5 curiosidades da Catedral de Brasília

Os números, os fatos e as curiosidades sobre o famoso monumento da capital federal 

fotos Shutterstock





Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida foi um dos primeiros monumentos de Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 1958, mas a inauguração ocorreu só em 31 de maio de 1970.





A catedral ocupa uma área circular de 70 m de diâmetro. A estrutura compreende 16 colunas de concreto, com 42 m de altura e 90 toneladas, com as curvas que são a marca registrada do arquiteto. Ao redor da obra há um espelho d’água com 40 cm de profundidade que ajuda a refrigerar e umidificar o interior do templo.





Os pilares foram pintados de branco em 1990, quando foram instalados os vitrais coloridos criados pela vitralista franco-brasileira Marianne Peretti. Em 2000 foram restaurados com vidros que regulam o conforto térmico. 





O interior da catedral é revestido por 500 toneladas de mármore. Do teto pendem três esculturas de anjos feitas por Alfredo Creschiatti e Dante Croce. O altar foi doado pelo Papa Paulo VI, com uma réplica da imagem original de Nossa Senhora Aparecida.





Na entrada há quatro esculturas de bronze, de 3 m de altura, dos evangelistas Lucas, Mateus, João e Marcos. A área externa conta com um Campanário com 20 m de altura e quatro sinos. O conjunto é completado pelo Batistério, uma cúpula ovóide com paredes revestidas com azulejos do artista plástico Athos Bulcão. 

Quer conhecer Brasília? Reserve já suas passagens no site da Azul ou programe uma experiência completa na Azul Viagens.