Cada vez mais estudos comprovam a eficácia do própolis como reforço à imunidade para diversos tratamentos de saúde. A dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, destacou as principais propriedades dessa substância
por Anna Paula Ali | fotos Shutterstock

O que é própolis?
Substância obtida por abelhas através da coleta de resinas da flora, que são alteradas pela ação das enzimas contidas na saliva. Cor, sabor e aroma da própolis variam de acordo com sua origem botânica.
Os benefícios
O própolis tem ação antimicrobiana, em geral, anestésica, aanti-inflamatória, antioxidante, imunomoestimulante, hepatoprotetora, cicatrizante e antitumoral. Deve-se lembrar que suas propriedades são preventivas ou complementares aos tratamentos convencionais.
Consumo
Para efeitos preventivos, são indicadas doses baixas e diárias por períodos mais longos. Para situações agudas, doses mais altas, por curto tempo, preferencialmente sob orientação médica.
Faz bem para a pele
A substância tem propriedades cicatrizantes, para feridas leves, arranhões e queimaduras, por seu poder antimicrobiano e anti-inflamatório. Além disso, ajuda na vascularização da pele e tem poder analgésico.
Extrato de própolis X própolis verde
O própolis verde, no Brasil, está associada a planta Baccharis dracunculifolia, conhecida também como alecrim-do-campo, e contém compostos fenólicos específicos, com maior capacidade bioativa. O própolis vermelho do Brasil está associada às folhas e flores do cajueiro, que serve de alimento para as abelhas africanas. Possui propriedades antioxidante, antibiótica e anti-inflamatória.
LEIA TAMBÉM: 5 fatos sobre a maca peruana