15 pontos turísticos de São Paulo – monte seu roteiro

Como você já deve saber, São Paulo é uma cidade cosmopolita, onde reina uma fusão de culturas e ideologias distintas. Sua configuração estrutural combina, harmoniosamente, os prédios modernos com a imponente arquitetura clássica, que mantém viva a sua história e atrai visitantes de todo o globo.

Devido às inúmeras atrações que a capital paulista oferece, quem faz turismo em São Paulo tem dificuldade para selecionar os locais mais interessantes para visitar. Por isso, a Azul Viagens vai destacar os mais relevantes. 





Confira, agora, os 15 melhores pontos turísticos de São Paulo e descubra o que há de melhor na arte, arquitetura, gastronomia e cultura paulistana!





1. MASP

 A primeira indicação de lugares para passear em São Paulo é o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como MASP. Localizado na avenida Paulista esse museu é símbolo da arte paulistana e é considerado uma referência arquitetônica da cidade.

Com um acervo permanente de mais 8 mil peças, incluindo obras de arte, materiais arqueológicos e fotografias, o museu integra o seleto grupo dos dos 19 museus mais consagrados do mundo.





2. Museu do Ipiranga

Além de ser um referencial histórico do movimento de independência do Brasil, o Museu do Ipiranga é um dos principais ícones arquitetônicos da capital paulistana. Está localizado num bairro do mesmo nome, tem um belo jardim e um acervo de mais de 125 mil peças, incluindo uma coleção de armas brancas referentes à Revolução Constitucionalista de 1932.





3. Pinacoteca

Por si só, o prédio da Pinacoteca já é uma verdadeira obra de arte. Construído no século XIX, a sua fachada possui um estilo colonial, com os tijolos aparentes. Entre as mais de 9 mil obras de arte, destacam-se o trabalho de artistas brasileiros icônicos, como Portinari e Anita Malfatti.





4. Edifício Itália

Também conhecido como Terraço Itália, esse prédio é um dos pontos turísticos em São Paulo ideal para observar a cidade do alto. Localizado na Av. Ipiranga, são 46 andares de charme e beleza que encantam a todos os visitantes. No 41º andar, há um restaurante e o mirante do edifício, que possibilita observar a cidade por um ângulo de 360 graus.





5. Mercado Municipal

Localizado no centro histórico da cidade, o mercado data de 1833, e tem estilo neoclássico. É um dos locais preferidos dos turistas, pois além da diversidade de frutas, queijos e bebidas, o destaque é o famoso — e delicioso — pastel de mortadela. Há, ainda, opções de bolinho de bacalhau, pratos do Nordeste e comida de boteco.





6. Parque do Ibirapuera 

Um dos melhores parques de São Paulo, o “Ibira”, como é chamado pelos frequentadores, tem uma estrutura diferenciada. Com belos lagos naturais e bem arborizado, o local ainda oferece pistas de caminhada, quadras esportivas e espaços culturais. Construído no coração da capital, o parque é um dos locais de respiro em meio à agitação da cidade.





7. Jardim Botânico

Cercado por árvores antigas e imponentes, belíssimos jardins, lagos de peixe e espelhos d’água, esse é um ponto turístico ideal para passeios em casais, famílias e grupo de amigos. Localizado na zona sul, o Jardim Botânico é um ótima alternativa para respirar ar puro e relaxar em meio à natureza.





8. Avenida Paulista

Curiosamente, em São Paulo há várias ruas que se transformaram em pontos turísticos. Algumas, como a Avenida Paulista, se tornou a mais importante do Brasil, já que abriga prédios e escritórios de grandes multinacionais Brasil e do mundo.

Engana-se quem pensa que a Paulista é famosa apenas por isso. A avenida tem ciclovia, ótimos hotéis, bares, restaurantes, shoppings e parques para caminhadas com pets. Nos finais de semana e feriados, o local também se transforma em um espaço cultural a céu aberto — com shows, apresentações de bandas, orquestras e artistas de rua. 





9. Rua 25 de março

Quando se fala em compras econômicas e em variedade de produtos em São Paulo, a rua 25 de março logo vem à mente. Com a fama adquirida, ela também se tornou em uma importante atração turística. Na rua há muitas lojas, galerias e shoppings, mas também há bancos, lanchonetes e estações de metrô por perto.





10. Praça da Sé

É o coração de São Paulo, o Marco Zero do município. De lá, partem as principais rodovias do estado. Curiosamente, esse ponto turístico também é conhecido como “Largo da Sé“, por onde circulam milhões de pessoas. De frente para o espelho d’água e entre palmeiras imperiais, está a bela Catedral da Sé: aberta à visitação diariamente, com missas durante todo o dia.





11. Vale do Anhangabaú

Integra o centro histórico da cidade de São Paulo e está localizado entre a Praça da Bandeira e a Avenida São João. É um espaço público de grande circulação de pessoas e com um amplo comércio. No local se organizam programações culturais, shows e apresentações populares, mas também é utilizado para manifestações públicas, principalmente de cunho político.





12. Aquário de São Paulo

Muito bem estruturado, o aquário municipal possui o maior oceanário da América Latina. São três mil animais, de peixinhos coloridos a tubarões de mar aberto. Também há focas, cavalos-marinhos e outras espécies mergulhadas em 1 milhão de litros de água salgada. Atração à parte, plantas e animais da Amazônia e do Pantanal ocupam o setor de água doce.





13. Zoológico municipal

Localizado na zona sul, o zoológico paulistano é uma atração que agrada pessoas de todas as idades. Um dos 10 melhores zoos do mundo, conta com uma coleção completa de mamíferos, felinos e aves raras ameaçadas de extinção. A instituição é um ponto de pesquisa científica do estado. Nas proximidades há bons restaurantes e o aeroporto de Congonhas





14. Restaurante A Casa do Porco

Mundialmente reconhecido pela gastronomia diferenciada, o restaurante caiu nas graças dos turistas do país e do exterior. O destaque se deve ao cardápio que privilegia a cozinha conceitual brasileira genuína, de forma inovadora, sustentável e criativa. 

Em 2020, a Casa do Porco foi premiada pela revista britânica ‘Restaurant‘ pelo 17º lugar no ranking dos 20 melhores do mundo. Por curiosidade — e também por orgulho da culinária nacional — vale destacar que ele é o único restaurante brasileiro que integra esse grupo. Ou seja, o sucesso da Casa está sendo reconhecido internacionalmente, o que instiga a curiosidade dos turistas quanto à gastronomia da capital paulistana.





15. Churrascaria Fogo de Chão

Com unidades em 4 países, essa é uma das churrascarias mais famosas do Brasil. Visitá-la em São Paulo é uma oportunidade de conhecer um maravilhoso rodízio. Curiosamente, há uma tradição que incorpora as características culturais dos países privilegiados com a churrascaria. Como o churrasco é um prato tradicional do Sul, aqui os garçons são paramentados de gaúchos.

Ficou com vontade de viajar e visitar os melhores pontos turísticos de São Paulo? Então, anote mais uma sugestão: aproveite as promoções Azul de passagens aéreas para o aeroporto de São Paulo e arrume as malas! Certamente, você se vai se encantar tanto com a capital quanto com o litoral paulista,





Gostou deste post? Que tal conhecer outros pontos turísticos do sudeste como os Arcos da Lapa?