Alagoas: uma joia nordestina

Com belas praias enfeitadas pelo mar verde-esmeralda, passeios ecológicos e cidades históricas incríveis, Alagoas é o destino perfeito para quem quer conhecer a rica a diversidade do Nordeste

fotos Kaio-Fragroso e Divulgação





Alagoas é a prova geográfica do ditado “tamanho não é documento”. Segundo menor estado do Nordeste, Alagoas se destaca como um dos destinos turísticos mais procurados na região, tanto por brasileiros como por visitantes internacionais. De Norte a Sul, do Sertão ao Litoral, o que não faltam são opções para quem busca diversão, aventura, cultura e história.  Seja pela cor verde-esmeralda do mar, pelo encontro da água salgada com a doce, por suas 17 lagoas, pela imponência dos cânions do São Francisco ou pela exuberância de suas falésias, Alagoas é o destino ideal para férias inesquecíveis.

A começar pelo deslumbrante litoral, com 250 km de praias e piscinas naturais. Alagoas possui as praias com a combinação de cores mais surpreendente da costa brasileira, com o verde vívido da Mata Atlântica e dos coqueiros; o branco cintilante das areias fofinhas; o amarelo de onde a água morna banha a praia; e a incrível mescla de tons verdes e azuis do mar tranquilo. Por tudo isso, a região ganhou o apelido de Caribe brasileiro. 













O primeiro encanto dos turistas é Maceió, capital com o mar mais turquesa do Brasil. A cidade oferece uma sequência de belas praias – como Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca e Ipioca –, diversas opções gastronômicas e uma grande variedade de atrações, como as piscinas naturais da Pajuçara, o passeio na orla, os mergulhos em regiões de antigos naufrágios e o incrível artesanato no Pontal da Barra. 

A paleta de matizes é ainda mais impressionante no litoral Norte, a Costa dos Corais. É a segunda maior barreira de corais do mundo, que vai da divisa do estado com Pernambuco até o Rio Meirim, em Maceió, e abrange oito municípios. Um dos mais famosos é Maragogi, graças à impressionante cor verde-esmeralda do mar em suas dez praias e aos passeios de catamarã até as piscinas naturais formadas por arrecifes de corais. Há também passeios de lancha e de buggy, bem como um tour ecológico na Trilha dos Visgueiros. Quer conhecer outros destinos imperdíveis do litoral Norte alagoano? Um deles é Porto de Pedras, onde está localizada a Praia do Patacho, que reúne um cordão de coqueiros, areias claras e piscinas naturais formadas por recifes no meio do mar cristalino, e a Associação Peixe-Boi, que realiza tours nos manguezais do Rio Tatuamunha para observação desses mamíferos. Outros municípios famosos da região são Japaratinga, com praias tranquilas, falésias e piscinas naturais, propícias para mergulhos; São Miguel dos Milagres, um dos mais antigos povoados de Alagoas, onde estão as inspiradoras Praia do Toque e Praia do Riacho; e Barra de Santo Antônio, destino a 37 km da capital, onde está localizada a Praia do Carro Quebrado, com imensas falésias de cores vibrantes.





LEIA TAMBÉM: Azul opera 50 novas rotas na alta temporada





Alagoas também arrebata os visitantes ao Sul de Maceió. Pertinho dali, a 20 km, fica o município de Marechal Deodoro, onde está localizada a famosa Praia do Francês, ideal para surfar, passar o dia e almoçar nas barracas. Visite também a orla lagunar e o Centro Histórico da cidade, onde estão a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Museu de Arte Sacra e o Convento Franciscano de Santa Maria Madalena

Desça mais um pouco para conhecer as belezas da Barra de São Miguel, com 10 km de praias. A região reúne diversos restaurantes e beach clubs, além de um aquário natural e o passeio à Vila Palateia, uma fazenda de ostras. Ali perto, em Roteiro, fica a notória Praia do Gunga, entre o mar esverdeado e a Lagoa do Roteiro, onde onde é possível realizar passeios de barco, bugue e quadriciclo. Mais ao Sul, quase na divisa com Sergipe, estão as dunas douradas de Piaçabuçu, onde há passeios de bugue, esquibunda e o encontro do Rio São Francisco com o mar.













Por falar no Velho Chico, Alagoas também oferece muitas opções turísticas no sertão do estado. Uma das atrações mais emocionantes é o passeio de lancha ou catamarã nos fantásticos cânions do Rio São Francisco. Já os aficionados pela história do Brasil não podem deixar de visitar as cidades de Penedo e Piranhas, com seus sítios históricos e paisagísticos tombados pelo Iphan, além da fantástica Rota do Cangaço.





Quer conhecer Alagoas? Reserve já suas passagens no site da Azul ou programe uma experiência completa na Azul Viagens.