9 passeios para curtir o inverno no Sul

A Serra Gaúcha é um dos destinos mais procurados do País graças a seus ótimos chocolates e vinhos, suas belas construções e uma natureza de encher os olhos. Selecionamos alguns passeios imperdíveis para se divertir na estação mais fria, em Gramado, Canela, Cambará do Sul e Bento Gonçalves

por Marcelo Katsuki | fotos Tom Alves, Halder Ramos/Divulgação, Marcelo Katsuki e Shutterstock





Trilhas nos Cânions

Cambará do Sul

 Conhecida como a “Terra dos Cânions”, Cambará do Sul fica a 185 quilômetros de Porto Alegre, a uma altitude de 1.019 m. Faz fronteira com o estado de Santa Catarina, sendo uma das regiões do País com mais baixa temperatura no inverno. É lá que se encontram os cânions Itaimbezinho e Fortaleza. Itaimbezinho fica no Parque Nacional de Aparados da Serra, a 18 km do centro de Cambará, tem boa estrutura, com Centro de Visitantes, área para recreação e boa sinalização. A entrada é gratuita e a trilha mais curta contorna o precipício com três mirantes para apreciação da paisagem, sem exigir grande esforço físico. Já no Parque Nacional da Serra Geral fica o Cânion Fortaleza, um pouco mais distante, a 24 km de Cambará. Não possui estrutura turística e nem proteção à beira do abismo, mas sua paisagem é espetacular, com paredões e platôs que avançam até onde a vista alcança. 





Skyglass

Canela

Este é para quem curte fortes emoções. Localizado no Parque da Ferradura, o Skyglass é uma plataforma de vidro que avança 35 metros sobre o Vale da Ferradura, a uma altura de 360 metros, o que oferece aos visitantes uma vista de tirar o fôlego. É possível apreciar a paisagem de duas formas: caminhando sobre o piso de vidro ou sob a plataforma, sentado em uma cadeira suspensa que se move por um monotrilho. Os pés ficam suspensos, como em um teleférico, dando a sensação de estar voando sobre a densa vegetação do lugar. A atração conta ainda com uma praça de alimentação, lojas e o Memorial do Ferro de Passar, que reúne um acervo de aproximadamente 300 peças.





Emoção sobre rodas

Gramado

Uma maneira divertida de conhecer Gramado é o tour de patinete elétrico, oferecido pela Broker Turismo. Após um rápido treinamento, o guia acompanha o grupo num roteiro que passa pelos principais pontos turísticos do centro da cidade, seguindo depois pelo bucólico Bairro Planalto, a caminho do Lago Negro. Já para os apaixonados por adrenalina e velocidade, é possível pilotar qualquer uma das 30 máquinas expostas no Salão Super Carros. Há Ferraris, Lamborghinis e Maseratis disponíveis para drive experiences e outras atrações como games e simuladores. Já os interessados em motos vão se deliciar no Harley Motor Show, um pub temático, moderno e colorido, dedicado às motos Harley-Davidson. No som, muito rock’n’rol garante um clima perfeito. 





LEIA TAMBÉM: Um roteiro na Serra do Roncador





Snowland

Gramado

Primeiro parque de neve indoor das Américas, o Snowland funciona em temperaturas entre -5° C e -3° C. Por isso o espaço proporciona a real sensação de esquiar em uma montanha. O lugar fornece bota, calça, jaqueta e luva, higienizados a cada troca. Além da montanha para a prática de esqui e snowboard, é possível fazer tubing, descida na neve em uma boia gigante, ou ainda em um túnel no Ice Motion, o que torna a aventura ainda mais emocionante. Patinar no gelo ou assistir aos espetáculos, que contam com patinadores campeões brasileiros, não requer o uso de roupa especial e é igualmente interessante. O parque possui ainda espaço kids, cinema 4D e praças de alimentação espalhadas pelo parque.





Maria Fumaça

Bento Gonçalves

Apresentações musicais acompanham a viagem nessa locomotiva a vapor em estilo antigo, conhecida também como Trem do Vinho, passeio oferecido pela Giordani Turismo e Eventos. O nome não foi dado por acaso. Durante o trajeto de cerca de duas horas com destino a Garibaldi e Carlos Barbosa, os passageiros fazem uma degustação de vinhos e suco de uva. A recepção em Garibaldi é feita ao som de músicas gaúchas e italianas, enquanto todos degustam espumante moscatel e também suco de uva. De volta à estação de Bento Gonçalves, não deixe de conhecer o Parque Epopeia Italiana, que proporciona uma viagem no tempo, mostrando a história de um casal de imigrantes representada em filmes e cenários que ocupam um galpão. A jornada se encerra com degustação de vinhos e biscoitos. 





Cascata do Caracol

Canela

Localizada no Parque Estadual do Caracol, escorre pela falésia da Serra Geral até cair no Vale da Lageana. Um espetáculo que pode ser observado a partir dos Bondinhos Aéreos Parques da Serra. Além do acesso ao mirante, os bondinhos levam também para a Estação Animal, onde há uma trilha ecológica com árvores nativas que termina no espaço Esculturas que Falam, onde é possível interagir com as esculturas de madeira produzindo som dos animais. Outro ponto de apreciação da Cascata do Caracol é em sua base, que pode ser alcançada no passeio Caminhos da Lagena, que percorre trilhas no parque ecológico.





LEIA TAMBÉM: 7 jardins públicos deslumbrantes





Bus tour e… Chocolates!

Gramado

Impossível falar de Gramado e não se lembrar de suas fábricas de chocolate. No Mundo de Chocolate da Lugano, famosas paisagens, como o Corcovado e as pirâmides do Egito são representadas em peças de chocolate maciço. O ingresso dá direito a degustação dos chocolates da marca no final do passeio. Já a Fabulosa Loja de Chocolates da Caracol encanta com sua cenografia de conto de fadas. Para conhecer tantos lugares interessantes e passear na cidade, vale a pena reservar um tempo a mais. Para circular tanto por Gramado como por Canela com praticidade, há o Bus Tour, ônibus de dois andares que interliga os principais pontos turísticos, com bilhete que vale para o dia todo.





Terra Mágica Florybal

Canela

Está viajando com os pequenos? A dica é o Parque Terra Mágica Florybal, localizado na avenida que liga Gramado a Canela e leva os visitantes a uma viagem no tempo, quando os dinossauros viviam na região. A aventura continua com tobogãs, cinema 7D, passeios de teleféricos em forma de pterodáctilo, tirolesas, além do Dino Móvel, que percorre o parque. O lugar tem boa infraestrutura para quem viaja com a família, com lojas, praça de alimentação e ainda uma minifazenda de cacau, que resgata a história do chocolate. Se sobrar tempo para mais diversão, não deixe de conhecer o parque Mundo a Vapor, que se dedica a mostrar a evolução da tecnologia das máquinas a vapor. Há miniaturas e maquetes de usinas, fábricas, além de um trem que realiza um passeio no bosque.





Visita a Vinícolas

Bento Gonçalves

Não resiste a um enoturismo? A cidade conta com uma enorme variedade de vinícolas, como a Cristófoli, que oferece o Wine Safari, um tour no vinhedo a bordo de um reboque puxado pelo trator da vinícola, com direito a um piquenique. Na Salton (foto), o destaque é para o Tour Gerações, que realiza as degustações em uma sala secreta imponente. Já a Casa Valduga tem um passeio por suas instalações em um tour para iniciantes, com pausas para degustação. A Aurora ocupa o posto de maior vinícola do País, com mais de 1.100 famílias associadas, e está localizada na área urbana de Bento Gonçalves, com fácil acesso. Possui 13 linhas diferentes, que podem ser adquiridas a bons preços em sua loja.





Quer conhecer a Serra Gaúcha? Reserve já suas passagens no site da Azul ou programe uma experiência completa na Azul Viagens.