Conheça as melhores praias de Florianópolis

Você já ouviu falar na “Ilha da Magia”? Esse é o apelido carinhoso da capital catarinense. Não por acaso, as praias de Florianópolis, são cercadas de beleza natural por toda a extensão da orla, de norte a sul. Por isso, elas não podem ficar de fora da lista de lugares para conhecer, apreciar e registrar na memória.





Com mais de quarenta praias ao longo da sua extensão, é fácil encontrar alguma que seja ideal para os mais variados gostos e situações, como para uma viagem em família, um passeio entre casal, para quem prefere aventurar-se sozinho — ou em grupos de amigos —, ou até mesmo para uma escapada rápida nas horas livres, em uma viagem a trabalho.





É possível desembarcar diretamente na porção insular de Florianópolis por meio dos voos da Azul, pois as aeronaves partem de vários lugares do país e fazem o trajeto direto ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que fica na ilha e leva o mesmo nome da famosa ponte histórica da capital de Santa Catarina.

Então, agora que você já sabe como chegar à capital catarinense, é hora de conhecer as melhores praias de Florianópolis, que vão te deixar sonhando com a costa sulista do Brasil. Vamos lá?





Praia de Jurerê

Uma das mais populares da ilha, a Praia de Jurerê é separada — conceitualmente — da “irmã” celebridade, a Jurerê Internacional. Isso porque, na íntegra, são as mesmas praias, ou seja, não existe nada que determine o fim de uma e o começo da outra, mas, do ponto de vista arquitetônico, há uma diferenciação entre as ruas que precedem a orla.

Na Jurerê Tradicional — como é habitualmente identificada —, as construções ao redor são residenciais, simples, com característica histórica, e representadas na extinta vila. Dessa forma, é possível encontrar muitas famílias que residem por ali, além dos turistas que se encantam pela praia.

O ponto é uma boa alternativa para quem busca um lugar propício para banho e descanso. O mar é de águas calmas, mornas e límpidas, com poucas ondas, e a faixa de areia é um pouco estreita, mas consegue suprir bem a demanda de frequentadores.

Em relação à infraestrutura do local, as opções de bares, restaurantes — conhecidos por seus pratos com ostras — e serviços de hotelaria costumam agradar aos visitantes, que encontram por perto, e também bairro adentro, uma gama de alternativas para suas necessidades.





Praia de Jurerê Internacional

Nesse lado da praia, as casas de veraneio, residências e estabelecimentos são suntuosas, cheias de luxo, em estilo mais contemporâneo, e trazem um ar “internacional” ao lugar — vaga lembrança ao estilo da cidade de Miami, no estado americano da Flórida. Por conta desse aspecto é que veio o nome do local, e muitas pessoas — famosas ou não — se esforçam em deixar esse complexo imobiliário cada dia mais impactante e exuberante.

Outro ponto de diferença a ser observado entre as duas é que em Jurerê Internacional a vida noturna é muito mais agitada. O local conta com beach clubs, barzinhos, restaurantes e muita gente jovem desfrutando da diversão, praticamente, à beira-mar. É um lugar para extravasar, conhecer gente e curtir!





Praia dos Ingleses

Aqui, assim como em Jurerê Internacional, a badalação é típica da região. A Praia dos Ingleses tem sempre bastante movimentação de turistas — inclusive dos países latinos, como a Argentina —, muitos bares, locais para alimentação, espaços com shows, tanto de dia quanto de noite, um comércio importante e estrutura hoteleira razoável.

As águas cristalinas são boas para banho em alguns pontos; em outros, mais adequadas à prática de esportes aquáticos, como o surf. Além disso, os demais tipos de esportes bastante praticados nessa parte da ilha são o sandboard, atividade que envolve a descida das dunas — presentes na orla — em cima de uma pequena prancha, o slackline, tentativa de equilibrar-se em cima de um elástico estendido à certa altura do chão, ou voos de parapente. Ah! Sem esquecer das opções de trilhas em mata abundante, que levam a alguns mirantes com vista panorâmica da ilha.





Praia da Daniela

Se o que você busca é uma praia onde possa ficar em paz em relação à segurança das crianças ao entrarem na água, o balneário Daniela — ou Pontal de Jurerê, seu nome oficial —, está à sua espera. Considerada por muitos como a praia das famílias por ter o mar mais calmo de Florianópolis, Daniela justifica essa fama por comportar uma imensidão de águas mornas e de um azul espetacular, que lembram uma verdadeira piscina, ou uma lagoa, cercada por muita área verde.

No verão e em épocas de alta temporada, a Praia de Daniela costuma ficar bem lotada, e como sua faixa de areia não é muito extensa, pode ser um pouco complicado encontrar um lugar para ficar “no sossego” pela orla. Mas para quem não se importa de dividir um pouco do espaço com a família logo ao lado, a diversão, sem dúvida, é garantida.





Praia de Lagoinha

Esta é uma praia mais afastada e ainda pouco conhecida, que abrigava uma colônia de pescadores. Tal espécie de enseada é pequena em sua extensão, porém oferece boa variedade de serviços à beira-mar para quem se aventura pelo extremo norte da cidade litorânea. Além disso, é próxima de centros comerciais importantes nas suas vizinhas mais badaladas.

Com um mar de águas transparentes, calmas e poucas ondas, também tem encantado às famílias em busca de paz e de um lugar para passar um dia tranquilo. Outro detalhe aqui é a temperatura da água, considerada a mais quente entre todas as outras praias de Florianópolis. Por isso dá para aproveitar bastante e dar bons mergulhos.

Praia de Ponta das Canas

Seguindo o mesmo estilo de praia da anterior, a Praia de Ponta das Canas está situada no extremo norte de Florianópolis. Com o mar ainda mais calmo do que o das vizinhas, é o destino preferido de muitos florianopolitanos e de quem quer mergulhar em águas mornas e translúcidas, sem se preocupar com mais nada que não seja curtir a vista, o dia e a exuberância da região.

Nessa praia ficam muitos pescadores e locais que vivem do comércio marítimo, mas apesar de simples, é possível encontrar uma infraestrutura capaz de atender as necessidades e demandas, sem grandes dificuldades, já que, com a expansão da região, Ponta das Canas deixou de ser apenas um local de residências da comunidade e passou a ser polo turístico.

Praia Brava

Praia Brava é bastante agitada e frequentada por uma série de surfistas, porque as águas por ali não desmentem o nome da praia: são realmente bravas. Por isso, se for com crianças, todo cuidado é pouco ao arriscar tomar um banho de mar, pois as ondas são frequentes e a correnteza costuma ser bem forte.

Mas para quem gosta de apreciar uma vista belíssima e a exuberância da natureza pelas trilhas e, ainda, ter de fundo uma trilha sonora à beira-mar, aqui é o ponto certo. Muito atrativa para jovens em busca de diversão e badalação, a orla está sempre lotada, principalmente na alta temporada.

Além dessas belezas citadas, as praias como Canasvieiras, Praia dos Santinhos, Praia do Forte, Sambaqui, entre outras, também compõem e complementam a riqueza inestimável que é a Ilha da Magia.

Depois de conhecer as melhores praias de Florianópolis, é bem provável que sua vontade de ir à capital de Santa Catarina — e por que não, esticar as férias na serra catarinense — tenha aumentado consideravelmente.

Para facilitar o processo de decisão e organização da sua viagem, conte com a Azul Viagens, que cuida de todos os detalhes importantes, a fim de que sua experiência e da sua família sejam inesquecíveis.





Aproveite também para saber quais são as praias mais bonitas do Brasil e aumentar sua lista de destinos para visitar!