Conheça o melhor de Pipa

Falésia da Praia de Cacimbinhas, em Pipa

Conheça o melhor da Praia de Pipa, um destinos mais famosos do Rio Grande do Norte, com suas falésias coloridas, as dunas majestosas, o agito da cidade e as escapadas incríveis

por Bruno Segadilha  |  fotos Gui Gomes





Pipa. No dicionário, vasilha arredondada de madeira ou barril onde se guardam vinhos e outros líquidos. Nos diários de viagens dos navegantes portugueses, a palavra passou a significar a formação rochosa que os ajudava a identificar a região onde hoje fica o município de Tibau do Sul, a 87 quilômetros de Natal, capital potiguar, que recebe voos diários da Azul. E foi essa antiga comparação que deu nome a uma das praias mais belas e famosas do País, com suas imponentes falésias vermelhas. Ao longo dos anos, Pipa chamou a atenção dos turistas, ganhou bons restaurantes e pousadas e transformou-se em um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Norte. Pudera. Além dos lindos cenários naturais, o balneário tem atrações para vários gostos e estilos, desde o viajante que chega em busca de badalação até casais e famílias que querem um pouco de paz e sossego à beira-mar. A região também guarda surpresas em municípios vizinhos, como Nísia Floresta, com suas belas lagoas de água doce, e Georgino Avelino, com as majestosas Dunas de Malembá. Seja qual for a sua escolha, você será mais um feliz visitante a se apaixonar pelos encantos do litoral Sul potiguar. 





LEIA TAMBÉM: 25 dicas de diversão em Comandatuba





As praias

O município de Tibau do Sul, onde Pipa está localizada, conta com um complexo de sete praias, todas contornadas por grandes falésias. Os livros de geografia definem essas formações como paredões íngremes encontrados no litoral de quase todo o mundo, esculpidos pela ação do mar há milhões de anos. A verdade é que, nessa porção do litoral potiguar, as falésias ganham um charme extra, graças à coloração avermelhada da terra, que contrasta com as águas azuis do mar e com o verde vivo da Mata Atlântica.













A Praia de Pipa, propriamente dita, fica perto do Centro da cidade e é uma das mais frequentadas porque está próxima da maioria das pousadas, bares e restaurantes e por causa de suas águas calmas. Alguns metros adiante fica a Praia do Curral, também conhecida como Baía dos Golfinhos. Como o nome sugere, é o lugar onde os mamíferos marinhos costumam dar as caras – com sorte, você poderá vê-los nadando por ali. Logo ao lado está localizada a badalada Praia da Madeira, muito procurada por surfistas por causa de suas ondas. Tem ótima infraestrutura, com bares, cadeiras e barracas na areia, o que faz dali o ponto ideal para quem quer ver e ser visto. 

Outro lugar bastante propício para o surfe é a Praia do Amor, batizada assim por causa de suas duas faixas de areia que se encontram, formando um coração. Na maré baixa, as pranchas dão lugar a visitantes interessados em relaxar em suas piscinas naturais. Ali fica o Amô Restaurante e Tapiocaria, famoso por seus peixes e pelo brownie de tapioca, recheado com chocolate ou com doce de leite. 













Uma boa maneira de contemplar a grandiosidade dos chapadões é percorrendo uma das trilhas do Santuário Ecológico de Pipa. Todas são de fácil acesso e oferecem vistas deslumbrantes. Quer algo ainda mais tranquilo? Então, vale a pena percorrer o alto das falésias a bordo de um quadriciclo e sentir o vento batendo no rosto. A empresa Trilhas Ecológicas organiza passeios a bordo do veículo. Separe o final do dia para navegar na Lagoa Guaraíras. A Guaíras Tour oferece um tour pelos manguezais, onde é possível avistar espécies como a garça-azul, e faz uma parada em um banco de areia para que os visitantes possam tomar um banho de argila. O dia termina com o inesquecível pôr do sol visto das águas.





Vila Mangueira, no Centro de Pipa

O agito

O Centro de Pipa costuma ser um ótimo ponto de encontro para quem procura agito e badalação. A via principal, a Avenida Baía dos Golfinhos, concentra boa parte de lojas, bares, restaurantes e baladas. É ali que está localizada a Vila Mangueira, galeria comercial a céu aberto conhecida pela arquitetura semelhante à de ilhas gregas como Mykonos. Suas cores vibrantes fizeram da pequena rua um dos pontos favoritos para quem quer fazer fotos bonitas do destino. 

A área conta ainda com excelentes opções gastronômicas, a exemplo do restaurante Macoco. A casa serve clássicos da culinária argentina, empanadas, e criações do hermano Pepe Sabadini, proprietário do lugar. Destaque para pratos como o atum selado ao molho de laranja e o gratinado de bacon e camarão. Entre as sobremesas, não deixe de experimentar o alfajor de colher, releitura de Pepe de um dos doces mais tradicionais da Argentina. Trata-se de uma espécie de creme de doce de leite servido com ganache de chocolate e espuma de laranja. Inesquecível! 

Perto dali fica o Oca Toca, restaurante da pousada Toca da Coruja. O cardápio conta com itens como o peixe grelhado na folha de bananeira, recheado com farofa de camarão e banana, acompanhado de arroz de coco e vinagrete de pimentas, além do medalhão de carne de sol grelhado e recheado com queijo de coalho assado, servido com creme de mandioca e farofa de feijão- verde. 













Escapadas

Localizado a 44 quilômetros de Pipa, o município de Nísia Floresta guarda boas surpresas. Reserve um dia para conhecer a famosa Praia de Camurupim, formada por vários arrecifes e com mar tranquilo. Na hora do almoço, faça uma parada no Caranguejo do Olavo. A casa serve uma grande variedade de petiscos, entre eles a fritada de caranguejo e o camarão na taça ao molho Olavo. 













Coloque também duas lagoas na lista: Carcará (foto principal) e Arituba. Elas são formadas por águas mornas, rasas e cristalinas, ideais para crianças. A dica é deitar-se em uma das redes e deixar os pequenos brincarem nos pedalinhos.  

Dunas de Malembá; os visitantes sobem os morros e deslizam com pranchas

Quer mais luxo e conforto? Siga para a Praia do Pirambu e conheça o Ponta do Pirambu Day Use, espaço que é uma mistura de clube e restaurante à beira-mar, com lounge, piscina de borda infinita e ofurô. 

Vale a pena conhecer também a Praia da Restinga, no município de Barra do Cunhaú, a 15 quilômetros de Pipa. O acesso até lá é de barco e é feito pela Natureza Tur Passeios Ecológicos. A praia, com areias branquinhas e mar cristalino, tem redes na água e barracas que servem espetinhos de lagosta. Para uma experiência mais exclusiva, peça para fazer o passeio na gamboa do Rio Curimataú, com direito a uma parada para experimentar ostras frescas, colhidas no viveiro de José Edson, pescador famoso da região. No trajeto de volta para Pipa, não deixe de conhecer o Engenho Papary. A cachaçaria produz uma das bebidas mais conhecidas do Rio Grande do Norte, a cachaça Papary, e versões como a de cravo e canela, além de rótulos de outras marcas. 

Guarde fôlego para um passeio de 4×4 nas Dunas de Malembá, no município vizinho de Georgino Avelino, um tour organizado pela Luck Receptivo. As grandes montanhas de areia são perfeitas para um tour radical em alta velocidade. Antes de assistir ao sol se pôr, experimente escorregar em uma das dunas. Acredite, passado o medo inicial, é muito divertido.  

Quer conhecer Pipa? Reserve já suas passagens no site da Azul ou programe uma experiência completa na Azul Viagens.





LEIA TAMBÉM: Férias perfeitas na Serra Catarinense