a maio.





Quais pontos turísticos visitar?

Nem só de praias vive Fortaleza, e você pode conferir a veracidade dessa informação com seus próprios olhos ao visitar os diversos pontos turísticos espalhados pela capital cearense. Aqui vão algumas sugestões, que, com certeza, não podem faltar em sua viagem para Fortaleza!

Atrações culturais e artísticas

Repleta de muita história, construções em estilo colonial e edificações que datam de muitos anos, a capital do Ceará possui um acervo histórico incrível, que foi berço de muitos nomes conhecidos em nosso país — como o escritor José de Alencar, bastante homenageado de várias formas pelo município.

Com museus, teatros, obras artísticas homônimas, centros de arte e espaços de cultura, é possível viajar pelo tempo e rever pontos da história cearense que coroam a trajetória da população do estado e do Brasil. Logo, se você é daqueles turistas que gostam de saber o que as cidades têm a contar por meio das suas obras, não pode deixar de passar por pontos como estes:

  • Theatro José de Alencar: com arquitetura exuberante e sofisticada, além dos espetáculos que sedia, sua construção por si só já é espetacular, com mosaicos, pinturas e material refinado utilizado em suas instalações;
  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: aqui é possível encontrar de tudo um pouco, desde um planetário até salas de cinema e muita, mais muita coisa boa para conhecer;
  • Museu da Cultura Cearense e da Arte Contemporânea: ambos ficam dentro do Centro Dragão do Mar e contam muito da história do estado do Ceará;
  • Museu da Cachaça e Museu da Fotografia: outros pontos incríveis a serem explorados;
  • Catedral Metropolitana de Fortaleza: é a terceira maior do país e tem um estilo baseado na arquitetura romana;
  • Estádio de futebol Arena Castelão: representa todo o amor e a história do time cearense;
  • Espetáculos de humor: característicos da região, que é famosa por ser terra de nomes importantes no campo do humor — como os humoristas Tom Cavalcante e Renato Aragão;
  • Estátuas e Monumentos: como a imagem de Iracema, do livro homônimo, de José de Alencar e o letreiro da cidade.

Jardins, Praças e Parques

Apesar de praiana, Fortaleza também abriga espaços com áreas verdes incríveis e lugares ideais para um bom passeio, principalmente em família, provando que a natureza brindou a capital do Ceará com muito mais do que suas lindas praias. Então, não deixe também de passar por alguns destes lugares:

  • Jardim Japonês: apesar de ser uma construção humana, as árvores e plantas fazem do espaço um verdadeiro presente para quem quer passar alguns momentos em paz e tranquilidade, além de oferecer fundo para boas fotos;
  • Praça dos Mártires: também conhecida como Passeio Público é reduto de árvores centenárias típicas, como o baobá;
  • Parque Engenhoca: local perfeito para levar as crianças, com muitas atrações, contato com a natureza e diversão garantida;
  • Beach Park: aqui o estilo é diferente, pois a natureza apenas brindou aos visitantes desse complexo aquático com sua presença, completando a diversidade de atrações.

Lojas, Centros Alimentícios e Comerciais

  • Mercado Central: muito típico das cidades nordestinas, o mercadão fortalezense não fica atrás em diversidade de lojinhas de todos os tipos, principalmente para quem quer voltar com algumas lembrancinhas na mala;
  • Mercado de Peixe: famoso na região de Meireles, aqui é possível desfrutar dos peixes típicos da região;
  • Feira de Artesanato: fica na Avenida Beira-Mar e não deixa a desejar para nenhuma outra feirinha do litoral nordestino.

Essas são apenas algumas das muitas alternativas para comprar suas passagens e aproveitar a cidade de Fortaleza para além de suas praias, mas é claro que o principal atrativo continua sendo a costa litorânea inigualável que o estado abriga. Com um pouco mais de tempo, além de conhecer os pontos turísticos que estão distribuídos por toda a região, considere a possibilidade de fazer alguns passeios “bate e volta” para outros municípios praianos do Ceará — um pouco mais longes da capital —, como ir para a famosa e belíssima Jericoacoara, que é palco de praias de “de cair o queixo” dos seus visitantes.

Além disso, se suas férias e o orçamento estiverem um pouco mais flexíveis, aproveite para descer pela costa litorânea e aventurar-se em outro estado maravilhoso que é divisa com o Ceará: o encantador Rio Grande do Norte.

De posse de todas essas dicas de viagem sobre Fortaleza, agora falta escolher as opções que mais deseja e que estejam de acordo com seus objetivos: as melhores praias para banho, aquelas que são mais agitadas, as melhores para famílias e crianças, as que oferecem a melhor infraestrutura, ou ainda as que são mais rústicas e totalmente envoltas por monumentos da natureza. Afinal, não importa o que esteja buscando, na capital cearense é garantia de que vai encontrar.





Se você quiser continuar a explorar outras praias do Nordeste e pontos turísticos da região, não deixe de conferir nosso post sobre o tema!