5 fronteiras abertas para brasileiros viajarem!

Embora o mundo mantenha a vigilância em relação à pandemia de coronavírus, diversas restrições estão sendo derrubadas conforme o avanço da vacinação. Isso permite a volta das viagens para vários destinos. As fronteiras abertas para brasileiros significam a volta da mobilidade entre países, bem como a oportunidade de voltar a viver momentos memoráveis em suas viagens.

Com décadas de tradição em campanhas de vacinação, a adesão da maioria da população à vacina representa um bom sinal para a comunidade internacional, o que transforma nosso país em um ótimo destino, além de garantir as boas-vindas aos turistas brasileiros nos demais continentes.

Mas existem condições, o que sempre incidiu sobre esse tipo de viagem, como ter se vacinado contra a Covid-19 e outras doenças, isso varia de um país para outro.

Quer conhecer 5 fronteiras abertas para os brasileiros? Então organize a mala e conheça 5 opções de viagens internacionais para suas próximas férias. Confira!





1. França

Um dos países preferidos para o turismo internacional abriga pontos turísticos como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre, onde está a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, entre outras grandes obras de arte. O destino é versátil, recebe bem turistas solitários, casais e é uma excelente opção para quem pretende viajar com a família.

A tradicional gastronomia francesa também é um forte atrativo, especialmente para quem deseja desbravar as cidades do interior do país, embora ainda existam ótimos restaurantes espalhados pela capital Paris. Para entrar na França, o turista adulto deve ter tomado a dose única da vacina da Janssen há pelo menos 28 dias antes do ingresso.

Para as vacinas da AstraZeneca, Moderna ou Pfizer, o visitante precisa aguardar pelo menos 7 dias após a segunda dose. Aqueles que foram vacinados com a Coronavac também podem entrar no país, desde que tenham tomado a dose de reforço da Pfizer 7 dias antes do embarque. Também é necessário preencher a Declaração de Honra, na qual você deverá informar que não está com sintomas de Covid-19 e não teve contato com pessoas infectadas nos últimos 14 dias.

Os menores de 18 anos podem entrar no país sem estarem vacinados, mas aqueles entre 12 e 18 anos precisam apresentar exame RT-PCR com resultado negativo feito, no máximo, 48 horas antes do embarque.





2. Estados Unidos

Sonha em conhecer a Disney? Os musicais da Brodway em Nova York? Ou, quem sabe, Hollywood e sua famosa vizinhança em Los Angeles? Os Estados Unidos continuam entre os destinos mais sonhados por brasileiros – sejam nas atrações turísticas mais famosas, ou em roteiros alternativos.

De acordo com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Orlando é um dos principais destinos dos brasileiros. A presença do país é tão forte na cidade que mesmo quem não sabe falar inglês consegue se comunicar bem com moradores ou turistas brasileiros por lá.

Além do visto e do passaporte válido, para entrar nos Estados Unidos também é necessário apresentar o comprovante de vacinação (para maiores de 18 anos) e o teste negativo de Covid-19 realizado até 72h antes da viagem.





3. Uruguai

Vinícolas familiares, praias selvagens e cidades históricas. O Uruguai encanta por atrações turísticas que começam em Montevidéu e Punta del Este e se espalham por todo o país. Apaixonados por futebol também encontram no nosso vizinho roteiros dedicados ao esporte, afinal, eles não apenas sediaram a primeira Copa do Mundo como a venceram… e repetiram o feito no Brasil em 1950).

Para a viagem ficar ainda melhor, vale lembrar que brasileiros não precisam de visto e nem de passaporte para visitar o Uruguai (assim como acontece em outros países da América do Sul). Basta a identidade atualizada e, desde a reabertura das fronteiras, o comprovante de vacinação e o teste negativo para Covid-19.





4. Maldivas

Trata-se de um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros interessados em paisagens paradisíacas e preços acessíveis. O arquipélago situado no oceano índico, ao sudoeste do continente asiático, está de fronteiras abertas para turistas que comprovem a compra de estadia para todo o período da viagem e tenham completado o ciclo de vacinas com doses da Astrazeneca, Pfizer, Coronavac, Janssen e Sputnik.

Outra exigência é o preenchimento do formulário Travel Health Declaration, isso deve ser feito até 24 horas antes do embarque. Junto a esse documento, é preciso apresentar o resultado negativo do teste RT-PCR realizado, no máximo, 96 horas antes do primeiro voo. Em conexões com mais de 24 horas, você terá de arcar com um novo teste PCR.





5. Portugal

Brasileiros que querem conhecer ou revisitar Portugal após a reabertura devem apresentar um teste PCR negativo emitido até 72 horas antes da viagem, estejam ou não vacinados. Também não é necessário visto – mas é preciso apresentar as passagens de ida e volta e o seguro de viagem internacional.

Os melhores roteiros para conhecer Portugal incluem as cidades de Lisboa e Porto, passando por atrações turísticas encantadoras como o Mosteiro dos Jerônimos, a Praia da Marinha, o Cais da Ribeira e o Castelo dos Mouros.

Na Região do Rio Douro, há um trajeto especial de 30km entre o Peso da Régua e Pinhão, que pode ser feito de carro (visitando vinícolas) ou de barco, em excursões que costumam durar um dia inteiro. Outro ponto que costuma encantar os turistas é a Universidade de Coimbra que, além de ser uma das mais antigas do mundo, também foi palco de inspiração para a escritora J.K. Rowling criar Hogwarts, a famosa escola de magia da saga Harry Potter.

Quem busca uma passagem aérea na pandemia já percebeu que a vacina é uma exigência comum na maioria dos países, bem como a comprovação de testes com resultados negativos. Como o protocolo nem sempre é o mesmo, você precisa estar com todas as informações em dia para que a viagem não seja barrada por falta de alguma exigência.

Com as fronteiras abertas para brasileiros em todos os continentes, surge novamente a oportunidade de conhecer os principais destinos turísticos do mundo, com muito mais segurança. É o momento ideal para realizar planos adiados ou criar novos roteiros para sua próxima viagem.





Gostou das nossas dicas? Compre a sua passagem agora mesmo com a Azul e comece a preparar as malas para uma nova experiência inesquecível!