8 pontos turísticos de Maceió: conheça o caribe brasileiro

Se a sua viagem está marcada e ainda há dúvidas sobre o que fazer em Maceió, este post é para você!





Alagoas é um dos estados preferidos de quem decide viajar para o Nordeste. Os pontos turísticos de Maceió são tão atrativos que convencem qualquer pessoa a conhecer as terras alagoanas. Quer ver? Tudo começa com um mar tão verde capaz de fazer o lugar ser batizado de “Caribe brasileiro”. 

Suas praias são consideradas um pedacinho do paraíso, de tão magníficas. Mas a magia desse destino não para por aí. Além das belezas naturais, a capital também tem um poderoso centro histórico que encanta os turistas. Com passeios, atrações culturais e excelentes hotéis, Maceió se destaca com opções para todos os gostos. 





Por isso, neste post, listamos algumas das atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem para conhecer a cidade. Vem ver:





1. Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana é uma obra arquitetônica que não pode ficar de fora dos seus passeios. A visita é um ponto obrigatório, já que a construção do século XIX é um local marcante na história da cidade. 

Também conhecida como Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, que é a padroeira de Maceió, a construção foi planejada pelo arquiteto francês Auguste Montigny. Uma das principais atrações é o Santíssimo Sacramento, que foi considerado uma das obras mais bonitas da capital alagoana. 

O interior da Catedral Metropolitana é artisticamente rico, com colunas e cancelas de madeira, decoração com filetes de ouro e obras sacras. Anote na sua programação de viagem!





2. Lagoa de Mundaú

São cerca de 26 km quadrados que fazem com que a Lagoa de Mundaú esteja em um dos maiores ecossistemas de Alagoas. Além da importância ambiental, o local também é marcante no contexto histórico, cultural, social e econômico. 

A lagoa tem esse nome de origem tupi que significa “água de ladrão”. As águas se unem ao oceano por meio de uma rede de canais que corta a região e forma dezenas de ilhas. Nos arredores é possível encontrar manguezais e vegetação de restinga, e os moradores são pescadores e rendeiras. 

Para conhecer a região, o passeio de barco é o mais indicado e você conhecerá as principais ilhas isoladas. As embarcações saem do Pontal da Barra, local em que vivem as conhecidas rendeiras de Maceió.





3. Piscinas naturais de Pajuçara

Viajar até Maceió e não conhecer as piscinas naturais de Pajuçara é inimaginável. O lugar parece até encantado, com água cristalina que atrai mergulhadores de todo o mundo. O local é casa de muitas espécies de animais marinhos, o que torna a experiência ainda mais interessante.

E se a maré estiver baixa, geralmente pela manhã, entram em cena as piscinas naturais. Portanto, programe-se para chegar bem cedo e aproveitar cada segundo. Além disso, o local fica a cerca de 2 km da praia e é preciso seguir um trajeto de 20 minutos até lá — na beira mar é possível contratar jangadeiros que levam e trazem os visitantes. 





4. Praia de Ponta Verde

As cenas de praias paradisíacas com mar bonito, areia branca e coqueiros refletem bem a Praia de Ponta Verde. Não é à toa que essa é uma das praias favoritas de quem vai à Maceió e até dos próprios moradores da cidade. 

A praia de Ponta Verde fica pertinho da Praia de Pajuçara e basta caminhar alguns minutos para passar de uma praia à outra. O mar calmo é uma das principais características da praia e é lá que você vai encontrar a famosa placa “Eu Amo Maceió”, perfeita para fazer fotos da sua visita. O calçadão também é uma atração para quem gosta de praticar esportes ou para fazer atividades ao ar livre.





5. Pontal da Barra

O melhor pôr do sol para você ver em Maceió é o que acontece na Praia do Pontal da Barra. O bairro de mesmo nome é simples e bastante tradicional na cidade, bem perto da Lagoa Mundaú. Mesmo que o fim de tarde seja lindo, a praia não é indicada para banho. 

Por outro lado, o Pontal da Barra é uma área interessante para passear, comer em ótimos restaurantes, conhecer as lojas de artesanato regional e comprar souvenirs que mostram a cultura alagoana. 





6. Praia do Francês

A mais ou menos 20 km de Maceió está a Praia do Francês, que é uma das mais conhecidas de Alagoas — principalmente para os adeptos do surf, pois a praia é sede de muitos campeonatos no estado.  

As águas vão de azul a verde-claro e a praia se divide em dois cantos, o esquerdo e o direito. O canto esquerdo tem o mar mais calmo com ondas menores e piscinas naturais, ideal para famílias com crianças pequenas. O canto direito tem mar mais agitado e é mais procurado por surfistas. 





7. Praia do Gunga

Esse é mais um passeio que deve constar no seu roteiro de viagem em Maceió. A Praia do Gunga tem densas linhas de coqueiros e as suas falésias coloridas também são facilmente reconhecidas. A praia fica bem próxima da Barra de São Miguel e os locais são separados apenas pela lagoa do Roteiro.

Almoçar nos restaurantes flutuantes e fazer um passeio de buggy são algumas das opções de passeios na Praia do Gunga. Além disso, o Mirante do Gunga tem uma vista surpreendente desse paraíso e vale a pena a visita!





8. Maragogi

É impossível falar de Alagoas e de suas praias sem citar Maragogi, que fica no Litoral Norte, bem na divisa com Pernambuco. Se você for visitar Maceió, separe um dia para percorrer os 120 km até o local. 

O verão em Maragogi é um período para aproveitar muito. As piscinas naturais são um espetáculo onde é possível observar peixes coloridos, a costa dos corais e, claro, um mar de beleza incomparável. Os passeios para as piscinas são feitos em jangadas e têm duração de 2 horas, sendo que você pode alugar equipamentos de mergulho — mas também é preciso ficar de olho na tábua de maré. 

Para aproveitar ao máximo os pontos turísticos de Maceió, prefira viajar nos meses em que o índice de chuvas é menor, que fica entre outubro e janeiro. A temperatura também é mais alta nesse período e você conseguirá aproveitar mais o Caribe brasileiro. 





Agora que você já sabe o que fazer na capital alagoana, que tal adquirir a sua passagem para Maceió para voar com a gente? Compre a sua passagem!